Leitura de 6 min

Score 500 é bom? Entenda qual é a pontuação ideal

Score 500 ou 700? Entenda a partir de quanto uma pontuação é considerada boa em análises de crédito.

Atualizado em

Mulher mexendo no notebook identificando se possui um score bom
Entenda como funciona o sistema de score de crédito do Serasa

Ter um score de crédito bom impacta sua vida financeira de forma positiva. A pontuação é avaliada na hora de solicitar empréstimos, por exemplo. Assim como muitas vezes é um fator decisivo para corretoras e bancos concederem limites de cartão de crédito. A lógica desse sistema de pontos é: quanto maior seu resultado maior será sua chance de aprovação.

Mas quando um score é considerado bom? Pensando em responder essa e demais dúvidas sobre o assunto, o C6 Bank preparou este texto. Nele você encontrará as respostas para as seguintes questões:

  • O que é score de crédito?
  • Quando um score é considerado bom?
  • Qual score é bom para cartão de crédito?
  • Score bom para financiamento: qual a melhor pontuação?
  • O que são oscilações de score de crédito?
  • O que significa score regular?
  • Dicas para melhorar um score baixo
  • Todas as instituições financeiras seguem as mesmas regras?

Quer ver outros conteúdos relacionados ao tema? Confira estes posts:

O que é score de crédito?

Score de crédito é um sistema de pontos, realizado pelo Serasa, que avalia os hábitos financeiros de uma pessoa. O objetivo é indicar para as instituições a confiabilidade dos clientes, para que possam entender quem é um bom pagador.

o que é score de crédito  -   cartões de crédito c6 carbon black em cima de uma bolsa de camurça azul, celular aberto no app na tela cartões
Entenda como o score de crédito funciona.

Assim, a pontuação varia em uma escala de 0 a 1.000, sendo que o valor mais alto aponta quem paga as contas em dia e não contrai dívidas e o mais baixo representa aqueles que criam despesas negativas e têm compromissos financeiros em atraso.

Quando um score é considerado bom?

O score bom é aquele a partir de 501. Para entender como funciona a escala de avaliação do Serasa, conheça cada uma das faixas:

  • Score ruim: 0 a 300;
  • Score regular: 301 a 500;
  • Score bom: 501 a 700;
  • Score excelente: 701 a 1000.

Portanto, quanto mais alta sua pontuação de crédito, maior são as chances de ter um empréstimo aprovado. Bem como um prazo maior para quitar dívidas e melhores taxas.

quando um score é considerado bom -  cartão black laranja ao lado do cartão c6 em tom dourado
O score 700 é bom para financiamentos de imóveis, segundo o Serasa.

Para consultar seu score de crédito, você pode acessar o site do Serasa e se cadastrar através do seu CPF.

Qual score é bom para cartão de crédito?

Não há uma pontuação máxima ou mínima para conquistar um cartão de crédito. Isso porque  cada instituição financeira tem liberdade de avaliar possíveis clientes da maneira mais adequada para seus objetivos. E outro detalhe importante: o score ideal para uma modalidade simples pode não ser o mesmo para ter um cartão black, por exemplo.

Foto de vários modelos de cartões do C6 Bank
Um score bom para cartão de crédito está entre 501 e 1000 pontos

Porém, a medida indicada pelo Serasa está entre 501 e 1.000 pontos. Ou seja, se você ficar dentre os scores considerados bom e excelente terá grandes chances de ter sua solicitação aprovada.

Score bom para financiamento: qual a melhor pontuação?

Segundo o Serasa, um score a partir de 700 já é considerado bom para um financiamento de imóvel, já a pontuação para o financiamento de veículos varia bastante de acordo com as instituições.  E ainda, há outros fatores que são levados em conta na análise de crédito.

Os critérios também mudam de uma instituição para outra, mas geralmente são:

  • atual situação financeira do solicitante;
  • renda mensal;
  • relacionamento com a empresa credora e o mercado.

Além de não apresentar um score baixo e estar dentro dos critérios apresentados, a aprovação de um financiamento também dependerá de políticas internas das instituições.

O que são oscilações de score de crédito?

A pontuação de crédito pode oscilar para cima ou para baixo, mas uma variação de 50 pontos no score é considerada comum, segundo o Serasa. O importante é não se apegar ao número de forma isolada e levar em conta sua faixa de classificação (excelente, bom, regular e baixo).

O que significa score regular?

O score regular é a faixa correspondente aos valores de 301 a 500, que, para o Serasa, é uma classificação baixa. Nesse sentido, essa pontuação pode não ser o suficiente para conquistar bons limites de crédito ou um empréstimo.

Sendo assim, o ideal é buscar manter sua pontuação dentro do que é entendido como bom e excelente (501 a 1.000).

Dicas para melhorar um score baixo

Leia a seguir 3 dicas que podem ajudar na melhora do seu score de crédito:

  1. Atualize os dados no Serasa: quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você disponíveis no sistema, mais confiável será seu cadastro;
  2. Quite suas despesas: negocie todas as dívidas atrasadas com os credores e pague-as. Na sequência, mantenha um bom comportamento com as finanças para os credores reavaliarem o risco de conceder crédito a você;
  3. Pague contas em dia: para evitar atrasos, opte pelo débito automático. No C6 Bank você encontra essa funcionalidade. Saiba mais sobre ela aqui.

Todas as instituições financeiras seguem as mesmas regras?

Não. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes para análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outras variações desenvolvidas de acordo com as suas necessidades.

Além disso, na análise dos clientes podem também ser considerado outros fatores que são próprios das instituições financeiras.

Mudanças no Score 1.0

Devido ao cenário econômico do Brasil após a pandemia de Covid-19, foi implementado o Score 2.0. Dessa forma, além da mudança no cálculo do score de crédito, houve também alteração nos critérios de avaliação e na escala de pontos para estar em linha com a realidade dos brasileiros.  

Algo que é possível destacar é a mudança de influência de cada critério para o cálculo da pontuação. Por exemplo, na avaliação atual, o histórico de dívidas de um cliente tem menos impacto na formulação total do score.

Agora, você já sabe o que é um score bom, como pode fazer para alcançá-lo e os critérios de avaliação para conseguir a aprovação do cartão de crédito e financiamento.

Vale reforçar que os pontos score são dinâmicos e calculados sempre quando for feita a consulta. Ou seja, ela refletirá seu comportamento até aquele momento.

E ainda não deixe de conhecer os benefícios oferecidos pelas diferentes modalidades de cartões do C6 Bank:

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados ao tema de crédito? Confira alguns que selecionamos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.