Leitura de 4 min

Quanto custa para fazer um intercâmbio?

5 dicas para guardar dinheiro para o seu intercâmbio

Atualizado em

Quanto custa para fazer um intercâmbio?
Quando custa para fazer um intercâmbio?

Quer fazer um intercâmbio? Se esse é o seu sonho, uma das perguntas que podem surgir é quanto custa para fazer um intercâmbio. Por isso, é preciso muito planejamento e cuidado na hora de tomar decisões importantes para realizar esse sonho.

E essa missão pode ser ainda mais desafiadora se você é estudante e conta com uma fonte limitada de renda. Ainda assim, você pode arrumar maneiras de economizar com algumas despesas da sua viagem.  

Para te ajudar com essa tarefa, confira algumas dicas para juntar dinheiro para intercâmbio: 

Relacionadas:  

Quanto custa para fazer um intercâmbio? 

O preço que você vai desembolsar para um intercâmbio vai depender de fatores como a duração do programa, o seu destino, o curso que você vai realizar, entre outros.

Todos esses fatores são decisivos para o valor do seu intercâmbio. Para entender quanto custa um intercâmbio, é preciso colocar na ponta do lápis e avaliar todas essas opções para fazer um orçamento realista para a sua viagem.  

Por isso, para calcular quanto é necessário para fazer um intercâmbio, é preciso tomar essas decisões com antecedência, para juntar o dinheiro com calma e evitar surpresas.  

Como juntar dinheiro para intercâmbio?  

Um intercâmbio é um sonho que deve ser planejado com responsabilidade, e isso inclui os gastos e despesas relacionados a sua viagem. Além do dinheiro que deve ser poupado para esse objetivo, você também pode reduzir os seus custos através de algumas decisões estratégicas. Por isso, confira cinco dicas para juntar dinheiro para intercâmbio:  

Planeje com calma 

O primeiro passo para o seu intercâmbio é fazer um planejamento, que também deve envolver os gastos com a viagem. Faça um planejamento financeiro para entender como você poderá guardar os recursos necessários para a sua viagem, além de cortar alguns gastos supérfluos para atingir esse objetivo.  

Através dessa etapa, você também poderá entender quanto dinheiro juntar para fazer intercâmbio, e arrumar formas práticas de conseguir esse valor.  

Avalie as opções 

Outro passo importante para o planejamento do seu intercâmbio é tomar decisões sobre aspectos práticos, como o seu destino, a modalidade do seu intercâmbio, o tipo de curso que você irá realizar e a sua duração. 

Talvez, seja possível fazer concessões em um aspecto para priorizar outro. Por exemplo, pode fazer sentido diminuir a duração do intercâmbio para escolher um destino que combine mais com você, mas que exige um custo maior.  

Preste atenção nas taxas de câmbio 

Um fator determinante para os custos do seu intercâmbio é a taxa de câmbio. Independente da moeda do país escolhido, é preciso estar atento à cotação de câmbio para aproveitar o momento mais vantajoso para a compra da moeda.  

Você também pode economizar com câmbio através da nossa Conta Global. Com a conta internacional do C6 Bank, é possível fazer compras e saques em euro e dólar com a cotação comercial, ao invés da cotação turismo. Além disso, você pode contar com menores taxas quando comparado ao cartão de crédito internacional. 

Renda extra 

Uma forma de juntar dinheiro para intercâmbio, especialmente se você é estudante, é arrumar formas de renda extra. Para isso, seja criativo: você pode vender itens pessoais que você não usa mais, fazer rifas ou vender algo que você saiba fazer, como itens de artesanato ou alimentos.   

Monte uma reserva de oportunidade 

Outro recurso que pode ser utilizado para ajudar com os custos do seu intercâmbio é a reserva de oportunidade. Esse é um fundo que pode ser resgatado para aproveitar chances ou promoções. Assim, caso você se depare com um desconto nas passagens aéreas, por exemplo, você pode utilizar a reserva para não perder essa oportunidade.  

Esse dinheiro pode ser investido em um produto de investimento com alta liquidez e baixo risco, como os CDBs de liquidez diária e títulos públicos. Assim, o dinheiro que você guardou ficará rendendo, e o valor que você vai resgatar vai ser maior que o dinheiro aplicado.  

Quanto custa para fazer um intercâmbio? 

Como já explicamos, o preço que você vai desembolsar para o intercâmbio vai depender de fatores como a duração do programa, o seu destino, o curso que você vai realizar, entre outros. Por isso, para calcular quanto é necessário para fazer um intercâmbio, é preciso tomar essas decisões com antecedência, para juntar o dinheiro com calma e evitar surpresas.  

Conheça a C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Leia também: Conta Global C6 Bank: 3 motivos para ter