• Início
  • Economia
  • Podcast Macro Review: manter a Selic nas alturas é o suficiente?

Leitura de 3 min

Podcast Macro Review: manter a Selic nas alturas é o suficiente?

Economistas do C6 Bank explicam o desafio de trazer a inflação para a meta; episódio tem participação de Gabriela Santos, do J.P. Morgan Asset Management, que fala sobre mercados globais

Atualizado em

Equipe de economistas do C6 Bank que integra o Podcast Macro Review

Está no ar o 20º episódio do Macro Review, o podcast semanal dos economistas do C6 Bank. Nesta semana, nossa equipe explica o desafio de trazer a inflação para a meta nos próximos dois anos.

Quem fala sobre o assunto é Claudia Moreno, head de Brasil da equipe econômica do C6 Bank: “Ainda vemos inflação elevada para 2023 – perto de 6%. E é por isso que no nosso cenário a Selic vai ficar alta por bastante tempo”.

A economista comenta que, dentre os fatores que tendem a puxar a inflação para cima, o nível da dívida pública é um dos pontos mais preocupantes.

“Quando a dívida fica muito elevada, o investidor vai pensar duas vezes antes de aportar dinheiro no país. Ou seja, os dólares que estão no Brasil ou que viriam para cá acabam migrando para outras economias. A moeda fica escassa e a cotação dela sobe.”

E o efeito de um dólar mais caro é o aumento de preços no país, pois itens essenciais na economia seguem as cotações adotadas no mercado internacional, em dólar.

O episódio desta semana também explica por que a indústria brasileira tende a esfriar na segunda metade do ano, apesar do crescimento no primeiro semestre. No bloco internacional, nosso time analisa o que pode acontecer com a taxa de juros nos Estados Unidos agora que os dados mais recentes do mercado de trabalho mostraram um número surpreendente de contratações.

Para entender isso e muito mais, basta buscar por Macro Review no Spotify ou clicar aqui: Selic a 13,75%: isso basta para trazer a inflação para a meta? O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google Podcasts e Pocket Casts.

Sintonizados nos acontecimentos e indicadores que movem a economia – como os ligados a inflação, indústria, comércio, serviços e muitos outros –, os economistas do banco ajudam o ouvinte ou o leitor a compreender as estatísticas e entender como todas elas se encaixam na sociedade.

Veja também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.