Guia do Investidor

O que é PGBL?

Descubra o que significa essa sigla que é minoria no mercado de planos de previdência


Homem segurando um bebê no colo, pensando em o que é PGBL

Quando o assunto é investimento em plano de previdência privada, uma das escolhas mais importantes é a seguinte: PGBL ou VGBL? A verdade é que muita gente nem entende esses termos, então primeiro vamos explicar o que é PGBL. Confira a seguir.

Relacionadas:

PGBL: o que é?

PGBL significa Plano Gerador de Benefício Livre.

Os PGBL são minoria no mercado de planos de previdência. Enquanto os VGBL representam em torno de 90% dos investimentos feitos nesse setor, os previdência PGBL preenchem o espaço restante de forma discreta.

Esse tipo de plano é ideal para quem possui renda tributável, contribui com o INSS e faz a declaração completa do Imposto de Renda.

Para quem não sabe o que é PGBL e VGBL, dá para simplificar. O PGBL é quase igual ao VGBL, mas possui uma vantagem tributária a mais: a possibilidade de postergar o Imposto de Renda.

Isso porque até 12% da sua renda bruta tributável anual pode ser deduzida do cálculo de Imposto de Renda, se investida em PGBL.

Dessa forma, essa pessoa tem a vantagem de pagar menos IR ou receber uma restituição maior. Essa postergação de IR acontece porque você deixa de pagar o imposto hoje, mas paga no resgate do PGBL 12. Dessa forma, o IR incide sobre todo o valor resgatado e não apenas sobre o rendimento, como acontece com fundos.

Por que investir em PGBL?

Mesmo tendo que devolver o IR posteriormente, a estratégia de investir até 12% em PGBL ainda é vantajosa e importante por dois motivos.

Primeiro, ao adiar o imposto para o futuro, você poderá aplicar esse dinheiro e receber rendimentos sobre esse valor. Em segundo lugar, a alíquota de IR a ser cobrada no futuro pode ser menor, dependendo do regime de tributação.

Mas vale lembrar: o PGBL só vale a pena para aqueles que cumprem os três requisitos mencionamos anteriormente. Fora isso, investir mais que 12% da renda bruta tributável não é recomendado, pois o valor excedente não reduz a base de imposto.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Previdência privada: herança com menos impostos