Seu Bolso

Plano de previdência: qual o melhor para você?

VGBL ou PGBL? Descubra qual é o melhor plano de previdência para você.


Homem segurando uma criança recém nascida. Ambos sorrindo simbolizando a felicidade de encontrar o plano de previdência perfeito.

Na hora de escolher um plano de previdência, é importante colocar tudo na ponta do lápis. Ou seja, buscar entender qual é o melhor plano para você.

E para te ajudar a encontrar a resposta existe um passo a passo simples.

Relacionadas:

VGBL e PGBL: qual a diferença?

O primeiro passo é entender qual a diferença entre os planos. Uma grande diferença é o Imposto de Renda cobrado na hora do resgate.

  • VGBL: o IR é cobrado só sobre o que você ganha com seu investimento, ou seja, IR sobre os rendimentos.
  • PGBL: o IR é cobrado sobre o valor total do seu resgate (principal + juros).

Então por que alguém escolheria o PGBL?

Quem investe no PGBL pode abater da base de cálculo do IR o equivalente a até 12% da renda anual ao fazer a declaração pelo modelo completo.

Assim, sobre esse montante, você “adia” o pagamento de IR desse valor, que pode ficar rendendo juros sobre juros até o momento do resgate do plano.

Qual o melhor plano para você?

O VGBL é escolhido por 9 em cada 10 investidores, bastante, não é? O IR incide só sobre os rendimentos, assim como outros investimentos, mas alíquota pode chegar a apenas 10% após 10 anos na modalidade regressiva.

Mas e o PGBL? Se você fizer a declaração completa do IR, contribui com o INSS e tem renda tributável, sendo que o investimento no ano deve ser de até 12% dessa sua renda.

Agora basta você escolher aquele que mais combina com você.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que são contratos futuros? Confira 4 pontos para ficar de olho na hora de negociar