Leitura de 2 min

2° lote de restituição do IR 2022: como consultar

O 2° lote de restituição do IR foi liberado para consulta; veja como fazer o procedimento

Atualizado em

Mulher fazendo a consulta do 2° lote de restituição do IR 2022 no computador

Foi disponibilizado para consulta, nessa quinta-feira (23), o 2° lote de restituição do IR 2022. O primeiro lote foi pago em maio, destinado aos brasileiros com prioridades legais, como idosos e pessoas com deficiência.

A seguir, confira mais informações sobre como fazer a consulta ao segundo lote.

Relacionadas:

Como consultar o 2° lote de restituição do IRPF 2022

Há duas maneiras de fazer a consulta ao 2° lote de restituição: pela web e pelo app. Vamos explicar cada uma abaixo:

Pela web

Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição“. Neste momento, você precisará fazer o login utilizando seu CPF e data de nascimento.

A página a seguir irá contar com orientações e os canais de prestação do serviço, oferecendo a possibilidade de fazer uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso seja identificada alguma pendência, é possível retificar a declaração, corrigindo as informações equivocadas.

Pelo app

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS. O procedimento é o mesmo, também exigindo o login com CPF e data de nascimento.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição dentro desse prazo, será necessário fazer o requerimento pelo Portal e-CAC acessando o menu Declarações e Demonstrativos. Na sequência, bsata selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Tem investimentos? Veja como declará-los no Imposto de Renda