• Início
  • Economia
  • Resumo da semana: dados de atividade no Brasil surpreendem positivamente

Leitura de 6 min

Resumo da semana: dados de atividade no Brasil surpreendem positivamente

Veja abaixo o relatório semanal preparado pela equipe econômica do C6 Bank.

Atualizado em

Internacional

Estados Unidos: alta nas hospitalizações por covid-19 é risco para atividade

Os novos casos de covid-19 continuam subindo e as hospitalizações ultrapassaram o pico anterior em janeiro de 2021. A dose de reforço alcançou 23% da população, um nível mais baixo comparado a outras economias desenvolvidas que estão atravessando surto similar. Entretanto, o número de mortes segue menor que o de ondas anteriores. A expectativa é que um pico no número de casos ocorra até o fim deste mês.

A inflação ao consumidor (medida pelo índice CPI) subiu 0,5% em dezembro, uma desaceleração em relação ao mês anterior, causada principalmente por uma queda no preço de energia. Em 2021, o índice acumulou alta de 7%. O núcleo do CPI (exclui alimentos e energia) registrou expansão de 0,6% no mês e 5,5% no ano. O aumento generalizado de preços reforça o diagnóstico de que a inflação pode ser mais persistente do que o esperado.

A atividade arrefeceu em dezembro, mas ainda permanece sólida. As vendas no varejo contraíram 1,9% no mês em relação a novembro, mas continuam acima da tendência pré-pandemia. A produção industrial caiu 0,1% e a utilização da capacidade instalada ficou inalterada em 76,5%.

O presidente do Banco Central norte-americano (Fed), Jerome Powell, e a nova vice-presidente, Lael Brainard, tiveram audiências no senado esta semana para confirmar suas nomeações. Perante o Comitê Bancário do Senado, Powell reforçou que o Fed deve subir juros e começar a reduzir o balanço patrimonial este ano.

Europa: casos de covid-19 seguem elevados

Os casos de covid-19 continuam subindo na região. O aumento de infecções ocorre em vários países, como França, Itália e Espanha, todos esses no momento com número de novos casos acima de picos anteriores. As hospitalizações, no entanto, seguem moderadas. Apesar disso, restrições para evitar uma disseminação maior do vírus continuam em vigor. A taxa de reprodução do vírus diminuiu e pode sinalizar um pico do número de casos nas próximas semanas. No Reino Unido, primeiro país da região a ter forte aumento de infecções ocasionadas pela variante ômicron, os casos parecem apresentar tendência de queda.

A taxa de desemprego na zona do euro diminuiu para 7,2% em novembro, próximo ao menor nível da série de 7,1%, observado no início da pandemia. A queda no desemprego vem ocorrendo desde que as maiores restrições sobre o setor de serviços foram mitigadas.

A produção industrial cresceu 2,3% em novembro frente ao mês anterior, depois de três quedas consecutivas. Importante destacar a melhora na produção de veículos, que depois de forte aumento em outubro (10%), continuou expandindo em novembro (4,8%), indicando sinais de alívio na cadeia produtiva. Com este resultado, a produção industrial está apenas 0,5% abaixo do nível pré-pandemia.

China: casos de ômicron são identificados no país

Casos de covid-19 associados à variante ômicron foram identificados em duas importantes cidades portuárias, Tianjin e Dalian. Esta foi a primeira vez que a ômicron foi detectada em transmissão local no país. Por ser de maior transmissibilidade que variantes anteriores, esta cepa pode ser um desafio para a política de tolerância zero, que impõe testagem em massa, lockdowns parciais e restrições à mobilidade. No momento, a província de Henan concentra a maioria dos casos que são relacionados à delta. A província de Shaanxi, cuja capital Xian está em lockdown há quase três semanas, parece ter controlado o surto.

A inflação ao consumidor desacelerou na margem. O índice passou de 2,3% nos últimos 12 meses até novembro para 1,5% em dezembro, impactado principalmente pela queda nos preços de alimentos e um crescimento menor no preço de energia. O núcleo da inflação ficou inalterado em 1,2% no mesmo período.

O fluxo de crédito agregado foi de RMB 2,4 trilhões em dezembro, ficando abaixo do mês anterior e das expectativas. Houve aumento na emissão de títulos do governo, mas queda na emissão de títulos de empresas e menores empréstimos de médio e longo prazo às famílias, principalmente os referentes à hipotecas.

A balança comercial alcançou um superávit recorde em dezembro, principalmente em razão de uma desaceleração nas importações. As exportações cresceram 20,9% no mês em comparação com o mesmo mês do ano anterior, vindo em linha com o esperado, enquanto as importações subiram 19,5% no mesmo período, bem abaixo das expectativas, com menores importações de carvão e minério de ferro.

Brasil

Pesquisa Focus: Selic mais alta para este ano

A projeção para o IPCA não se alterou para 2022 (5,03%) e caiu para 2023 (de 3,41% para 3,36%). Já os números esperados para o PIB permaneceram estáveis para 2021 (4,5%) e registraram queda para 2022 (de 0,36% para 0,28%) e para 2023 (de 1,8% para 1,7%). A taxa Selic avançou de 11,5% para 11,75% no final deste ano e manteve-se em 8% para o final do ano que vem.

Atividade: dados mais fortes que o esperado em novembro

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro indicou alta de 2,4% no volume de serviços na comparação mensal. O dado veio acima do teto das expectativas do mercado e da projeção da Equipe Econômica do C6 Bank. Dentre as séries que compõem o índice, o segmento de serviços prestados às famílias – o mais afetado pelas restrições de mobilidade – registrou alta de 2,8%, porém segue 12% abaixo do nível pré-pandemia.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), as vendas no varejo ampliadas – que incluem veículos e construção civil – subiram 0,5% em novembro na comparação com o mês anterior, surpreendendo positivamente. Houve elevação na margem em 6 das 10 séries que compõem esse indicador.

Inflação:  IPCA tem alta de 10,06% em 2021

O IPCA de dezembro veio acima do esperado, registrando alta de 0,73%. A surpresa foi a alta em produtos de higiene pessoal como perfumes e sabonete. Apesar do alto desemprego, vemos os preços dos serviços à frente pressionados em função da elevada inflação corrente que afeta os preços via inércia inflacionária. Os bens industriais devem mostrar algum alívio – o núcleo do IPA industrial dá sinais de desaceleração.

A inflação acumulada em 2021 ficou em 10,06%, maior variação desde 2015 (10,67%). Os preços livres subiram 7,7% – sendo 8,2% de alimentação no domicílio, 12% de bens industriais e 4,8% de serviços. Os preços administrados acumularam alta de 16,9%, impulsionados pela alta de 47,5% na gasolina e de 21,2% na energia elétrica residencial.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles                   Head
Claudia Moreno      Head Brasil
Claudia Rodrigues    Head Internacional
Felipe Mecchi                   Internacional
Heliezer Jacob            Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras. O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.