Leitura de 3 min

PIX: só serve para transferir?

Confira algumas das principais funcionalidades do PIX

Atualizado em

PIX só serve para transferir?
Conheça vantagem para conta C6 Empresas

Desde que foi implementado no Brasil, em 2020, o PIX se tornou muito popular como meio de fazer transferências. Mas você sabia que o recurso tem diversas outras funcionalidades além da transferência entre contas? 

A modalidade pode ser muito vantajosa para quem tem um negócio, já que facilita as cobranças e pagamentos. Além disso, a ferramenta também possibilita o saque de dinheiro em estabelecimentos e caixas eletrônicos participantes. Conheça mais algumas funções do PIX

Relacionadas:  

Conheça as principais funcionalidades do PIX 

O PIX é uma ferramenta de pagamentos instantâneos, que foi implementada pelo Banco Central. As suas principais vantagens, que o tornaram tão popular, são a rapidez em que a transferência é realizada e a gratuidade do serviço para quem é pessoa física.  

Quem é pessoa jurídica, no entanto, precisa pagar uma taxa, mas que também tem um baixo custo. Mas esse não é o caso do C6 Bank: quem é PJ tem direito a PIX gratuito por meio das nossas contas C6 Empresas e C6 MEI

Mas a ferramenta faz muito mais do que apenas transferências: através do recurso, você pode realizar diversas outras operações. Conheça algumas delas:  

Pagamentos 

Você pode realizar pagamentos para estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e até mesmo para pagar faturas e cobranças. A ferramenta utiliza um QR Code para viabilizar o pagamento, e basta ler o código por meio do aplicativo do seu banco.  

Além disso, também pode ser utilizada a modalidade PIX Copia e Cola. Assim, o recebedor envia um link para quem vai efetuar o pagamento, e é só copiar e colar o link através da ferramenta.  

PIX Saque  

Outra vantagem é a possibilidade de realizar saques. Você pode fazer isso em estabelecimentos e caixas eletrônicos parceiros. Para isso, você deve ir a um estabelecimento parceiro, fazer um PIX com o valor que deseja sacar e então você receberá o valor em dinheiro. Você não precisa fazer compras no local para utilizar a funcionalidade.  

PIX Troco  

O PIX Troco, por sua vez, também é uma maneira de receber dinheiro em espécie. Por meio de estabelecimentos parceiros, você pode realizar uma compra e fazer um PIX com um valor superior ao total da compra. Assim, você receberá em dinheiro a diferença entre o valor enviado por meio do pagamento e o valor total cobrado.   

PIX Cobrança 

Se você tem um negócio, você pode utilizar o PIX Cobrança para receber os seus pagamentos. Essa funcionalidade pode ser feita de duas maneiras: através do QR Code ou do PIX Copia e Cola. Além disso, a sua chave também pode ser utilizada como meio de pagamento. Você pode gerar uma cobrança através do aplicativo do seu banco.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Home equity: o que é e como funciona?