Leitura de 3 min

Podcast Macro Review: sem boas notícias para a inflação

Economistas do C6 Bank explicam por que as projeções cada vez mais altas para a inflação no Brasil preocupam, o recorde na arrecadação de impostos em junho, a contração na atividade econômica nos EUA e zona do euro, e mais; episódio tem participação de Gabriela Santos, do J.P. Morgan Asset Management, que fala sobre mercados globais

Atualizado em

Está no ar o 18º episódio do Macro Review, o podcast semanal dos economistas do C6 Bank. Nossa equipe econômica explica por que as projeções cada vez mais altas para a inflação de 2023 no Brasil são motivo de preocupação.

Quem comenta o assunto é Claudia Moreno, head de Brasil da equipe econômica do C6 Bank: “A expectativa para a inflação é uma das variáveis acompanhadas pelo Copom para definir a Selic. Com a piora nas projeções, os juros podem subir ainda mais. Isso corrobora nosso cenário de duas altas adicionais de 0,50 ponto percentual nos juros, elevando a Selic a 14,25%”.

Ela comenta que existem os fatores que contribuem para o mercado ver a inflação mais alta:

  • a inércia inflacionária no Brasil, o que significa que os preços de hoje são ajustados considerando a inflação passada
  • a piora no quadro fiscal brasileiro, que encarece a dívida pública e torna o dólar mais caro em relação ao real, o que consequentemente gera mais inflação

O episódio desta semana comenta ainda o recorde na arrecadação de impostos em junho, a inesperada decisão sobre a taxa de juros na zona do euro, que teve a primeira alta desde 2011 e a contração da atividade nos EUA e na zona do euro apontada pela prévia dos PMIs, pesquisas consideradas termômetro da economia.

Há também a participação de Gabriela Santos, estrategista de Mercados Globais do J.P. Morgan Asset Management, que comenta o que está acontecendo com os mercados globais.

“Um julho mais positivo nos mercados, mesmo com a continuação de preocupação sobre aumento de juros e recessão global”, ressalta Gabriela.

Para entender isso e muito mais, basta buscar por Macro Review no Spotify ou clicar aqui: Sem boas notícias para a inflação. O podcast também está disponível em versão newsletter, entregue por e-mail a clientes do banco, e no YouTube.

Sintonizados nos acontecimentos e indicadores que movem a economia – como os ligados a inflação, indústria, comércio, serviços e muitos outros –, os economistas do banco ajudam o ouvinte ou o leitor a compreender as estatísticas e entender como todas elas se encaixam na sociedade.

Veja também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.