Leitura de 3 min

O que é um regime de tributação?

Confira quais são os três regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas

Atualizado em

O que é regime de tributação?
Conheça os três regimes de tributação

Se você quer começar o seu próprio negócio, é preciso escolher o regime de tributação que a sua empresa vai utilizar. Esse modelo vai definir a forma que seus impostos serão coletados. Por isso, escolher um regime exige uma análise das necessidades do seu negócio.  

No Brasil, existem três regimes de tributação: o lucro real, o lucro presumido e o Simples Nacional. Para optar por um deles, é preciso avaliar fatores como o porte da sua empresa e a receita anual. 

Relacionadas:  

O que é regime de tributação? 

Um regime de tributação determina a maneira em que a sua empresa será regulamentada, no que diz respeito a impostos. Os tributos da sua empresa serão calculados com base no regime que você escolheu.  

Por isso, é importante optar por um regime de tributação com planejamento e responsabilidade. O ideal é procurar um profissional de contabilidade para entender qual é o regime mais recomendado para o momento da sua empresa.  

Para fazer isso, devem ser levados em conta aspectos como o porte da empresa, o faturamento anual e o custo que o negócio tem todos os meses. Cada regime de tributação vai impactar o orçamento da sua empresa de uma maneira diferente, além de exigirem diferentes formas de contabilidade e planejamento.  

Quais são os regimes de tributação que podem ser utilizados?  

Você pode escolher um dos três regimes de tributação, que são o lucro real, o lucro presumido e o Simples Nacional. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:  

Lucro real  

O lucro real é uma modalidade que costuma ser utilizada por grandes empresas. Nesse regime de tributação, os impostos são calculados de acordo com o lucro líquido verificado pela empresa durante um ano.  

Lucro presumido 

O lucro presumido, como o nome já diz, é um regime em que os tributos são calculados com base no lucro presumido para a empresa. Isso quer dizer que o lucro anual para o período é projetado de acordo com fatores como a receita bruta.  

Simples Nacional 

O Simples Nacional é uma modalidade utilizada por empresas de pequeno porte e microempresas. Esse regime de tributação funciona como um incentivo fiscal para os pequenos negócios, com alíquotas menores e com a unificação dos tributos por meio de um único pagamento, através do DAS

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Empresa de capital aberto: entenda o que significa na prática