Produtos

PIX: só serve para transferir?

Confira algumas das principais funcionalidades do PIX


PIX só serve para transferir?
Conheça vantagem para conta C6 Empresas

Desde que foi implementado no Brasil, em 2020, o PIX se tornou muito popular como meio de fazer transferências. Mas você sabia que o recurso tem diversas outras funcionalidades além da transferência entre contas? 

A modalidade pode ser muito vantajosa para quem tem um negócio, já que facilita as cobranças e pagamentos. Além disso, a ferramenta também possibilita o saque de dinheiro em estabelecimentos e caixas eletrônicos participantes. Conheça mais algumas funções do PIX

Relacionadas:  

Conheça as principais funcionalidades do PIX 

O PIX é uma ferramenta de pagamentos instantâneos, que foi implementada pelo Banco Central. As suas principais vantagens, que o tornaram tão popular, são a rapidez em que a transferência é realizada e a gratuidade do serviço para quem é pessoa física.  

Quem é pessoa jurídica, no entanto, precisa pagar uma taxa, mas que também tem um baixo custo. Mas esse não é o caso do C6 Bank: quem é PJ tem direito a PIX gratuito por meio das nossas contas C6 Empresas e C6 MEI

Mas a ferramenta faz muito mais do que apenas transferências: através do recurso, você pode realizar diversas outras operações. Conheça algumas delas:  

Pagamentos 

Você pode realizar pagamentos para estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e até mesmo para pagar faturas e cobranças. A ferramenta utiliza um QR Code para viabilizar o pagamento, e basta ler o código por meio do aplicativo do seu banco.  

Além disso, também pode ser utilizada a modalidade PIX Copia e Cola. Assim, o recebedor envia um link para quem vai efetuar o pagamento, e é só copiar e colar o link através da ferramenta.  

PIX Saque  

Outra vantagem é a possibilidade de realizar saques. Você pode fazer isso em estabelecimentos e caixas eletrônicos parceiros. Para isso, você deve ir a um estabelecimento parceiro, fazer um PIX com o valor que deseja sacar e então você receberá o valor em dinheiro. Você não precisa fazer compras no local para utilizar a funcionalidade.  

PIX Troco  

O PIX Troco, por sua vez, também é uma maneira de receber dinheiro em espécie. Por meio de estabelecimentos parceiros, você pode realizar uma compra e fazer um PIX com um valor superior ao total da compra. Assim, você receberá em dinheiro a diferença entre o valor enviado por meio do pagamento e o valor total cobrado.   

PIX Cobrança 

Se você tem um negócio, você pode utilizar o PIX Cobrança para receber os seus pagamentos. Essa funcionalidade pode ser feita de duas maneiras: através do QR Code ou do PIX Copia e Cola. Além disso, a sua chave também pode ser utilizada como meio de pagamento. Você pode gerar uma cobrança através do aplicativo do seu banco.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Home equity: o que é e como funciona?