Guia do Investidor

Perfil moderado: o que é?

O perfil moderado é caracterizado por uma preferência por ativos de menor risco, mas com uma tolerância um pouco maior a risco comparado ao nível 1


Homem de perfil moderado com roupas modernas mexendo em notebook

Quando se fala em investimentos, um dos pontos mais essenciais de se compreender é o perfil de investidor. O preenchimento desse perfil, também conhecido como suitability, é obrigatório, e serve para o investidor saber se tem perfil moderado, conservador ou arrojado.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o perfil moderado, em específico. Confira mais informações sobre o assunto a seguir.

Relacionadas:

O que é um perfil moderado de investidor?

Também chamado de nível 2, o perfil moderado diz respeito a um tipo de investidor que não é totalmente intolerante a risco, mas investe com mais precaução do que investidores do perfil arrojado.

Investimentos de perfil moderado

Essa tolerância, como o próprio nome sugere, é moderada: a maior parte do patrimônio de investidores dessa categoria tende a ser alocada em produtos mais seguros, como CDBs pós-fixados ou Tesouro Selic.

No entanto, uma parcela menor pode ser direcionada para letras de crédito com prazos mais longos e rentabilidades mais altas, por exemplo, ou fundos de investimento imobiliário ou multimercado.

Qual a importância do suitability?

Nenhum investidor é igual. Cada um tem preferências, objetivos, conhecimentos e tolerâncias diferentes. Por isso, não existe um único caminho no mundo dos investimentos, ou uma carteira de investimentos perfeita.

O que é possível, no entanto, é montar a carteira de investimentos ideal para cada investidor, de acordo com essas preferências e objetivos, seja ele de perfil moderado ou não. É aí que entra o suitability: ele te ajuda a montar uma carteira completa, alinhada ao seu perfil e aos seus objetivos.

O perfil de investidor também ajuda a proteger investidores, especialmente iniciantes, contra prejuízos, pois garante  a diversificação e evita que todos os investimentos sejam feitos em um único ativo, prática que causa exposição exagerada ao risco.

E vale notar: preencher o questionário de perfil de investidor não é somente positivo para quem quer investir, mas também obrigatório. Desde 2015, em função de uma instrução da Comissão de Valores Mobiliários, instituições financeiras que fazem distribuição de investimentos são obrigadas a promover a aplicação do teste.

C6 Invest

O C6 Invest é a plataforma de investimentos do C6 Bank. Com opções de investimento em renda fixa, renda variável, ações, cambiais, multimercados, criptomoedas e até mercados futuros, o investidor pode usá-la para escolher onde colocar o seu dinheiro.

E você nem precisa se preocupar com notícias, cotações ou oscilações: o C6 TechInvest, com o auxílio de nossos especialistas e muita tecnologia, monitora constantemente as mudanças do mercado, ajustando automaticamente a carteira de investimentos, montada para você após o suitability, em busca da melhor rentabilidade.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Diversificação de investimentos: por que é tão importante?