Leitura de 4 min

O que fazer com a restituição do Imposto de Renda 2024? 

Primeiro lote de pagamento das restituições do IR será pago em 31 de maio para quem tem prioridade legal ou declarou nos primeiros dias

Atualizado em

O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda começou em 15/3 e vai até 31/5. Dentre as diversas dúvidas que podem surgir nesse período, saber o que fazer com a restituição do IR é uma das mais comuns entre os contribuintes. Neste ano, o governo prevê o pagamento de R$ 35 bilhões com o recebimento de 43 milhões de declarações. Para que você mantenha a sua vida financeira saudável e use esse dinheiro de maneira inteligente, o C6 Bank preparou um conteúdo completo com algumas dicas que poderão ajudar. 

Pessoa de pele parda segurando um celular. Na mesa tem uma prancheta, uma calculadora em cima e um notebook ao lado
Descubra como usar a restituição do Imposto de Renda de maneira inteligente.

Mas antes, descubra quais são os tópicos que abordaremos no texto: 

  • O que é restituição do Imposto de Renda? 
  • O que fazer com a restituição do Imposto de Renda? 
  • Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2024? 
  • Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2024?  

Não deixe de ler outros conteúdos sobre o tema que também podem ser interessantes para você: 

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração. 

O que fazer com a restituição do Imposto de Renda?  

A restituição do Imposto de Renda é devolução feita às pessoas que tiveram cobranças a mais do que o necessário durante o ano anterior. Se você pagou um valor maior do que deveria, saiba que você está elegível para fazer o resgate. 

O primeiro lote do pagamento cai no dia 31 de maio. E, se você ainda não sabe o que fazer com esse dinheiro, preparamos três opções que manterão a sua saúde financeira. Entenda abaixo: 

1. Pagar dívidas 

Se você estiver inadimplente, quitar uma dívida é sempre a melhor opção. Além de se livrar dos juros, com o dinheiro na mão é possível conseguir descontos nos valores pendentes.  

Mesmo que o valor da restituição não represente o total que está devendo, vale a pena negociar com o credor para saber se ele aceita fazer a quitação do débito. Os descontos concedidos em circunstâncias como essa podem surpreender positivamente. 

 2. Criar uma reserva de emergência 

Fazer uma reserva de emergência também pode ser uma escolha muito interessante para aplicar a restituição do Imposto de Renda. Com ela, você consegue fazer um bom planejamento financeiro e estar preparado para situações inesperadas como desemprego, acidente ou crises econômicas.  

Vale a pena lembrar que esse valor deve ser aplicado em uma aplicação com resgate rápido ou imediato.  

3. Fazer investimentos 

Antes de fazer investimentos é preciso conhecer o próprio perfil de risco para não cair em ciladas. Se for a primeira vez que você irá investir, a recomendação é aplicar o dinheiro em produtos de renda fixa com liquidez diária, como títulos públicos do Tesouro Direto e algumas opções de CDB, para formar a reserva de emergência. 

Se você já está acostumado a fazer investimentos, os de renda variável como Ações, ETFs e Contratos Futuros também podem ser ótimas opções para você direcionar a restituição do Imposto de Renda.  

Um dinheiro extra pode ser a oportunidade para conhecer o mundo dos investimentos e definir objetivos específicos a pequeno, médio e longo prazo que podem ser conquistados com essa quantia.  

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2024? 

Todos os contribuintes que pagaram mais impostos do que deveriam têm este direito. Nesse caso, a restituição está diretamente ligada com os tipos de custos que estão descritos na declaração anual do IR. 

De maneira geral, são custos relacionados a: 

Ainda, vale a pena ressaltar que pessoas que foram pegas na malha fina ou não fizeram o envio de declaração dentro do prazo, não recebem a restituição até resolverem os débitos com a Receita Federal.  

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2024? 

Você pode fazer a consulta através do site da Receita Federal. Aqui, preparamos um conteúdo com todas as informações para você precisa saber sobre a restituição do IR. 

Agora que você já pode escolher qual é a melhor opção para você alocar a restituição do IR, continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse. Leia também: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.