Leitura de 7 min

Resumo da semana: Alta dos juros e emprego nos EUA

Equipe econômica do C6 Bank aponta os fatos mais importantes da semana

Atualizado em

Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank, liderada pelo economista-chefe Felipe Salles.

Internacional

Estados Unidos: forte criação de emprego em janeiro
O Departamento de Trabalho publicou dados referentes ao mês de janeiro. De acordo com o Establishment Survey, houve criação de 467 mil empregos no período, acima das expectativas. Além disso, houve uma correção nos números referentes aos dois últimos meses de 2021, que acrescentou mil empregos. Segundo o Household Survey, a taxa de desemprego aumentou de 3,9% para 4% em janeiro e a taxa de participação subiu de 61,9% para 62,2%. O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,7%, sugerindo pressão de salários e dificuldade em contratar.

Outras fontes também mostram mercado de trabalho aquecido. O número de vagas de emprego em aberto alcançou 10,9 milhões em dezembro, de acordo com dados do relatório “Job Openings and Labor Turnover Survey” (Jolts), ficando próximo ao recorde da série alcançado em julho de 2021. A taxa de pedidos de demissão segue elevada. Ambos os indicadores sugerem uma crescente dificuldade das empresas em contratar funcionários, possivelmente pelo aumento de casos de covid-19 no período.

Os indicadores de atividade do ISM sinalizaram expansão moderada em janeiro. O índice de manufaturas recuou 1,2 ponto para 57,6, com queda na demanda e na produção, leve melhora no tempo de entrega de mercadorias – que ainda permanece elevado – e pressão de preços. O índice de serviços diminuiu 2,4 pontos para 59,9. O relatório sugere que os casos recentes de ômicron tiveram impacto moderado na oferta e demanda do setor no período.

Os números de novos casos de covid-19 e de hospitalizações continuam diminuindo no país.

Europa: Banco Central vê riscos de inflação mais elevada no curto prazo
O Banco Central Europeu (BCE) manteve a política monetária inalterada, conforme esperado. O programa emergencial de compra de ativos (PEPP, na sigla em inglês) terminará em março. O programa convencional de compra de ativos (APP) continuará por tempo indeterminado e será ampliado temporariamente até outubro de 2022, suavizando o declínio de compras causado pelo fim do PEPP. A presidente do banco, Christine Lagarde, durante a coletiva de imprensa, disse que existem riscos de a inflação ser mais alta do que era esperado anteriormente, principalmente em razão de maiores preços de energia e restrições na cadeia produtiva no curto prazo, que devem desacelerar ao longo do ano. Acrescentou que até o momento não foram observados aumentos de salários, os quais tornariam a inflação mais persistente.

O Banco Central da Inglaterra (BoE) elevou a taxa de juros, conforme esperado, em 25 pontos-base passando de 0,25% para 0,5% ao ano. Este foi o segundo aumento consecutivo nas taxas de juros. A inflação está elevada e a projeção do banco é que ela alcance um pico de 7,25% em abril. O BoE sinalizou que podem ser apropriados apertos modestos nos próximos meses para trazer a inflação de volta à meta de 2%.

O PIB da área do euro no 4T21 desacelerou para 0,3% frente ao trimestre anterior, refletindo uma contração da Alemanha (-0,7%), um crescimento moderado da França (0,7%) e da Itália (0,6%) e uma expansão da Espanha (2%). O crescimento do 4T21 coloca a área do euro de volta ao nível pré-pandemia, mas com uma heterogeneidade entre os membros. Enquanto a França já ultrapassou seu nível do 4T19, Alemanha, Itália e Espanha continuam abaixo. No ano, o crescimento da área do euro foi de 5,2%.
As vendas no varejo contraíram 3% em dezembro frente ao mês anterior, mas permanecem acima do nível pré-pandemia. As vendas foram afetadas no período pelo aumento de casos de covid-19. A taxa de desemprego diminuiu para 7%, alcançando um mínimo histórico da série, e indicando aquecimento do mercado de trabalho.
O índice de preços ao consumidor subiu 5,1% nos últimos doze meses até janeiro, com aumento forte no preço da energia. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, cresceu 2,3% no mesmo período, com elevação no preço de serviços em geral.

Os casos de covid-19 começaram a diminuir na França e as hospitalizações devem começar a moderar em breve. Itália e Espanha continuam com queda no número de casos e hospitalizações. Alemanha, Áustria e Holanda, ainda observam aumento das infecções. No Reino Unido, os casos e hospitalizações seguem tendência de queda. Apesar do grande número de casos, a ômicron não tem causado um aumento proporcional nas internações e vários países se preparam para diminuir restrições. A França eliminou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. A Itália deve eliminar a maioria das restrições até o fim de fevereiro. A Áustria encerrou o lockdown de não vacinados, mas será o primeiro país da região a exigir a obrigatoriedade da vacina.

China: atividade desacelera em janeiro
Os indicadores de atividade industrial contraíram em janeiro. O PMI de manufaturas calculado pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) diminuiu para 50,1 pontos e o PMI de manufaturas Caixin encolheu para 49,1. Ambos os índices sinalizaram queda na produção e em novos pedidos e contínua pressão de preços de insumos.

O PMI de serviços do NBS diminuiu para 50,3 pontos, em razão de menor demanda e emprego, possivelmente impactado por surtos de covid-19 em algumas províncias e medidas restritivas de circulação.

Os casos de covid-19 parecem controlados e estão concentrados em algumas províncias. A China mantém a política de tolerância zero em relação ao vírus, o que restringe a circulação de pessoas. Por enquanto, indicadores de alta frequência não mostram impacto significativo do vírus na atividade.

Brasil

Pesquisa Focus: expectativas de inflação mais altas
A projeção para o IPCA apresentou alta para 2022 (de 5,15% para 5,38%) e para 2023 (3,4% para 3,5%). Já os números esperados para o PIB permaneceram estáveis para 2022 (de 0,29% para 0,3%) e registraram queda para 2023 (de 1,69% para 1,55%). A taxa Selic segue em 11,75% para o final deste ano e em 8% para o final do ano que vem.

Atividade: expansão na indústria em dezembro
A produção industrial cresceu 2,9% no mês de dezembro, interrompendo a sequência de seis quedas sucessivas. Houve crescimento tanto na indústria extrativa quanto na indústria de transformação, com variações de 1,6% e 2,0%, respectivamente. Em 2021, a produção industrial registrou alta de 3,9%, porém está 0,9% abaixo do nível pré-pandemia e deve continuar com desempenho fraco em função da política monetária mais apertada e do menor crescimento global.

Fiscal: setor público consolidado registra superávit primário em 2021
O resultado primário do governo foi positivo em dezembro. A arrecadação segue forte. O superávit primário do setor público consolidado veio abaixo das expectativas, ficando em R$ 0,1 bi no mês e encerrou 2021 em R$65 bi (0,7% do PIB). Foi o primeiro superávit primário desde 2013. A dívida líquida registrou alta, passando de 57% para 57,3% do PIB. Em suma os resultados fiscais foram positivos no ano passado, mas perspectivas à frente são negativas.

Política monetária: Copom sinaliza redução do ritmo de ajuste da taxa básica de juros
O Banco Central do Brasil (BCB) confirmou as expectativas e elevou a taxa Selic nesta quarta-feira de 9,25% para 10,75%. Adicionalmente, sinalizou que deverá reduzir o ritmo de ajuste da política monetária, mas enfatizou que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas. Esta sinalização é importante pois indica proximidade do fim do ciclo de aperto monetário e é coerente com a estratégia delineada pelo Copom na última reunião.

O Copom considerou que, diante do aumento de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário avance significativamente em território contracionista. De fato, as projeções da Pesquisa Focus encontram-se acima das metas tanto em 2022 (5,4% versus 3,5%) quanto em 2023 (3,5% versus 3,25%).

Aguardamos a ata da reunião, que será divulgada na próxima terça (8/2), para termos mais detalhes sobre os rumos futuros da política monetária.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles – Head
Claudia Moreno – Head Brasil
Claudia Rodrigues – Head Internacional
Felipe Mecchi – Internacional
Heliezer Jacob – Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.