Leitura de 7 min

O que é renda passiva? Saiba como viver de dividendos

A renda passiva é tida como sinônimo de independência financeira por muitas pessoas

Atualizado em

mulher branca de cabelos curtos segurando livro enquanto pensa sobre o que é renda passiva
Entenda como construir uma renda passiva

Entender o que é renda passiva é um importante passo para quem busca estabelecer a própria segurança financeira e planejara aposentadoria. Conhecida pelo bordão “seu dinheiro trabalhando para você”, dominar essa forma de investir é o sonho de muita gente – mas não é fácil chegar lá.

Com isso em vista, o C6 Bank preparou este post para ajudar você a entender mais sobre essa estratégia. A ideia é que, ao final do texto, você saiba como também pode ganhar dinheiro dormindo. Serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que é renda passiva?
  • Diferença entre renda passiva e renda ativa
  • Afinal, é possível investir em renda passiva?
  • Quais são as fontes de renda passiva que existem?
  • Renda passiva com capital
  • Renda passiva sem capital
  • Como gerar renda passiva e viver de dividendos?

Tem interesse em renda passiva? Então leia também essas matérias que separamos para você:

O que é renda passiva?

Renda passiva é o nome dado a todo o dinheiro que você ganha e que não está vinculado diretamente a um esforço ou produtividade. Por isso, ela também é conhecida como uma forma de “ganhar dinheiro dormindo” ou de conquistar independência financeira.

Essa quantia pode ser usada de forma a complementar os ganhos mensais ou como fonte principal de ganho, como no caso da aposentadoria.

Diferença entre renda passiva e renda ativa

Enquanto a renda passiva pode ser obtida independentemente de trabalho ou produção, focando na valorização e rentabilização do capital, a renda ativa é precisamente o oposto. Ela diz respeito a tipos de remuneração relativos a uma ação ou tarefa realizada, como salários, bônus e outros tipos de compensação monetária.

Isso também significa que a renda ativa está ligada a um ofício. Via de regra, se você deixa de exercê-lo, essas remunerações também param de chegar.

Afinal, é possível investir em renda passiva?

Não, pois “renda passiva” não é um ativo no qual você pode colocar o seu dinheiro. O que pode ser feito, no entanto, é investir em produtos que permitam a valorização do seu capital de forma que, a longo prazo, você consiga viver somente a partir dos rendimentos deles – isso é renda passiva.

Para chegar a esse ponto com os investimentos, é importante priorizar aportes em ativos que paguem juros, aluguéis ou dividendos mensais. Os fundos imobiliários (FIIs) ou as ações são alguns dos produtos que se encaixam nesses critérios e podem ajudar nessa tarefa.

Vale lembrar, todavia, que os dividendos dos fundos imobiliários não são fixos, podendo variar em função da ocupação dos imóveis que fazem parte da carteira do fundo. Por isso, pode haver uma variação na sua renda passiva ao investir nesse tipo de produto.

Quais são as fontes de renda passiva que existem?

Os retornos de aplicações financeiras não são as únicas fontes de renda passiva, embora estejam entre as mais comuns. Na verdade, existe mais de uma categoria relativa a esse conceito. Ele se divide em renda passiva com capital e sem capital. Conheça melhor cada uma delas a seguir.

Renda passiva com capital

É a modalidade em que a renda vem do retorno de um valor aplicado em dinheiro. É o caso de:

Nesse caso, a renda passiva é resultado de um processo de capitalização de uma quantia inicial, se utilizando do efeito dos juros compostos para ganhar dinheiro de forma exponencial.

Renda passiva sem capital

Diz respeito a outras formas de renda passiva que, embora possam ter começado com o emprego de um esforço e da produção de um trabalho, acabam deixando de ser o caso, com o decorrer do tempo. É o caso de:

  • Direitos autorais;
  • Royalties;
  • Pensões;
  • Auxílios governamentais.

Como gerar renda passiva e viver de dividendos?

Se seu objetivo é viver de renda passiva, a organização, a disciplina e o foco são virtudes essenciais. O Prof. Liao, em vídeo que fez para o canal do C6 Bank no YouTube sobre erros de quem começa a investir, dá a dica: “para investir e ver o retorno do investimento, você precisa ter paciência. Investimento não é Mega-Sena, não é ficar rico da noite para o dia”.

Com isso em mente, há alguns passos que você pode adotar para tornar esse processo mais fácil. Primeiro, é importante lembrar que não é positivo comprar ações ou cotas de uma única empresa ou fundo imobiliário.

Busque diversificar

diversificação é um conceito essencial no que diz respeito a investimentos, e isso também vale para quem quer viver de renda passiva. Não se deve simplesmente colocar todo o patrimônio no papel que mais rendeu. Isso expõe o investidor a riscos, podendo causar grandes prejuízos no caso de uma eventual desvalorização.

Ser proprietário de ativos distintos pode ajudar a diluir esses riscos, além de potencializar os seus retornos, uma vez que você fica exposto a diferentes rentabilidades. Nesse sentido, até aportes em produtos de renda fixa podem ser valiosos para dar mais previsibilidade à sua carteira de investimentos.

Escolha as empresas ou fundos com cautela

A escolha dessas companhias também deve ser feita com bastante cuidado. Levar em conta fatores como o dividend yield, a porcentagem dos lucros paga em proventos (payout), o preço de cada ação, seu valor intrínseco, a frequência dos pagamentos – tudo é essencial.

Adicionalmente, tópicos mais abrangentes, como a saúde financeira da empresa dona das ações e seu nível de governança corporativa, por exemplo, também podem ser levados em conta. Quanto mais bem reputadas forem as empresas nas quais você investir, melhor para você.

A seguir, você pode conferir uma tabela com as empresas que pagaram os melhores dividendos na B3, a Bolsa de Valores brasileira, entre outubro de 2021 e de 2022:

EmpresaTickerDividend yield
PetrobrasPETR343,12%
PetrobrasPETR442,68%
CPFL EnergiaCPFE318,76%
CopelCPLE618,08%
BraskemBRKM517,85%
MarfrigMRFG317,70%
Metalúrgica GerdauGOAU416,49%
BradesparBRAP414,86%
ValeVALE312,63%
Energias BRENBR311,76%

Tire um tempo para planejar e calcular

Com tudo isso definido, você também pode separar um tempo para fazer alguns cálculos, a fim de entender quanto dinheiro vai precisar investir por mês, bem como quanto tempo será necessário para atingir o nível de renda passiva desejado.

Tome como exemplo a trajetória de Luiz Barsi, bilionário brasileiro conhecido como “Rei dos Dividendos”. Na década de 70, Barsi se propôs a comprar mil ações de uma mesma empresa, todos os meses, durante 30 anos.

A ideia do megainvestidor era que, depois de somente oito meses, os dividendos recebidos seriam suficientes para fazer reinvestimentos sem que ele precisasse tirar dinheiro do próprio bolso.

De acordo com Barsi, depois de 10 anos de muita paciência e disciplina, ele já tinha sua aposentadoria garantida. Mas Barsi não parou por aí, e seguiu seu método até se tornar parte do seleto grupo de bilionários brasileiros.

Embora esse não vá ser o caso para todo investidor, é uma forma de ilustrar como um bom planejamento pode levar você a um grande sucesso no mercado financeiro.

Busque uma boa plataforma para investir

Por fim, nossa última dica é escolher o melhor canal para os seus investimentos. Felizmente, para isso você não precisa pensar muito, pois ele já se encontra aqui: estamos falando do C6 Invest.

Nele, você encontra uma grande diversidade de aplicações para fazer seus aportes e começar a investir em busca da renda passiva – entre elas, um grande catálogo de ações e fundos imobiliários. Você pode fazer todas as suas movimentações dentro do nosso app, através de apenas alguns toques:

  1. Na home page do nosso aplicativo, toque em “C6 Invest”;
  2. Em “Self-service”, selecione “Renda variável”;
  3. Nessa página, você conseguirá ver todo o nosso portfólio de ativos de renda variável: ações, fundos imobiliários, BDRs, ETFs e até contratos futuros. Para ver somente uma das categorias, toque em “Filtro” e selecione a desejada;
  4. Após escolher o que deseja comprar, é só prosseguir e confirmar a aquisição. Se forem ações, você poderá decidir se será ordinária ou preferencial, além de conferir todas as taxas cobradas na transação – a da B3 e a taxa de corretagem, que no C6 Bank é zero;
  5. Por fim, é só confirmar a compra. Pronto!

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o que significa renda passiva, bem como as formas de atingir essa estabilidade, sonho de tantos brasileiros.

Caso queira ler mais textos como esse, confira também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.