• Início
  • Economia
  • Resumo da semana: economia aquecida sugere alta de juros em breve nos EUA

Leitura de 7 min

Resumo da semana: economia aquecida sugere alta de juros em breve nos EUA

Veja os principais destaques da semana, segundo a Equipe Econômica do C6 Bank

Atualizado em

Fique pode dentro dos fatos mais relevantes da economia do Brasil e do mundo com o resumo semanal que a Equipe Econômica do C6 Bank preparou para você.

Confira abaixo os destaques da semane, logo em seguida, a íntegra do relatório desta semana.

. Fed sugere aperto monetário

O Banco Central norte-americano (Federal Reserve) sinalizou que pode ser necessário subir a taxa de juros mais cedo ou mais rápido do que o esperado.

. Mercado de trabalho aquecido nos EUA

A taxa de desemprego diminuiu 4,2% em novembro para 3,9% em dezembro. Houve criação de 199 mil empregos frente 249 mil no mês anterior. O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,6%, sugerindo pressão de salários e dificuldade em contratar.

. Indústria brasileira volta a encolher

A produção industrial contraiu 0,2% no mês de novembro — sexto mês de queda sucessiva. A indústria está 4,3% abaixo do nível pré-pandemia e deve continuar com desempenho fraco em função da política monetária mais apertada e do menor crescimento global.

Confira a íntegra do resumo semanal da Equipe Econômica do C6 Bank.

Estados Unidos: economia aquecida indica alta de juros em breve

Estados Unidos: ata do Fed sinaliza aperto monetário antes do esperado

O banco central americano (Fed) divulgou a ata da última reunião, realizada em dezembro. Os membros do comitê de política monetária sinalizaram que pode ser necessário subir a taxa de juros mais cedo ou mais rápido do que esperavam anteriormente. Além disso, alguns membros notaram que pode ser apropriado começar uma redução do balanço patrimonial logo depois do início dos aumentos de juros.

O Departamento de Trabalho publicou dados referentes ao mês de dezembro. De acordo com o Household Survey, a taxa de desemprego diminuiu de 4,2% em novembro para 3,9% no mês. A taxa de participação ficou estável em 61,9%. Segundo o Establishment Survey, houve criação de 199 mil empregos frente a 249 mil no mês anterior, e um acréscimo de 141 mil empregos depois da revisão dos dados de outubro e novembro. O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,6% no mês, sugerindo pressão de salários.

O mercado de trabalho também segue aquecido segundo outro relatório do Departamento de Trabalho referente ao mês de novembro. As vagas de emprego em aberto seguiram elevadas (10,6 milhões), de acordo com dados do relatório JOLTs. O número de pedidos de demissão alcançou novo recorde de 4,5 milhões. Os dados sugerem uma crescente dificuldade das empresas em contratar e reter funcionários.

Os indicadores de atividade do ISM seguem sólidos. O índice de atividade industrial diminuiu para 58,7 em dezembro, em meio a sinais de moderação na demanda e produção. O índice de serviços diminuiu para 62 pontos.  Ambos os setores apresentaram sinais incipientes de normalização na cadeia produtiva, com menor tempo de entrega de mercadorias.

Os novos casos de covid-19 continuam subindo e as hospitalizações estão próximas do pico alcançado em janeiro de 2021. Apesar de dados sugerirem que a variante ômicron é menos severa do que as anteriores, Anthony Fauci, imunologista e principal conselheiro de saúde do presidente Biden, vê risco de sobrecarga no sistema de saúde em razão do grande número de casos. O imunologista também acredita que o pico no número de casos deve ocorrer no fim de janeiro. Várias escolas optaram pela volta do ensino remoto.

Europa: aumento de restrições para conter casos de covid-19

O número de casos de covid-19 continua subindo na região. O aumento de infecções ocorre em vários países, como Espanha, França e Itália e no Reino Unido, todos esses no momento com número de novos casos acima de picos anteriores. As hospitalizações, no entanto, seguem moderadas. Apesar disso, mais restrições para evitar uma disseminação maior do vírus estão em andamento. Na França, o parlamento aprovou o passaporte de vacinação, que dá acesso apenas a pessoas completamente vacinadas a entrarem em bares, restaurantes, museus e a realizarem viagens de longa distância. Na Itália, a vacina será obrigatória para as pessoas com mais de 50 anos.

As vendas no varejo permaneceram resilientes na Zona do Euro, subindo 1% em novembro frente ao mês anterior. Houve aumento de vendas na maioria dos países do bloco. A confiança na economia retraiu 2,3 pontos em dezembro para 115,3, mas permanece elevada.

O índice de preços ao consumidor cresceu 5% em 2021, com aumento forte no preço da energia. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 2,6% no mesmo período, com aumento no preço de bens e serviços em geral.

China: atividade firme, mas covid-19 é risco

Os indicadores de atividade industrial seguem sólidos e vieram melhores que o esperado. O PMI de manufaturas calculado pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) subiu para 50,3 pontos em dezembro e o PMI de manufaturas Caixin avançou para 50,9. Ambos os índices sinalizaram melhora na cadeia produtiva e menor pressão de preços de insumos.

Os indicadores de serviços também continuam firmes. O PMI serviços do NBS avançou para 52 pontos, se recuperando da queda em novembro, e o PMI serviços do Caixin alcançou 53,1. Apesar do aumento, várias empresas reportaram preocupações com possíveis impactos da pandemia nos próximos meses.

O governo chinês pediu aos bancos para aumentarem os empréstimos ao setor imobiliário e, ao mesmo tempo, facilitou algumas restrições impostas sobre o limite de endividamento de incorporadoras, sinalizando uma preocupação com a crise de liquidez de empresas do setor imobiliário.

A China deve continuar com a política de tolerância zero à covid-19. O Centro de Controle de Doenças indicou que uma mudança de política para conviver com o vírus teria um impacto severo no sistema de saúde e na economia. Os casos de covid-19 estão concentrados em duas províncias: Shaanxi, cuja capital Xian continua em lockdown, e Henan. A cidade de Shenzen, importante centro de tecnologia do país, tem realizado testagem em massa depois de ter reportado 2 casos. A variante ômicron ainda não foi detectada em casos de transmissão local no país.

BRASIL

Pesquisa Focus: crescimento menor em 2022

A projeção para o IPCA apresentou leve retração para 2021 (de 10,02% para 10,01%), permaneceu estável para 2022 (5,03%) e subiu para 2023 (de 3,38% para 3,41%). Já os números esperados para o PIB registraram queda em 2021 (de 4,51% para 4,5%) e 2022 (0,42% para 0,36%). A taxa Selic segue em 11,5% para este ano e em 8% para o ano que vem.

Atividade: retração na indústria em novembro

A produção industrial contraiu 0,2% no mês de novembro, sendo o sexto mês de queda sucessiva. Houve alta na indústria extrativa e redução na indústria de transformação, com variações de 5% e -0,4%, respectivamente. A indústria está 4,3% abaixo do nível pré-pandemia e deve continuar com desempenho fraco em função da política monetária mais apertada e do menor crescimento global.

Inflação:  IGP-DI indica desaceleração de bens industriais

O IGP-DI avançou 1,25% em dezembro – abaixo do esperado de 1,58% – e encerrou o ano com alta acumulada de 17,74%. A composição dos índices de atacado apresentou comportamento heterogêneo: o IPA agrícola acelerou 1,54% frente a uma queda de 1,71% no mês anterior enquanto o núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – desacelerou (alta de 0,13% ante alta de 2,08% em novembro).

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles – Head
Claudia Moreno – Head Brasil
Claudia Rodrigues – Head Internacional
Felipe Mecchi – Internacional
Heliezer Jacob – Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.