Seu Bolso

Score bom: quantos pontos devo ter?

Entenda as vantagens de ter um bom score de crédito


Mulher mexendo no notebook identificando se possui um score bom
Entenda como funciona o sistema de score de crédito do Serasa

Ter um bom score de crédito é muito importante para a sua vida financeira. Afinal, esse valor é levado em conta na hora de solicitar empréstimos e serviços como limite da conta, por exemplo.

O score também é analisado quando você abre uma conta no banco, podendo ser decisivo para o limite do cartão de crédito.

Mas qual é o valor de um score bom? Entenda o que é considerado um bom score de crédito:

Relacionadas:

O que é score de crédito?

Score de crédito é um sistema de pontos que avalia os hábitos financeiros de um cliente. O objetivo é indicar a confiabilidade dessa pessoa e entender quem é um bom pagador.

É a partir dessa pontuação que as instituições conseguem entender se você honra os seus compromissos financeiros.

O cálculo do score de crédito é realizado pelo Serasa. Os pontos variam em uma escala de zero a mil. Ao pagar as suas contas em dia e não contrair dívidas, o seu score será mais alto. Da mesma forma, você perde pontos ao pagar contas em atraso ou criar dívidas.

Assim, os bancos conseguem prever quais clientes têm mais chances de pagar as contas em dia.

Para consultar o seu score de crédito, você pode acessar o site do Serasa e se cadastrar através do seu CPF.

O que é um score bom?

O seu score de crédito será um valor entre zero e mil. Esse valor é definido a partir de todos os seus hábitos financeiros.

Confira a escala de avaliação do Serasa:

  • 0 a 300: score ruim;
  • 301 a 500: score regular;
  • 501 a 700: score bom;
  • 701 a 1000: score excelente.

Portanto, com um score acima de 501, as chances de ter um empréstimo aprovado junto a instituições financeiras são mais altas. Além disso, pessoas com um score bom podem contar com melhores taxas e um prazo maior para quitar dívidas.

Score 1.0 e Score 2.0

O Score 2.0 foi implementado devido ao cenário econômico do Brasil após a pandemia da Covid-19. A alta de preços e o aumento de clientes inadimplentes também são fatores que impulsionaram a mudança.

Com ele, o cálculo do score de crédito mudou. Assim, a escala de pontos e alguns critérios de avaliação foram alterados de acordo com a nova realidade econômica dos brasileiros.

Uma mudança entre o Score 1.0 e o Score 2.0 é a influência de cada critério para o cálculo do score. Por exemplo, no Score 2.0, o histórico de dívidas de um cliente tem menos impacto na formulação total do score de crédito.

Outra diferença importante está na escala de avaliação do Serasa. No Score 1.0, um score considerado “baixo” variava entre 0 e 399. No Score 2.0, a faixa está entre 0 e 300.

Da mesma forma, um score considerado bom, que antes era considerado apenas acima de 600 pontos, hoje pode ser considerado a partir de 501 pontos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Crédito rotativo e cheque especial: somente em caso de emergência