Leitura de 2 min

Renda ativa: o que é?

Entenda a diferença entre renda ativa e renda passiva

Atualizado em

O que é renda ativa?
Como diversificar suas fontes de renda

Você sabe a diferença entre renda ativa e passiva? Através dessas duas modalidades, é possível compor diferentes fontes de renda e diversificar o orçamento familiar.  

Entenda o que é renda ativa e como você pode complementá-la através da renda passiva:  

Relacionadas:  

O que é renda ativa?  

A renda ativa é o dinheiro que você ganha ao exercer alguma atividade remunerada. Ou seja, se trata de todo o dinheiro que você ganha no seu emprego ou estágio, por exemplo.  

Além disso, a renda ativa também pode ser proveniente do seu próprio empreendimento ou através da venda de algum bem.  

Para a maioria das pessoas, esse tipo de renda compõe a maior parcela do orçamento. No entanto, também é possível ganhar dinheiro através da renda passiva, que se trata de todos os lucros que não estão vinculados a produtividade.  

Entre eles, estão a renda proveniente de investimentos, o recebimento de pensão ou aposentadoria e o aluguel de imóveis.  

Como complementar a sua renda? 

Possuir mais de uma fonte de renda é uma estratégia interessante para formar o orçamento familiar. Por isso, é possível estabelecer fontes ativas e passivas de renda.  

Para isso, diferentes formas de renda ativa podem ser utilizadas para compor os ganhos. Ao realizar alguma atividade de forma autônoma ou abrir o seu próprio negócio, é possível diversificar a sua renda.

Além disso, você também pode compor uma renda passiva através de investimentos. Para isso, é preciso investir em ativos que paguem juros, aluguéis ou dividendos mensais. Essa estratégia costuma ser utilizada para garantir uma renda complementar a aposentadoria

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também:  6 mitos sobre renda fixa