Guia do Investidor

Perfil conservador: entenda o conceito de ser um investidor nível 1

Entenda a importância de saber o seu perfil de investidor


O que significa ter um perfil conservador?
Descubra qual é o seu perfil de investidor

Você sabe qual é o seu perfil de investidor? Ao realizar essa avaliação, você poderá entender melhor quais os produtos de investimento mais indicados para as suas necessidades e objetivos.

Esse questionário é conhecido como suitability. O teste se tornou exigência para as instituições financeiras, que agora devem oferecer a avaliação aos seus investidores.

Existem três perfis de investidor: o perfil conservador (nível 1), moderado (nível 2) e arrojado (nível 3). Hoje você irá entender o que significa ter um perfil conservador de investimentos e quais são os produtos recomendados para esses investidores:

Relacionadas:

O que é um perfil conservador?

Perfil conservador é aquele que apresente pouca tolerância ao risco. O que quer dizer que esse perfil de investidor prioriza a proteção do seu patrimônio.

Por isso, o perfil conservador costuma optar por produtos que oferecem uma maior previsibilidade, e evita investimentos com grandes riscos e oscilações, mesmo que isso signifique abrir mão de rentabilidades maiores.

Como posso descobrir o meu perfil de investidor?

O teste de suitability é realizado diretamente na plataforma pela qual você investe. No caso do C6 Bank, o questionário pode ser feito por meio do nosso app.

A avaliação busca entender as suas principais característica como investidor. Confira alguns exemplos:

  • O seu conhecimento sobre investimentos
  • Horizonte de tempo
  • Tolerância a perdas

Tipos de investimento para um perfil conservador

Os investidores conservadores costumam manter os seus investimentos em produtos de renda fixa, que oferecem maior segurança.

Conheça alguns dos principais produtos indicados para quem tem perfil conservador:

Tesouro SELIC

O tesouro SELIC é uma opção de título público pós-fixado, e está atrelado a taxa de juros brasileira. Esse produto costuma ser utilizado para investimentos de curto prazo, visto que oferece liquidez diária para os investidores.

CDBs pós-fixados

Através dos CDBs, você empresta dinheiro para uma instituição financeira, que te devolve com juros. No caso dos pós-fixados, a rentabilidade é decidida no momento do resgate, já que depende da variação da taxa de juros escolhida.

Fundos de investimento conservadores

Entre as diferentes modalidades de fundo de investimento, existem opções com maior ou menor risco. Para quem tem um perfil conservador, o tipo de fundo mais recomendado são os fundos de renda fixa.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que é renda passiva?