Leitura de 2 min

Receita Federal: novo golpe digital de restituição do IR 2022

Criminosos utilizam e-mails falsos para roubar dados; entenda como evitar

Atualizado em

Receita Federal alerta para novo golpe
Golpe no digital usa busca por dinheiro esquecido para atrair vítimas; veja como se proteger

Alerta: em novo golpe digital, criminosos estão enviando comprovantes falsos em nome da Receita Federal para contribuintes do Imposto de Renda.

A mensagem conta com links falsos que podem ser utilizados para roubar dados de quem está acessando.

Por isso, é essencial ter muita atenção ao receber e-mails e outras mensagens, mesmo da Receita Federal. A dica é sempre confirmar a autenticidade dos e-mails.

Entenda melhor sobre o golpe e como você pode evitar:

Relacionadas:

Entenda o novo golpe envolvendo a restituição do IR 2022

A Receita Federal soltou um comunicado alertando os contribuintes do Imposto de Renda 2022 a respeito de um novo golpe recebido via e-mail.

Nessa mensagem falsa, o contribuinte recebe um aviso de que a restituição do Imposto de Renda 2022 já foi paga. Então, é inserido um link com um comprovante da operação.

O link enviado é fraudulento, e é utilizado para roubar os dados de quem o acessa. O e-mail também utiliza indevidamente a logomarca comemorativa aos 100 anos da Receita Federal, o que dá a impressão de autenticidade para o comunicado.

Confira as recomendações da Receita Federal para não cair no novo golpe

Lembre-se: os e-mails enviados pela Receita Federal não contêm links. Além disso, é muito importante confirmar as informações recebidas através do portal oficial, o e-CAC. Você deve acessá-lo com a sua conta oficial gov.br.

Qualquer comunicação através do e-mail ou do SMS deve ser verificada.

Não clique em links antes de checar a sua autenticidade. Assim, você pode evitar o vazamento das suas informações na internet e garantir a sua segurança.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como declarar o C6 TechInvest no Imposto de Renda