• Início
  • Seu Bolso
  • Ser líder é um dom ou dá para aprender? Saiba como desenvolver a liderança desde cedo

Leitura de 4 min

Ser líder é um dom ou dá para aprender? Saiba como desenvolver a liderança desde cedo

Inteligência emocional é uma das características básicas do bom líder

Atualizado em

Mulher líder explica para uma mesa de convidados como desenvolver a liderança
Ser líder é um dom ou dá para aprender? Saiba como desenvolver a liderança desde cedo

Qualquer um pode ser um líder de sucesso. O que muda é a forma como isso vai acontecer.

Para uns, vai ser algo natural, enquanto outros vão precisar suar a camisa para desenvolver as habilidades necessárias para atingir os cargos mais altos dentro das empresas.

Esse processo de desenvolvimento pode começar a ser feito desde a infância e adolescência. Existe um senso comum de que algumas pessoas já nasceram com um dom, mas a liderança pode ser aprendida e desenvolvida, baseada no meio e no talento de cada um.

Existem diversas formas de liderar dentro de uma companhia. É claro que, em algumas crianças e adolescentes, já conseguimos ver características e comportamentos que remetem a líderes, porque realmente existem pessoas que tem um dom nato.

Mas nada impede que qualquer pessoa se torne um líder.

Relacionadas:

Como desenvolver habilidades de liderança desde a infância e adolescência? 

Neste período da vida, não é a hora de falar de liderança profissional em si, mas algumas atitudes podem ajudar para que o processo de desenvolvimento no futuro seja mais simples.

As crianças, principalmente, e adolescentes se comportam como esponjas, ou seja, estão abertos a absorver conhecimento desde sempre. Eles recebem muitos estímulos. Quem lidera pelo exemplo faz com que esse jovem se inspire e comece a repetir comportamentos.

Os responsáveis também têm um papel fundamental neste aspecto da vida dos filhos. É importante incentivar que os jovens aproveitem todo o processo e não só o resultado final, o que vai ser um grande diferencial na vida adulta – se a criança for a melhor aluna da sala, por exemplo, que seja estimulada a gostar de todo o esforço que fez para chegar naquele lugar e não só ficar feliz com o reconhecimento.

Isso ajuda a entender quais as áreas que a pessoa mais se identifica na hora de escolher uma profissão e que consiga ser feliz no dia a dia profissional. 

O resultado acontece à medida que as etapas são realizadas com responsabilidade, comprometimento e alegria. Se for uma coisa imposta, não é o caminho adequado. Ser feliz no trabalho não cabe só para jovens profissionais, mas para todos. É muito tempo durante o dia dedicado à carreira para a pessoa estar infeliz, isso não faz sentido.

Autoconhecimento é uma das chaves para o desenvolvimento de características de liderança e uma das formas de começar a desenvolvê-lo durante a infância é por meio da prática esportiva. 

É uma área que traz uma série de elementos que são pertinentes e ligados ao universo profissional, como o respeito ao adversário, a disciplina e a repetição. Ninguém chega a lugar nenhum sem treinar muito. Isso vale no esporte e na vida profissional.

Quais as características básicas de um bom líder? 

A liderança você só aprende exercitando e nunca chega em um nível máximo. Sempre há oportunidade de melhorar.

É preciso querer para se tornar um líder no futuro – o que alguns profissionais não querem. É necessário força de vontade, estudo e dedicação na vida adulta.

Veja algumas características básicas de bons líderes que podem ser desenvolvidas com o passar do tempo:

  • Ter inteligência emocional para lidar com os problemas da melhor forma possível;
  • Focar na autogestão da carreira, buscando a evolução e o aprendizado constante;
  • Se comunicar bem. Com o trabalho à distância, essa habilidade se tornou ainda mais importante para que o time continue funcionando da melhor forma possível;
  • Se adequar rapidamente a mudanças.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Clientes do C6 Bank podem pagar fatura do cartão de crédito com Pix