• Início
  • Seu Bolso
  • Open Banking: 3 coisas que você precisa saber sobre compartilhamento de dados bancários

Leitura de 4 min

Open Banking: 3 coisas que você precisa saber sobre compartilhamento de dados bancários

O início das operações de encaminhamento de proposta de crédito será a última medida da terceira fase do open banking

Atualizado em

Homem no computador, sentado em um banco

O início das operações de encaminhamento de proposta de crédito será a última medida da terceira fase do open banking. A previsão é que isso aconteça no fim de março deste ano.

Nesta nova funcionalidade, correntistas poderão compartilhar dados com outras instituições além daquelas nas quais mantém uma conta.

Assim, as pessoas poderão fornecer seus históricos financeiros para diferentes agentes de mercado e receber um número maior de ofertas de empréstimos e financiamentos. O objetivo é reduzir a assimetria de informação que existe no mercado devido à concentração de dados pelos principais bancos de varejo do país e dar mais competitividade ao setor.

3 coisas que você precisa saber sobre o Open Banking:

1. Como o Open Banking vai funcionar?

Funcionará da seguinte forma: ao entrar, por exemplo, no site de uma varejista e comprar um bem durável, como uma geladeira ou uma televisão, o usuário terá a opção de fornecer determinados lotes de dados a uma série de instituições financeiras para receber ofertas de financiamento daquele produto.

A empresa detentora das informações precisará confirmar a autorização do compartilhamento mediante senhas corriqueiramente utilizadas para autenticação. Depois de o cliente consenti-lo, as instituições receptoras poderão fazer análises de risco de crédito com base nesses dados e, em seguida, oferecer o financiamento, caso considerem a operação vantajosa. Caberá ao cliente escolher a opção que julgar mais benéfica.

Para contratar os serviços financeiros ofertados por meio deste sistema, não é preciso abrir conta na instituição que fez a proposta de crédito. A operação pode ser efetuada nas plataformas do banco com o qual o cliente já tem relação e cobrada por meio do sistema open banking.

Relacionadas:

Open banking: saiba como vai funcionar o compartilhamento de dados bancários
Como contar com a ajuda de “investidores-anjo” para alavancar uma startup

2. O que vai mudar com o Open Banking?

O crédito, como qualquer produto disponível no mercado, tem um preço diretamente condicionado à oferta e à procura.

Com o equilíbrio das condições de competição entre as empresas do setor promovida por esta medida do Open Banking, haverá um aumento significativo das ofertas de empréstimos e financiamentos, além de incremento tecnológico às operações do sistema financeiro. Especialistas projetam redução do spread bancário associado a estes dois fatores.

Os encaminhadores de proposta de crédito contribuirão para a redução do spread no Brasil de duas formas: facilitarão a comparação de preços, porque vão colocar todos os bancos no jogo com igualdade de informações, e tornarão as cobranças mais eficientes com a criação de um padrão tecnológico único.

A redução das taxas oferecidas em financiamentos com o aumento da competitividade no mercado de crédito também deve aliviar a pressão dos endividamentos das famílias e melhorar indicadores econômicos.

A tendência é um efeito positivo na economia. Mais pessoas vão conseguir consumir e financiar seus projetos e estudos. O tamanho das dívidas deve diminuir também com a redução dos spreads.

3. Quem vai se beneficiar?

Especialistas preveem um ganho de eficiência para as empresas do varejo, que poderão se concentrar na sua atividade-fim, sem precisar manter uma estrutura para serviços de crédito.

Esta inovação fará parte de diversos setores da economia além do mercado financeiro e do varejo.

Como abrir conta no C6 Bank?

O C6 Bank é um banco completo. Com conta digital gratuita, cartão sem anuidade com a cor que você quiser, investimentos em renda fixa e variável, tag de pedágio sem mensalidade e muito mais.

  1. Baixe o app do C6 Bank no seu celular;
  2. Com o app aberto selecione “Abrir conta”;
  3. Digite seu CPF e como gostaria de ser chamado ;
  4. Escolha o tipo de conta que gostaria de abrir;
  5. Leia e confirme os Termos de Uso;
  6. Passe as informações solicitadas;
  7. A sua conta está aberta em poucos minutos

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: PIS/Pasep 2022: como sacar o dinheiro?