Leitura de 6 min

Perfil arrojado de investidor: o que significa? Como saber o seu?

O perfil arrojado é o mais tolerante a riscos e volatilidade e costuma preferir investir em produtos de renda variável que apresentem maior potencial de rentabilidade

Atualizado em

mulher com cabelo raspado e roupas modernas segurando celular representando uma investidora de perfil arrojado
Ter perfil arrojado não significa investir apenas em ativos de alto risco

O perfil arrojado é o mais tolerante a riscos dentro dos resultados oferecidos pela avaliação de perfil de investidor. A principal característica deste grupo é a postura flexível frente à volatilidade de suas aplicações, comportamento bastante diferente quando comparado a investidores conservadores. 

Antes de compor a carteira com renda variável é importante conhecer os diferentes tipos de perfil de investidor. Assim, você consegue entender qual sua classificação e garantir mais segurança e assertividade na compra de ações e demais títulos.  

Sem contar que o suitability é um questionário obrigatório desde 2015, por resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Então, para que sua entrada no mercado financeiro aconteça de forma adequada, a realização do teste é uma etapa fundamental.  

Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é ser arrojado. Nele, você irá aprender: 

  • O que é perfil arrojado?
  • Tipos de investimento para o perfil arrojado
  • Dicas para montar uma carteira de perfil nível 3
  • Onde fazer o teste do perfil de investidor?

É ou quer ser investidor e deseja aprender mais sobre o assunto? Então confira essas matérias que separamos para você:

O que é perfil arrojado no mercado financeiro?

O perfil arrojado ou “Nível 3”, é o nome dado a investidores com maior disposição a correr riscos nos seus investimentos, em relação às outras duas categorias consideradas pela avaliação de perfil  (conservadores e moderados). 

o que é perfil arrojado - escada e elementos geométricos na cor branca, dois círculos posicionados em diferentes base
Conheça as características do perfil arrojado.

Ele é caracterizado por sua busca por uma rentabilidade mais alta na hora de investir. Mesmo que isso signifique optar por produtos com maior volatilidade. Por conta disso, o investidor arrojado também tende a ter maior tolerância a perdas pontuais, focando seus ganhos no longo prazo. 

Vale notar, ainda, que a categoria Nível 3 também costuma ter mais conhecimento sobre os produtos, além de geralmente possuir mais experiência no mercado. Não adianta apenas querer rendimentos maiores: também é necessário saber como atingi-los, um aprendizado que é adquirido através da prática. 

Tipos de investimento para o perfil arrojado  

Por ser mais tolerante a risco, o perfil de investidor arrojado tem um leque de opções maior na hora de investir. Abaixo, apresentaremos alguns dos mais populares dentro dessa modalidade.

Ações

O investimento em ações apresenta grande volatilidade, por esse motivo é mais indicado para um perfil mais ousado. Mas apesar da oscilação, simultaneamente, esses ativos contam com um potencial de rentabilidade maior, sendo a compra de títulos na Bolsa de Valores uma estratégia adotada por acionistas famosos, como os bilionários Luiz Barsi e Warren Buffett.   

A grande dica para quem deseja entrar no mercado de renda variável é escolher com cuidado as empresas nas quais vai investir: seus rendimentos estarão diretamente atrelados à valorização dos papéis de tais companhias na B3 – ou na bolsa internacional na qual você estiver investindo –, bem como aos lucros que ela precisará ter para que você também receba bons dividendos

Fundos de investimento

Existem diversos tipos de fundo de investimento, mas a premissa e principal vantagem de todos eles é, basicamente, a mesma: essa categoria permite que você invista em vários ativos através de um único produto. 

homem grisalho usando camisa social sentado de frente para computador com celular nas mãos pesquisando o que significa risco arrojado
Até fundos de renda fixa podem ter espaço na carteira de um investidor arrojado

No caso dos investidores arrojados, é possível aplicar em fundos multimercado, que abrangem produtos tanto de renda fixa quanto variável, fundos imobiliários ou em fundos de ações, por exemplo. 

Moedas

Esse tipo de investimento, assim como as ações, também se encontra na categoria de renda variável. É uma modalidade buscada por investidores que desejam proteção e consolidação de seu patrimônio por meio da diversificação da carteira. 

Dicas para montar uma carteira de perfil nível 3

A melhor dica para a montagem de praticamente qualquer carteira de investimento é diversificar. Isso porque, ao concentrar todo seu patrimônio em um único produto, você gera uma exposição excessiva aos riscos relacionados a ele – de mercado, crédito, liquidez, locais, entre muitos outros tipos. Não há como eliminar tais riscos, mas é possível amenizar o impacto deles preenchendo sua carteira com outros ativos. 

A ideia é buscar a chamada fronteira eficiente, termo usado pelo economista americano Markowitz em sua teoria do portfólio. Nela, a tese defendida é de que decisões relacionadas à escolha de investimentos devem ser tomadas com base em uma relação de risco-retorno. Com esses dois fatores equilibrados, o investidor teria maiores chances de obter sucesso. 

Essa ainda não é uma mentalidade tão difundida no Brasil: de acordo com pesquisa C6 Bank/Ipec conduzida em junho de 2022 e realizada com 2.000 pessoas das classes ABC com acesso à internet, a maioria dos brasileiros não faz diversificação de investimentos. Enquanto 28% dos entrevistados afirmaram alocar todo o patrimônio em apenas um tipo de produto, outros 30% concentram pelo menos a maioria de seus recursos em uma única aplicação. 

Onde fazer o teste do perfil de investidor?

É possível fazer o teste de perfil do investidor pelo aplicativo do C6 Bank, com apenas alguns toques. Para isso, basta seguir as instruções abaixo: 

  1. Com o app do C6 Bank aberto, toque em “C6 Invest” na página inicial; 
  1. Nessa página, caso você ainda não tenha feito o suitability, será oferecida a opção de realizar o teste, composto por apenas 3 perguntas; 
  1. Caso você já tenha respondido o questionário antes mas queira verificar se o perfil se mantém o mesmo, pode tocar em “Ver mais detalhes” e, em seguida, “Redefinir perfil” para refazer o suitability. O teste pode ser feito quantas vezes você quiser. 

Depois de descobrir se é um investidor arrojado, moderado ou conservador, você pode usar o C6 TechInvest para receber uma carteira personalizada, criada por meio de tecnologia, sem intermediários, que oferece a melhor composição de investimentos para o seu perfil de risco. 

Você também consegue modificar o que foi sugerido e aumentar ou diminuir a exposição em determinados ativos. Isso tudo sem precisar se preocupar com notícias, cotações e balanços: nosso algoritmo está sempre monitorando as mudanças do mercado, ajustando automaticamente a carteira montada em busca da melhor rentabilidade possível. 

O investimento mínimo é de R$ 1 mil, com uma taxa de administração é de 0,7% ao ano sobre o total investido. Ao pedir o resgate do dinheiro, ele cai na conta em um dia útil. 

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o que significa ter um perfil de investidor arrojado, bem como os melhores investimentos para essa categoria, o que é uma carteira arrojada e como fazer o suitability.

Quer ler outros conteúdos como esse? Aproveite para conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.