Seu Bolso

Planejamento financeiro familiar: por onde começar?

Nos últimos anos, os brasileiros dobraram o gasto com celular, internet e produtos de higiene pessoal. Você percebeu essa mudança na sua família?


casal, formado por um homem e uma mulher brancos, sentados no chão de uma cozinha conversando, de forma a simbolizar o planejamento financeiro familiar

O planejamento financeiro familiar é muito importante para as famílias. A partir de uma organização conjunta, é possível encontrar formas mais conscientes de direcionar e economizar o seu dinheiro.

Colocar na ponta do lápis todas as contas de casa nem sempre é fácil, não é? A divisão dos gastos em grupos de despesa pode facilitar, e muito, a organização.

Neste texto, vamos compartilhar com você como começar a organizar o planejamento financeiro familiar, focando nos gastos com comunicação, saúde e família.

Relacionadas:

Gastos com comunicação, saúde e família

O gasto com comunicação aumentou muito entre as famílias brasileiras na última década. Esse grupo abrange despesas com internet, celular, e assinaturas com tv a cabo, plataformas de filmes e músicas online.

Outro tipo de despesa que teve aumento significativo nos últimos anos foi com higiene pessoal, que faz parte do grupo de gasto com saúde. Você paga plano de saúde? Se sim, some a mensalidade mais remédios, produtos de higiene e até despesas com salão de beleza.

E quando o assunto é despesa com o grupo família, é importante considerar as seguintes contas:

  • Mesada para os filhos
  • Vestuário
  • Gastos fixos com parentes
  • Produtos para o seu pet

Planejamento financeiro familiar na prática

Então, depois de entender quais são as despesas. O próximo passo é somar tudo o que você gasta por mês nesses grupos:

ComunicaçãoSaúdeFamília
InternetPlano de saúdeVestuário
CelularRemédiosMesadas
Tv a caboProdutos de higieneGastos com parentes
Plataforma de filmesTratamentos estéticosPet
App de músicas

A partir dessa lista você pode começar a pensar em estratégias para

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. economizar.

Leia também: Existem dívidas boas?