Leitura de 2 min

Transferi para a chave PIX incorreta, e agora?

Mantenha a calma e entenda quais são as alternativas possíveis para solucionar o problema

Atualizado em

Pessoa checando seu extrato de sua conta no app do C6 Bank

chave PIX é um apelido para os seus dados bancários. Com ela, você pode receber transferências via PIX sem informar agência, banco, conta, CPF e nome. Mas o que acontece quando você transfere para a chave PIX incorreta? Confira:

Relacionadas:

Coloquei a chave PIX incorreta, e agora?

Antes de efetivar a transação, a chave é verificada para confirmar se é válida para receber uma transferência. Caso ela não exista, você recebe um alerta na tela do app.  

No entanto, se a chave para a qual você vai fazer a transferência existe, mas não é a do contato correto, aí é mais complicado. Isso porque, como ocorre em segundos, não é possível estornar um valor enviado. Neste caso, o que resta é negociar com o recebedor a devolução dos valores.

Caso a transferência tiver sido feita por uma chave aleatória, a identificação do recebedor é inviável, dificultando o pedido da devolução do valor transferido.

Nesse caso, a última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema e pedindo ao banco que faça o contato com o destinatário.

Vale notar que, mesmo nesse caso, existe a chance de não ser possível recuperar o valor da transação. Portanto, sempre tome muito cuidado na hora de fazer uma transferência via PIX.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Existe limite de valor de PIX no C6 Bank?