Guia do Investidor

Onde investir depois da reserva de emergência?

Entenda algumas possibilidades para o seu planejamento financeiro


Onde investir depois da reserva de emergência?
Onde investir depois da reserva de emergência?

Um passo importante ao investir é montar uma reserva de emergência. Esse fundo é importante para garantir a segurança financeira. No entanto, se você já passou por essa etapa, pode surgir a pergunta: onde investir depois da reserva de emergência? Qual é o próximo passo? 

A resposta para essas perguntas vai depender dos seus objetivos, além do seu perfil do investidor. Existem alguns caminhos que podem ser tomados, e que podem ser escolhidos com base nas suas escolhas pessoais. Conheça alguns deles:  

Relacionadas:  

Onde investir depois da reserva de emergência? 

Montar uma reserva de emergência é essencial para estar seguro em caso de imprevistos e não sofrer com perdas financeiras. Mas se você já passou por esse passo, pode ser que esteja se perguntando o que fazer depois da reserva de emergência. Nesse caso, existem algumas opções que você pode escolher como objetivo de investimentos.  

Para isso, você deve ponderar sobre as suas metas: alguns exemplos são guardar dinheiro para a sua aposentadoria ou realizar um sonho específico. Dessa forma, você pode ter mais clareza sobre qual a opção de investimentos mais recomendada para o seu momento.  

Reserva de oportunidade 

A reserva de oportunidade é um fundo que pode ser utilizado para aproveitar chances ou promoções, por exemplo. Assim, caso alguma oportunidade apareça, você pode resgatar essa reserva e garantir que você não perca alguma chance.  

É importante que essa reserva seja aplicada em um produto com alta liquidez, para que o resgate seja rápido no caso de uma oportunidade. Além disso, o ideal é não deixar essa reserva submetida a riscos de mercado. Com isso em mente, alguns dos produtos que seguem essas características são os CDBs e os títulos públicos.  

Objetivos específicos 

Outra função que você pode destinar para os seus investimentos são os objetivos específicos. Esse propósito vai depender dos seus sonhos e outros desejos: pode ser uma casa própria, uma viagem, comprar um carro ou um celular.  

Por isso, depois da reserva de emergência, você pode investir para alcançar esses objetivos e sonhos específicos. Nesse caso, a alta liquidez não é uma prioridade, uma vez que o seu objetivo seja de médio a longo prazo (2 a 5 anos). Assim, é possível ter uma melhora na sua rentabilidade.  

Alguns dos produtos recomendados para esse fim são os fundos multimercado, os LCAs e LCIs e os debêntures. Além disso, você também pode utilizar o C6 TechInvest, a ferramenta de investimentos personalizada do C6 Bank.  

Renda complementar  

Outro rumo para os seus investimentos é começar a guardar dinheiro para a sua aposentadoria. Os investimentos de longo prazo têm como objetivo trazer uma renda complementar ao INSS. Assim, é possível garantir uma melhor qualidade de vida durante a sua velhice, aumentando a renda mensal durante esse período. 

Se essa é a sua prioridade, é possível investir em produtos de baixa liquidez. Alguns produtos recomendados são o PGBL e VGBL, títulos de longo prazo, fundos imobiliários ou uma carteira previdenciária de ações.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Vale a pena investir no C6 Bank?