Leitura de 3 min

Quer se preparar para a declaração do IR 2022? Saiba como começar

A primeira tarefa é encontrar o informe de rendimentos

Atualizado em

Pessoa branca usa o computador e o celular

A temporada de entregas da declaração do Imposto de Renda 2022 já começou. Mas se você ainda está perdido e precisa de uma ajudinha, você está no lugar certo.

A primeira tarefa que os trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer é encontrar o informe de rendimentos referente a 2021.

O que é o informe de rendimentos?

Como o próprio nome diz, é o documento que informa quanto a pessoa recebeu no ano anterior. O informe de rendimentos servirá de base para comunicar a Receita Federal sobre o quanto você ganhou durante o ano passado e quanto foi eventualmente retido na fonte. É ele que vai te ajudar na prestação de contas com o fisco anualmente.

Há também o informe de rendimentos dos bancos com os quais você possui relação. Mais abaixo nós te mostramos como encontrar o seu informe no app do C6 Bank.

Como conseguir o informe de rendimentos?

Depende da condição do contribuinte. Para trabalhadores com carteira assinada, esse documento é entregue pela empresa na qual ele trabalha. Caso ele tenha trocado de emprego e tido mais de um registro em carteira, precisa entrar em contato com todos os empregadores e pedir o informe de rendimentos para cada um deles.

No caso de aposentados e pensionistas do INSS, o informe é disponibilizado no site e no aplicativo Meu INSS.

Relacionadas:

Como tirar o informe de rendimentos no site do INSS?

É preciso ter login e senha para acessar o documento. Quem nunca entrou precisa fornecer os dados solicitados para fazer o cadastro. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento.

Quem tiver dificuldade com o Portal Meu INSS pode retirar o informe pessoalmente nas agências do INSS. Nesse caso, é preciso fazer agendamento prévio. Mas a dica do próprio INSS é buscar o extrato pela internet.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Resumo semanal: ata do Fed sinaliza alta de juros em março