Leitura de 6 min

Como fazer um planejamento financeiro familiar para 2024?

O planejamento financeiro é a base para a estabilidade de uma família; para isso, cortar gastos supérfluos e equilibrar as despesas são algumas atitudes fundamentais

Atualizado em

casal, formado por um homem e uma mulher brancos, sentados no chão de uma cozinha conversando, de forma a simbolizar o planejamento financeiro familiar
Como fazer um planejamento financeiro para a família?

Caso você sinta que perdeu o controle sobre o orçamento, provavelmente isso significa que falta um planejamento financeiro familiar para organizar as despesas e balancear os gastos. Com esse recurso, todos os integrantes podem colaborar para alcançar objetivos e realizar sonhos e objetivos.   

Entre as principais metas de um planejamento familiar, está o hábito de economizar todos os meses para equilibrar o orçamento. Mas não adianta definir processos que serão impossíveis de cumprir a longo prazo: o ideal é reorganizar as despesas de forma realista para a renda e para as necessidades da sua casa.   

Saiba o que você vai aprender sobre o tema neste post:  

  • O que é um planejamento financeiro familiar?   
  • Qual a importância do planejamento financeiro familiar?  
  • Como fazer um planejamento financeiro familiar?   
  • Metas financeiras em conjunto. 

Quer saber mais? Confira outros posts sobre educação financeira:    

O que é um planejamento financeiro familiar?   

Um planejamento familiar se refere a hábitos e atitudes que podem ser tomados para otimizar o orçamento e melhorar a saúde financeira no geral. Dessa forma, é possível guardar dinheiro para investir em sonhos, qualidade de vida e outras metas da família.   

Existem várias formas de fazer isso: acompanhar os gastos por meio de uma planilha, evitar compras por impulso, criar o hábito de economizar, entre outros. O objetivo é fazer o patrimônio render mais.  

Qual a importância do planejamento financeiro familiar?   

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), produzida pela Fecomercio, registrou que 77,4% das famílias brasileiras estavam em situação de inadimplência em setembro de 2023. A ausência do planejamento financeiro é um dos fatores que estimulam esse cenário.   

Investir em conhecimento sobre educação financeira e registrar as despesas de forma diária são atitudes que podem conter o acúmulo de dívidas e evitar gastos excessivos. Com isso, o dinheiro que sobra pode ser usado para quitar débitos, investir e guardar para objetivos específicos.   

Como fazer um planejamento financeiro familiar?   

Um planejamento financeiro familiar é composto por várias etapas, que dependem uma das outras para assegurar seu sucesso. Aplicar em produtos de investimento, consumir de forma inteligente e cortar gastos são alguns exemplos. Confira os principais passos para planejar o orçamento:    

1. Converse sobre educação financeira com toda a família   

O processo de educação financeira não vai funcionar se todos os integrantes do núcleo familiar não entenderem o que está sendo feito e o porquê. Por isso, ao começar um planejamento, é importante conversar, a fim de garantir que todos possam colaborar para a eficiência do orçamento.   

Por exemplo, na hora de cortar gastos supérfluos, os membros precisam concordar com o que está sendo eliminado, para evitar desentendimentos e estimular o sucesso do novo planejamento.  

2. Liste os gastos e despesas da casa 

Listar todos os gastos e despesas do mês com uma planilha é uma atitude interessante. Com esse recurso, você deve inserir todas as contas a serem pagas naquele período. O ideal é registrar cada pagamento quando eles ocorrerem, e o acompanhamento deve ser frequente. Entre as principais despesas que devem ser contempladas, estão:   

  • Moradia;  
  • Transporte;   
  • Alimentação;   
  • Saúde;   
  • Educação;   
  • Lazer;   
  • Comunicação.   

3. Construa um orçamento 

Não adianta montar a listagem de gastos uma única vez e esquecer desse registro. Para garantir o sucesso do planejamento financeiro, é preciso atualizar a planilha com todos as contas no ritmo em que forem surgindo, além de equilibrar as despesas para evitar que o orçamento fuja de controle.  

4. Repense sobre os hábitos de consumo da família  

Na hora de otimizar os hábitos de consumo, os aspectos comportamentais dessa decisão devem ser avaliados: em muitos casos, comprar nos causa prazer, especialmente aquisições feitas por impulso.   

Por isso, atitudes como fazer uma lista de compras no supermercado ou não cair na tentação das grandes promoções já podem ajudar muito a economizar e evitar gastos supérfluos. E não se trata apenas de dinheiro: economizar por meio de outras fontes, como poupar água e energia, pode contribuir para o orçamento familiar, além de reduzir o seu impacto individual no meio-ambiente.   

5. Corte despesas excessivas  

Após fazer o levantamento de suas despesas, vai ser mais fácil identificar e cortar gastos excessivos ou que não são necessários para o estilo de vida da família. Para citar alguns exemplos, podemos apontar a assinatura de revistas e streamings, idas a restaurantes e despesas no salão de beleza.   

6. Compreenda quais são os objetivos financeiros coletivos 

Um dos principais pontos na hora de montar um planejamento financeiro familiar, é entender quais são os objetivos financeiros coletivos. Desse modo, é possível realocar a renda líquida da família de acordo com a meta que desejam atingir, seja fazer uma viagem todos juntos, uma reforma na casa ou a compra de algum móvel. 

7. Acompanhe o orçamento 

Manter a constância após montar o orçamento é fundamental. Entender que esse é um processo contínuo facilita a tomada de decisões e ajuda a manter a disciplina. Por isso, esteja sempre atento as mudanças financeiras que podem acontecer ao longo do tempo, faça reajustes caso seja necessário e implemente novas estratégias de planejamento econômico para que o orçamento permaneça dentro do planejado.  

Metas financeiras em conjunto 

Organizar a vida financeira é um processo que exige muita disciplina e responsabilidade, e pode ser difícil se manter motivado para cultivar os seus hábitos. Por isso, estabelecer algumas metas a serem alcançadas pela família é uma forma de manter o foco naquilo que você quer.   

Assim, o salário vai render mais e será possível guardar dinheiro para alcançar vários objetivos. Ao começar esse processo, os integrantes da família podem conversar sobre os sonhos de cada um e como isso pode se tornar possível com o planejamento financeiro. Confira alguns exemplos para se inspirar:  

  • Comprar a casa própria;   
  • Fazer a viagem dos sonhos;   
  • Conquistar a independência financeira;   
  • Casar;   
  • Guardar dinheiro para a faculdade dos filhos;   
  • Adotar um pet;   
  • Trocar de carro.   

Como o C6 Bank pode ajudar no planejamento familiar?  

Agora que você já sabe tudo sobre o planejamento financeiro familiar, saiba que o C6 Bank pode ajudar!  

Oferecemos diversas iniciativas de educação financeira para ajudar você a organizar as suas despesas familiares. Entre elas, estão o nosso canal do YouTube, na série “Seu Bolso Pergunta”, nossos especialistas respondem dúvidas sobre investimentos e ajudam a estruturar sua vida financeira. 

Além disso, toda a sua vida financeira pode ser centralizada por meio de um só aplicativo, juntando conta corrente, cartão de crédito, investimentos, empréstimos, além do nosso Programa Átomos de fidelidade.  

Gostou desse texto? Leia também outros posts preparados pelo time do C6 Bank: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.