Leitura de 4 min

Como consultar o número do recibo IRPF?

O recibo da declaração do ano anterior é uma das informações necessárias para fazer a retificação do documento

Atualizado em

Mulher apreensiva sentada em frente ao computador aguardando pelo recibo de entrega do imposto de renda
O número do recibo de entrega é uma sequência de 12 algarismos que confirma que você concluiu o processo de declaração do Imposto de Renda

O recibo de entrega do Imposto de Renda contém diversas informações das quais você precisará para fazer o preenchimento adequado da declaração do tributo em 2024. O problema é que muita gente perde o número desse documento, e fica sem saber como fazer para recuperá-lo.

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo. Neste post, vamos ensinar de forma simples como fazer a recuperação. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é e para que serve o número do recibo de entrega?
  • Preciso ir até um posto da Receita Federal para recuperar o número do recibo do IR?
  • Meios para conseguir o número do recibo de entrega on-line: passo a passo
  • Em quais casos é necessário ir ao posto da Receita Federal?

Quer tirar outras dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda? Esses textos talvez ajudem:

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

O que é e para que serve o número do recibo de entrega?

O número do recibo de entrega é uma sequência de 12 algarismos que confirma que você concluiu o processo de declaração do Imposto de Renda e está em dia com a Receita Federal. Além de seu caráter comprovatório, esse número também é usado para enviar declarações retificadoras, ou para que o contribuinte consiga fazer o acompanhamento do processo.

Preciso ir até um posto da Receita Federal para recuperar o número do recibo do IR?

Não. Em 2021, por conta da pandemia de Coronavírus, o Fisco colocou no portal e-Cac uma série de serviços que antes só conseguiam ser realizados em um posto do órgão.

Esse é o caso do recibo do imposto. No site dá para acessar uma cópia da declaração de IR e recuperar o número.

Como consultar número do recibo de entrega on-line: passo a passo

Existem duas principais maneiras de acessar esse número por meio da internet: pelo celular ou pelo portal e-Cac. Explicaremos cada uma delas a seguir:

1. Declaração do IR no dispositivo móvel

Se você fez a declaração por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda” em um celular Androidtudo que precisa é localizar e acessar a pasta download. Nela, você encontra o recibo com o número.

Já se declaração foi feita através do sistema operacional iOS, os arquivos necessários estarão disponíveis na pasta do programa do Imposto de Renda, que pode ser encontrada com ajuda do iTunes. 

Em ambos os casos, só é necessário ter o aplicativo do Imposto de Renda instalado e uma cópia da declaração e recibo baixados no seu dispositivo.

2. Cópia do recibo pelo e-Cac

O procedimento pelo portal e-Cac é ainda mais rápido. Você só precisa acessar o site da Receita Federal e, após fazer login com seu cadastro ou certificado digital, selecionar o serviço “Declaração IRPF”. Lá, você poderá consultar o número do recibo de entrega da declaração.

Em quais casos é necessário ir ao posto da Receita Federal?

A solicitação pode ser feita presencialmente caso você não tenha conseguido recuperar o documento por nenhum dos dois meios citados, ou se não tiver certificado digital ou cadastro prévio no portal e-Cac.

Conhecendo essas informações, você estará mais preparado para fazer a declaração e a recuperação do recibo de entrega do Imposto de Renda sem problemas. Caso queira continuar lendo sobre o tema, no entanto, deixamos aqui mais algumas sugestões:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.