Leitura de 5 min

Quais são as melhores opções do Tesouro Direto para investir?

Conheça os títulos públicos dentro do Tesouro Direto e comece a investir

Atualizado em

Mulher em pé segurando um caderno
Quais são as melhores opções do Tesouro Direto para investir?

O Tesouro Direto é uma alternativa de investimentos entre investidores que buscam rentabilidade, sem renunciar à segurança oferecida pela renda fixa. Conhecido por permitir o acesso a títulos públicos, o programa disponibiliza diversos papéis  para que você possa escolher o mais adequado para alcançar seus objetivos financeiros no curto ou longo prazos.

No entanto, as diferenças entre cada tipo de Tesouro geram algumas dúvidas, como “onde começar a aplicar meu dinheiro?” ou “o Tesouro Direto tem liquidez diária?”. Por isso, para responder essas e outras perguntas, o C6 Bank preparou esse texto.

Abaixo, os tópicos que serão discutidos ao longo do post:

  • Onde investir no Tesouro Direto: tipos de rentabilidade
  • Tesouro RendA+: investir para aposentadoria
  • Rentabilidade do Tesouro Renda+
  • Liquidez do Tesouro RendA+
  • Tesouro SELIC: investimentos de curto prazo
  • Rentabilidade do Tesouro SELIC
  • Tesouro prefixado: para longo e médio prazo
  • Tesouro IPCA+: proteção contra inflação
  • O que não esquecer na hora de investir

Leia outras matérias sobre o programa e investimentos em títulos públicos:

Onde investir no Tesouro Direto: tipos de rentabilidade

O Tesouro Direto não é um investimento, mas sim um programa do Tesouro Nacional em parceria com a Bolsa de Valores brasileira, que possibilita a compra e venda de títulos públicos. Contudo, para investir nessa plataforma é necessário conhecer as opções de títulos disponíveis.

Os papéis são divididos em cinco modelos de rentabilidade:

  • Tesouro Renda+;
  • Tesouro SELIC;
  • Tesouro Prefixado; e  
  • Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

Abaixo, conheça qual o melhor tipo de Tesouro para você.

Tesouro RendA+: aposentadoria extra

O Tesouro RendA+ é a novidade do programa, a modalidade tem o objetivo de possibilitar que o investidor complemente o valor de sua aposentadoria pública a longo prazo.

Rentabilidade Tesouro RendA+

A rentabilidade do Tesouro RendA+ é sempre acima da inflação, o que implica que o ganho real é garantido.  Uma vez que esse é um título pós-fixado, dois elementos impactam sua performance:

  1. Taxa anual de juros pactuada no momento de compra do ativo; e
  2. Variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A diferença desse tipo de Tesouro é o resgate do investimento, que acontece em 240 parcelas. Assim, como citado acima, quem aplicar no título receberá um valor mensal durante 20 anos, o que evidencia seu papel como aposentadoria complementar.

Liquidez do Tesouro RendA+

Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, o RendA+ possui liquidez diária. Isso quer dizer que você pode resgatar seu dinheiro quando precisar e fizer sentido para seus objetivos financeiros. Contudo, a solicitação precisa ser feita em dias uteis, até às 13h, caso contrário seu dinheiro será creditado em sua conta somente no próximo dia útil.

Outro fator que impacta esse valor é a marcação a mercado, uma atualização de preço do ativo, que tem como base o fechamento dos preços dos títulos ao final do dia.

Tesouro Selic investimentos de curto prazo

Os títulos do Tesouro Selic têm liquidez diária e são pós-fixados, são mais indicados para investimentos de curto prazo, como para a criação de uma reserva de emergência, pela facilidade de resgate e segurança oferecida.

Rentabilidade do Tesouro Selic

A rentabilidade do Tesouro Selic está atrelada à taxa Selic, a tarifa básica de juros da economia brasileira. Segundo o programa:

“Sua remuneração é dada pela variação da taxa Selic diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra.”

Esse é um produto de pagamento simples, isso quer dizer que o investidor pode receber o rendimento e o valor principal de uma vez só, na data de vencimento. E ainda, segundo o programa, é o que apresenta menor risco em vendas antecipadas.

Tesouro prefixado: para longo e médio prazo

Tesouro prefixado tem taxas fixas, o que explica sua nomenclatura. Isso quer dizer que o investidor fica sabendo quanto seu dinheiro vai render desde e o início.

A rentabilidade do Tesouro Prefixado é predefinida, o que costuma chamar a atenção de quem deseja saber quanto irá resgatar no vencimento do título. Por esse motivo, é possível que o investidor com perfil conservador demonstre interesse no produto.

Tesouro IPCA+: proteção contra inflação

O Tesouro IPCA+ é pós-fixado e sua rentabilidade está atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Essa característica possibilita a proteção do seu dinheiro contra as variações da inflação.

Então, na data de vencimento é possível fazer o resgate do valor principal somado à taxa pactuada no momento de compra e à variação do IPCA.

Normalmente essa modalidade é uma boa opção para quem busca investir em objetivos de longo prazo. Antes de investir nesse produto, no entanto, recomenda-se buscar uma previsão da taxa de inflação no período.

E ainda vale ressaltar que a modalidade Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais tem características específicas, como um fluxo periódico de pagamentos ao investidor (taxa de 6% aa).

Quais os benefícios de investir no Tesouro Direto?

O programa pode ser uma excelente forma de investimento, por três motivos:

  1. O Tesouro Direto não exige um alto investimento inicial. É possível começar a investir com apenas R$30, mantendo a rentabilidade de alguém que investe montantes maiores;
  2. O programa garante alta liquidez. Assim, é possível vender seus títulos antes do vencimento com facilidade;
  3. O Tesouro Direto é uma forma bastante segura de investimento. Quem garante o pagamento é o Governo Federal.

E agora que você conhece as opções de rentabilidade do Tesouro Direto, separamos alguns conteúdos que podem ajudar ainda mais no seu entendimento sobre como os títulos públicos funcionam:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.