• Início
  • Economia
  • Resumo da semana: atividade perde ritmo em meio ao avanço da ômicron

Leitura de 7 min

Resumo da semana: atividade perde ritmo em meio ao avanço da ômicron

Veja abaixo o relatório semanal preparado pela equipe econômica do C6 Bank.

Atualizado em

Internacional

Estados Unidos: sinais de desaceleração da atividade em janeiro

O número de novos casos de covid-19 continua elevado e as hospitalizações parecem ter se estabilizado em patamar alto. Possivelmente o pico no número de casos ocorrerá neste mês.

Os índices regionais de atividade industrial do Fed indicaram sinais mistos em janeiro. O índice do Empire State surpreendeu negativamente, mas o Philadelphia Fed ficou um pouco acima das expectativas. Na composição dos índices, a diferença principal está nos indicadores de demanda e produção, que diminuíram no Empire State e tiveram leve recuperação no Philadelphia Fed. Os demais componentes trouxeram mensagens similares, como contínua pressão de preços e ligeira melhora dos gargalos na cadeia produtiva. Acreditamos que o dado mais fraco do Empire State tenha relação com o avanço da pandemia de covid-19.

O mercado imobiliário continua aquecido. Apesar de uma queda na venda de casas usadas em dezembro de 4,6% frente ao mês anterior, os estoques estão no mínimo da série e os preços, que já se encontram em um patamar elevado, continuam subindo. Os índices de permissões para construir e construções iniciadas de novas casas subiram no período. O otimismo das construtoras (NAHB Housing Market Index) diminuiu em 1 ponto para 83 em janeiro –- seguindo em nível alto, acima da média pré-pandemia.

Europa: menos restrições à mobilidade

Os casos de covid-19 podem estar próximos do pico em países como França, Itália e Espanha, onde a taxa de transmissão do vírus está em torno ou abaixo de 1. O primeiro-ministro francês disse que medidas mais restritivas como o uso de máscara em ambientes abertos e limite de público em eventos fechados devem terminar em fevereiro. O parlamento francês aprovou o uso do passaporte de vacina, o que significa que a partir da próxima semana apenas os completamente vacinados terão acesso a restaurantes, teatros, cinemas e poderão embarcar em viagens domésticas de trens e aviões. Alemanha, Áustria e Holanda, ainda observam aumento das infecções. No Reino Unido, os casos seguem tendência de queda. O primeiro-ministro britânico anunciou o fim das restrições impostas em dezembro para a próxima semana.

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou a minuta de sua reunião de dezembro. O texto mostrou preocupação do comitê quanto a um possível cenário de inflação mais alta e persistente. Apesar disso, os membros têm reforçado a mensagem que um aumento de taxa de juros este ano é pouco provável.

No Reino Unido, indicadores de consumo e confiança vieram piores que o esperado. As vendas no varejo caíram 3,7% em dezembro frente ao mês anterior, possivelmente pelo aumento de casos de covid-19 e consequentes restrições à circulação. A confiança do consumidor em janeiro diminuiu de -15 para -19 – menor nível desde fevereiro de 2021 – indicando preocupações das famílias com a inflação.

Entretanto, o mercado de trabalho está aquecido e se manteve resiliente em dezembro, quando medidas restritivas para conter o avanço da ômicron entraram em vigor. A taxa de desemprego está próxima do nível pré-pandemia e as vagas em aberto permaneceram elevadas. Além disso, a inflação alcançou 5,4% nos últimos doze meses até dezembro. Tanto a pressão no mercado de trabalho quanto a alta inflação devem levar o banco central britânico (BoE, na sigla em inglês) a subir a taxa básica de juros em mais 15 pontos base na próxima reunião do comitê em fevereiro.

China: Banco Central reduz taxas de juros

O banco central da China (PBOC, na sigla em inglês) reduziu as taxas de médio prazo e de recompra reversa em 10 pontos base e as taxas de curto e longo prazo (LPRs, na sigla em inglês) em 10 e 5 pontos base para 3,7% e 4,6%, respectivamente. Desde abril de 2020 essas taxas estavam estáveis, até que o primeiro corte ocorreu na LPR de curto prazo no fim do ano passado. O vice-presidente do PBOC disse que usará mais ferramentas para estabilizar e fortalecer a economia. As medidas recentes sinalizam preocupações do governo com uma desaceleração no curto prazo e podem ajudar a melhorar perspectivas quanto ao setor imobiliário.

O PIB expandiu 8,1% em 2021, ficando bem acima da meta do governo de pelo menos 6%. Apesar disso, o crescimento foi desacelerando ao longo do ano e no 4T21 a economia cresceu 4% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. Durante esse período a produção industrial teve crescimento sólido, apoiada por fortes exportações, enquanto o consumo doméstico desapontou e os investimentos, principalmente no mercado imobiliário, foram fracos.

A produção industrial cresceu 4,3% em dezembro frente ao mesmo mês do ano anterior, surpreendendo positivamente. Houve aumento na produção de setores relacionados a tecnologia e automóveis, enquanto setores intensivos em energia, como aço e cimento, permaneceram fracos. As vendas no varejo cresceram 1,7% no período –- abaixo do esperado –- possivelmente impactadas por surtos de covid-19 e restrições impostas à circulação.

O investimento em ativos fixos (FAI, na sigla em inglês) desacelerou para 4,9% em 2021 frente ao ano anterior. Houve arrefecimento nos investimentos imobiliários, em razão das dificuldades enfrentadas pelo setor. Os investimentos em infraestrutura foram modestos, enquanto investimentos em manufaturas permaneceram sólidos.

A taxa de desemprego urbano, reportada pelo Escritório Nacional de Estatística, subiu na margem para 5,1% em dezembro. Considerando apenas a faixa etária de 14-24 anos, a taxa de desemprego permaneceu em 14,3%.

Os casos de covid-19 diminuíram ao longo da semana e estão concentrados em algumas províncias. Os surtos de ômicron nas províncias de Henan e Tianjin parecem ter sido contidos. A China mantém a política de tolerância zero em relação ao vírus, o que restringe a circulação de pessoas. Por enquanto, indicadores de alta frequência não sinalizam queda significativa da atividade.

Brasil

Pesquisa Focus: expectativas de inflação mais altas

A projeção para o IPCA apresentou leve alta para 2022 (de 5,03% para 5,09%) e 2023 (de 3,36% para 3,4%). Já os números esperados para o PIB permaneceram estáveis para 2022 (de 0,28% para 0,29%) e registraram alta para 2023 (de 1,7% para 1,8%). A taxa Selic segue em 11,75% para o final deste ano e em 8% para o final do ano que vem.

Atividade: novos casos de covid-19 acendem sinal de alerta

O número de novos casos de covid-19 voltou a subir. O Brasil registrou recorde de novos casos confirmados na quarta-feira (19), com mais de 205 mil contágios, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa. Na média móvel de sete dias até ontem (20/1), o número atingiu o patamar de 110 mil infecções. As internações também registraram alta. Estados como Mato Grosso, Goiás e Pernambuco ultrapassaram a marca de 80% de ocupação de UTIs. Em São Paulo, a ocupação passou de 41% para 57% em uma semana. Apesar dos dados negativos, não enxergamos, por ora, impactos na atividade. Entretanto, este risco pode se materializar à frente.

O indicador mensal de atividade do Banco Central, IBC-Br, subiu 0,69% em novembro em relação a outubro após 4 meses consecutivos de quedas. O carrego estatístico, no entanto, é compatível com uma retração de 0,3% no 4T21 e com um crescimento de 4,4% em 2021.

Inflação: IGP-10 sinaliza aceleração de bens industriais

O IGP-10 avançou 1,79% em janeiro – acima do esperado de 1,61%. A composição dos índices de atacado apresentou alta de 1,49% do IPA agrícola frente a uma queda de 0,11% no mês anterior, enquanto o núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – registrou elevação de 0,69%.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.