Produtos

O que é pegada de carbono?

Entenda a importância da pegada de carbono


O que é pegada de carbono?
Como calcular a sua emissão de gás carbônico

As suas ações individuais impactam o meio-ambiente, e por meio da pegada de carbono você consegue calcular esse impacto. Pelo menos no que diz respeito a emissão de gás carbônico na atmosfera.  

E através de algumas iniciativas, é possível neutralizar a sua pegada de carbono. Quer saber como fazer isso? Continue lendo: 

Relacionadas:  

O que é pegada de carbono?  

A pegada de carbono nada mais é que todo o gás carbônico que uma pessoa ou empresa produz. Assim, é possível medir o impacto individual que cada um tem para o meio ambiente. Para calcular a pegada, existem alguns fatores que são levados em consideração. Entre eles, estão:  

  • Consumo de luz e água;  
  • Consumo de combustível;  
  • Meios de transporte;  
  • Alimentação e consumo de carne;  
  • Fonte de energia.  

No caso das empresas, outros fatores que são levados em conta são os resíduos corporativos e o percentual de ocupação pela área das instalações.  

Para que serve a pegada de carbono? 

Embora a emissão de gás carbônico, por meio da respiração, seja um processo natural para seres humanos e outros animais, essa emissão pode ser amplificada por conta dos nossos hábitos de consumo.  

O excesso de gás carbônico traz diversos prejuízos para o meio ambiente. Além da potencialização do efeito estufa, a emissão excessiva desencadeia o desequilíbrio em outros meios, como nos oceanos e florestas.  

Nesse sentido, entender a quantidade de gás carbônico que cada um de nós emite é importante para buscar formas de diminuir ou neutralizar esse impacto. Com o cálculo da pegada de carbono, você poderá entender quanto gás carbônico você produz de acordo com os seus hábitos pessoais, como alimentação e meio de transporte. 

A situação do Brasil 

Em estudo realizado pela plataforma Carbon Brief, do Reino Unido, o Brasil ficou em quarto lugar no ranking de países com maior emissão de carbono entre 1850 e 2021. Além disso, 85% dessa emissão aconteceu por conta do desmatamento e do uso da terra.  

O contexto preocupa: parte significativa do desmatamento da Floresta Amazônica dá lugar para a criação de gado, que por si só amplifica a emissão de gases poluentes. Os bovinos são animais que, durante o processo digestivo, emitem gás metano, o que é muito prejudicial para o meio ambiente. 

Como calcular pegada de carbono?  

Você pode calcular a sua pegada de carbono por meio da Carbonext, parceiro do C6 Bank. Para isso, você pode fazer o teste disponibilizado e responder perguntas sobre os seus hábitos e estilo de vida. Assim, você poderá descobrir qual é o seu impacto em toneladas por ano. Através do site, é possível fazer o teste para você e para a sua empresa.  

Crédito de carbono e pegada ecológica: como reduzir pegada de carbono? 

Com a parceria entre o C6 Bank e a Carbonext, você pode neutralizar a sua pegada de carbono através dos créditos de carbono. Um crédito de carbono representa uma tonelada de carbono que deixa de ser emitida na atmosfera ou que foi reabsorvida por meio do processo de reflorestamento, por exemplo.  

Você pode comprar um crédito de carbono por meio da C6 Store. Para isso, é só seguir o passo a passo:  

  1. No app do C6 Bank, toque em “+ Benefícios”;  
  2. Toque em “C6 Store”;  
  3. Selecione o ícone de Menu e vá até “Categorias”; 
  4. Toque em “Crédito de Carbono” e então em “Eu quero”;  
  5. Agora, é só seguir as instruções e pronto! Você conseguirá neutralizar a sua pegada.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: 3 livros para melhorar a vida financeira