Guia do Investidor

Previdência privada: o que é VGBL?

Para a grande maioria das pessoas, o VGBL vai ser uma escolha mais adequada quando o assunto é investimento em previdência privada


Neste post, vamos responder a uma dúvida recorrente entre interessados na previdência privada: o que é VGBL?

Na hora de investir em um plano de previdência privada, você vai se ver diante de uma escolha muito importante: fazer um plano PGBL ou VGBL? A verdade é que muita gente nem conhece esses termos, então vamos explicar o que é VGBL. Confira a seguir.

Relacionadas:

Afinal, o que é VGBL?

VGBL, se tomarmos como base somente a sigla, significa Vida Gerador de Benefício Livre.

Os VGBL são os planos de previdência privada mais comuns. Eles representam em torno de 90% dos investimentos feitos nesse setor.

De forma simplificada, podemos dizer que eles têm várias semelhanças com os investimentos feitos em outros tipos de fundo.

A tributação incide apenas sobre o rendimento no momento em que o dinheiro retorna. Mas, diferentemente dos fundos tradicionais, não há come-cotas nem taxa de performance.

Os planos VGBL são ideais para quem faz declaração de Imposto de Renda pelo formulário simplificado ou investe em previdência mais que 12% da renda bruta tributável anual.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como pagar menos Imposto de Renda na previdência privada