Leitura de 4 min

Oferta e demanda: o que é?

O que diz a lei de oferta e demanda? Entenda

Atualizado em

O que é oferta e demanda
O que é oferta e demanda

Oferta e demanda são conceitos que afetam diretamente o nosso dia a dia, já que são decisivos para a alta ou queda de preços daquilo que compramos.  

Por exemplo, um período de seca, que impacta diretamente a agricultura, aumentará os preços dos alimentos por causa de uma queda na oferta.  

No caso da demanda, se uma peça de roupa se torna tendência, mais pessoas vão comprar o produto, aumentando a demanda e, consequentemente, os preços.  

Nesse sentido, entender como essa lógica funciona e como podemos observá-la na prática é muito importante.  

Relacionadas:  

O que é oferta e demanda?  

O conceito de oferta e demanda tem diversas aplicações no dia a dia. Como base, o princípio busca manter um equilíbrio de mercado, que se refere a quando o preço é ajustado de forma que a quantidade ofertada seja igual à quantidade demandada. Nesse sentido, os preços podem subir ou cair para manter esse equilíbrio.  

Por exemplo, uma queda na oferta acarreta a alta dos preços, levando a uma queda na demanda e gerando um novo equilíbrio, que é menor do que o inicial. Da mesma forma, se a oferta aumentar, o preço vai cair e, consequentemente a demanda aumentará.   

O que é oferta?  

A oferta se refere à quantidade de bens disponíveis para compra. Esse conceito é intermediado pelos vendedores, portanto, a oferta também é a quantidade que os vendedores estão aptos e querem vender.  

Por isso, ela pode variar por consequência de alguns fatores, como: tecnologia e clima, que podem afetar a capacidade produtiva, além de preços e expectativas, que podem impactar a atividade comercial. A quantidade de concorrência também tem uma influência sobre a oferta, uma vez que um maior número de vendedores incentiva a competição e pode reduzir os preços.  

Portanto, a lei da oferta estabelece que, se tudo permanecer constante, a quantidade ofertada aumenta se o preço do bem também aumenta.  

O que é demanda? 

Demanda, por sua vez, se refere à quantidade de bens que os consumidores estão aptos e querem consumir. Essa variável pode flutuar por consequência de fatores como renda mensal e preço do produto, assim como hábitos e gosto pessoal.  

A lei da demanda estabelece que, se tudo permanecer constante, a quantidade demandada de um bem cai quando o preço sobe.  

Conheça a lei da oferta e demanda 

Todos esses princípios são regidos pela lei da oferta e demanda. Esse conceito, desenvolvido pelo teórico Adam Smith, determina que o preço de um bem se regula para equilibrar a quantidade ofertada e quantidade demandada. Nesse sentido, o equilíbrio é atingido quando a oferta e demanda são iguais.  

Por isso, quando há uma flutuação para uma das variáveis, a outra também deve se regular conjuntamente, para não causar um desequilíbrio.  

Vale lembrar que esses conceitos se aplicam quando outros elementos se mantêm constantes. Por exemplo, uma situação em que a redução da oferta não acarreta uma redução da demanda, por se tratar de um produto essencial, por exemplo, pode configurar uma situação de desequilíbrio.  

Exemplos de oferta e demanda 

Mas como esses conceitos podem aparecer na prática? A maioria dos produtos que consumimos estão sujeitos à lei da oferta e da demanda. Confira como através dos exemplos:  

  • Durante o verão, a quantidade demandada de sorvete aumenta, visto que o clima faz com que mais pessoas procurem o produto. Consequentemente, o sorvete ficará mais caro e a oferta tende a aumentar em consequência.  
  • Imagine que um artigo publicado por um grande veículo aponta que o consumo de café é prejudicial para o organismo. Isso faz com que a demanda pelo produto diminua, assim o preço também cai, a oferta tende a se reduzir para reestabelecer a demanda.  
  • A Ucrânia é um dos maiores produtores de milho do mundo. Por causa do conflito com a Rússia, a oferta do produto diminuiu. Assim, os preços subiram para conter a demanda.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Poupança ainda vale a pena?