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Por que a experiência do usuário é tão importante no C6 Bank

Já fizemos 40 pesquisas com 3.300 pessoas, além de 260 testes de usabilidade


Não dá para falar do nosso lançamento oficial sem falar de experiência do usuário.

No C6 Bank, trabalhamos para entregar a melhor experiência possível ao usuário. Todos os dias, nosso time de Human Experience (HX) e nossos desenvolvedores se debruçam sobre as telas do nosso app (as já existentes e as que estão por vir) para entender o que está funcionando bem e no que podemos melhorar. Não fazemos isso sozinhos.

Gostamos de ouvir.

  • Já fizemos mais de 40 pesquisas, com 3.300 pessoas de perfis variados (classe, idade e gênero diferentes).
  • Fizemos testes de usabilidade com mais de 260 pessoas (é quando vemos a reação do usuário a cada funcionalidade do app).
  • Desenhamos mais de 1.200 telas.
  • Testamos duas versões do app com interfaces diferentes.

Nosso app é o ponto central de relacionamento com os nossos usuários. É por isso que investimos tanto tempo e esforço no aprimoramento contínuo da experiência do cliente com o banco.

A cada 15 dias, atualizamos o aplicativo. Já fizemos mais de 400 melhorias até agora.

A fase beta nos ajudou muito nesse processo. Inspirada no universo da tecnologia e dos apps, que costumam testar suas primeiras versões com grupos restritos de usuários antes do lançamento, a prática ajuda a checar a aceitação das funcionalidades e coletar feedbacks.

O que torna uma experiência melhor

Há diversos recursos que tornam a experiência do usuário mais fluida. Apresentamos alguns abaixo só para vocês entenderem que, sim, vamos aos mínimos detalhes para entregar um app cada vez mais fácil de usar.

Comecemos pela simples visualização das faturas de cartão de crédito. Em vez de fazer o usuário navegar por um menu engessado, agora é possível visualizar as faturas seguintes e passadas no modo swipe (deslizando o dedo para a direita ou esquerda). Também diminuímos o número de etapas necessárias para fazer transferências entre contas do C6 Bank, deixando o procedimento mais simples.

Além disso, aprimoramos nossos processos de automatização, a fim de diminuir o trabalho manual e tornar o procedimento de abertura cada vez mais rápido (já temos casos de contas sendo abertas em até 1 minuto).

O entendimento dos serviços financeiros

E não nos concentramos apenas em questões técnicas. Nas nossas pesquisas, também observamos o entendimento que as pessoas têm dos serviços financeiros (e consideramos isso na hora de formatar nossos produtos). Veja algumas das nossas descobertas:

  • 40% das pessoas acham que transferências e saques ilimitados e gratuitos são pontos relevantes numa conta corrente, porque sacam muito e fazem muitas TEDs. Esse foi o caminho que o banco escolheu, aliás. No C6 Bank, as TEDs e os saques são gratuitos e ilimitados.
  • Cerca de 30% dos usuários não entendem expressões como “cheque especial” e “limite emergencial”. Com base nisso, o C6 Bank optou pelo termo “limite de conta”.
  • O bloqueio temporário do cartão é citado como uma necessidade por 85% dos entrevistados. No C6 Bank, temos um botão no app em que o usuário facilmente bloqueia o cartão, caso queira.
  • 70% dos usuários entrevistados não têm clareza sobre siglas como CDI e CDB. E cerca de 30% têm interesse em compreender melhor quanto de IR (Imposto de Renda) e IOF (Imposto Sobre Movimentações Financeiras) incide sobre o investimento. No C6 Bank, o objetivo é sermos didáticos na oferta desse tipo de produto.

As pesquisas e as melhorias continuam. Vem mais novidade por aí.