Seu Bolso

IR 2022: Devo declarar as transações Pix no Imposto de Renda?

Com a nova forma de pagamento, surgem dúvidas na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda


Mulher sentada em frente ao computado com cara apreensiva com dúvidas sobre o Imposto de Renda 2022

O Pix é cada vez mais utilizado como forma de pagamento no Brasil. Contudo, na hora de declarar o Imposto de Renda surgem muitas dúvidas, como: eu devo incluir essas transações em um campo específico?

Primeiro, é importante lembrar que a data limite para as declarações de Imposto de Renda em 2022 é 31 de maio. Por isso, programe-se e faça o envio da declaração com antecedência.

Relacionadas:

O Pix deve ser declarado no Imposto de Renda?

Não. O que deve ser declarado é o saldo da conta corrente, na sessão de Bens e Direitos da declaração.

Vale lembrar que os códigos de bens e direitos sofreram alterações no último ano. Entenda o que mudou na matéria “IR 2022: Mudanças de categorias para se atentar ao preencher a declaração”.

Não se esqueça de enviar a sua declaração no prazo. Se a entrega não for feita até o dia 31 de maio, o contribuinte estará sujeito a uma multa mínima de R$165,74, podendo chegar até a 20% do tributo devido.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Saque extraordinário do FGTS: confira o calendário e quem tem direito