Conheça a importância da avaliação de perfil de investidor
A avaliação do perfil de investidor é muito importante para definir os seus objetivos na hora de fazer investimentos. Por ser um recurso tão essencial, esse teste, conhecido como suitability, se tornou obrigatório.
A partir da Instrução 539/2013, lançada pela CVM, as instituições que oferecem produtos de investimentos precisam exigir o teste aos clientes. O que evidencia a importância de você conhecer cada um dos perfis.
Existem três níveis: o perfil arrojado (nível 3), moderado (nível 2) e conservador (nível 1).
Cada um deles indica a sua tolerância a risco, além de determinar quais tipos de investimento são mais recomendados para os seus objetivos como investidor.
Hoje você vai aprender o que é o perfil arrojado de investimento e quais são os produtos mais adequados para esse perfil:
Relacionadas:
O perfil arrojado, também conhecido como “Nível 3”, é o investidor que está mais disposto a correr riscos nos seus investimentos. Esse perfil também costuma ter mais conhecimento sobre os produtos, além de possuir mais experiência no mercado.
Outra característica importante a respeito do investidor arrojado é que ele busca rentabilidades mais altas na hora de investir, mesmo que isso signifique correr um maior risco.
A avaliação do perfil do investidor é um questionário feito diretamente na plataforma pela qual você investe.
Se está em dúvida do que será questionado no teste, criamos uma pequena lista do que é avaliado:
O perfil arrojado, por ser mais tolerante a risco, tem um maior número de opções a escolher na hora de investir.
Lembre-se: é muito importante montar uma carteira diversificada de investimentos, independente do seu perfil do investidor.
Por isso, conheça alguns tipos de investimentos para quem tem um perfil de investidor arrojado:
As ações são uma opção de renda variável, por isso, apresentam maior risco. Da mesma forma, esse tipo de produto também se enquadra nos que podem se tornar mais rentáveis.
Os investimentos em diferentes moedas também se encontram na categoria de renda variável. Além das moedas estrangeiras, também é possível investir em criptomoedas.
Neste caso, a rentabilidade está atrelada à variação de câmbio da moeda escolhida.
Existem diversos tipos de fundo de investimento. No caso dos investidores arrojados, é possível investir em fundos multimercado ou em fundos de ações, por exemplo. Os fundos de renda fixa também se enquadram a esse perfil de investidor.
Não se esqueça de que mesmo os investidores de Nível 3 precisam ter uma carteira de investimentos balance
Leia também: Diversificação de investimentos: por que é tão importante?