Guia do Investidor

O que é renda passiva?

Entenda como construir uma renda passiva para a sua aposentadoria


O que é renda passiva
Entenda como construir uma renda passiva

Você sabe o que é renda passiva? Garantir uma renda passiva é um meio de estabelecer a sua segurança financeira e se planejar para a sua aposentadoria.

Essa modalidade de investimento é uma estratégia conhecida pelo bordão “seu dinheiro trabalhando para você”. Por isso, muitos investidores começam a investir com o objetivo de construir uma renda passiva.

Entenda mais sobre essa estratégia e confira como você também pode ganhar dinheiro dormindo:

Relacionadas:

O que é renda passiva?

A renda passiva se trata de todo o dinheiro que você ganha que não está vinculado ao seu trabalho ou produtividade. Por isso, ela também é conhecida como uma forma de “ganhar dinheiro dormindo”.

Esse conceito engloba os rendimentos que você ganha com os seus investimentos, por exemplo. Além disso, o aluguel de imóveis e a aposentadoria também se enquadram como formas de renda passiva.

Essa quantia pode ser utilizada como forma de complementar os ganhos mensais ou como fonte principal de ganho, como no caso da aposentadoria.

Além disso, estabelecer um valor para a sua renda passiva pode te ajudar a organizar os seus objetivos como investidor e a delimitar uma estratégia para atingir essa fonte de renda.

Como manter uma renda passiva?

Para ter uma renda passiva através dos investimentos, é importante investir em ativos que paguem juros, aluguéis ou dividendos mensais.

Os Fundos Imobiliários (FIIs) ou as ações que pagam dividendos mensais são alguns dos produtos que podem ajudar você nessa tarefa.

No entanto, é importante lembrar que os dividendos dos fundos imobiliários não são fixos, podendo variar em função da ocupação dos imóveis que fazem parte da carteira do fundo.

Por isso, pode haver uma variação na sua renda passiva ao investir nesse tipo de produto.

Se você quer viver desse tipo de rendimento, é preciso ter bastante organização e foco com os seus investimentos. Confira no passo a passo como você pode fazer isso:

  1. Procure saber quanto cada investimento paga em dividendos mensais;
  2. Consulte o preço da cota e qual o valor que você pode aportar por mês
  3. Calcule o dividendo que você vai receber com base nos seus aportes;
  4. Agora, calcule quanto dinheiro você vai precisar investir e quanto tempo vai levar para você chegar a sua renda passiva desejada.

No entanto, é importante lembrar que os dividendos dos fundos imobiliários não são fixos. Eles podem variar em função da ocupação dos imóveis que fazem parte da carteira do fundo. Por isso, pode haver uma variação na sua renda passiva ao investir nesse tipo de produto.

Com base nesse trabalho, você poderá determinar qual o investimento ideal para montar a sua renda passiva e começar a investir. Lembre-se: essa é uma modalidade de investimento a longo prazo.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Petrobras: como aproveitar os dividendos