Leitura de 4 min

Vale-alimentação: como economizar?

O vale-alimentação é um benefício muito útil, mas deve ser utilizado com consciência e planejamento para que dure o maior tempo possível

Atualizado em

Homem de frente para computador lendo dicas sobre como economizar o vale-alimentação

O vale-alimentação pode ser um grande aliado, quando usado com consciência. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mais recente, realizada pelo IBGE entre 2017 e 2018, mostra que a alimentação representa 17,5% das despesas mensais, por isso é importante ter cuidado para não gastar todo o VA antes da hora e ter dificuldades no final do mês.

Pensando nisso, o C6 Bank separou algumas dicas para te ajudar a economizar o vale-alimentação. Confira a seguir.

Relacionadas:

Vale-alimentação: o que é?

O vale-alimentação é um benefício concedido por várias empresas aos funcionários, na forma de um cartão projetado especificamente para a compra de gêneros alimentícios (processados ou in natura, como frutas e verduras) em supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões e outros estabelecimentos do tipo.

Segundo o artigo 458 da CLT, o limite do VA não pode ultrapassar 25% do salário do funcionário, com possibilidade de acúmulo do saldo em caso de não utilização.

Como economizar o VA?

Confira a seguir 7 dicas para fazer o vale-alimentação durar mais.

Planeje seus gastos

Planejamento é a palavra-chave quando se fala em economizar. No caso do VA, você pode tentar definir, de forma geral, os alimentos que pretende consumir ao longo do mês, através da famosa lista de compras. Não há motivo para fazer um grande estoque de frutas por exemplo, se você não irá consumi-las.

Isso representará não apenas um desperdício dos alimentos, mas também do saldo do seu vale-alimentação. Por isso, busque organizar uma lista com os ingredientes que usa com mais frequência para que não compre nada fora do programado.

Não compre tudo de uma vez

Embora possa ajudar a economizar tempo, você corre o risco de perder produtos devido à data de validade. Por isso, distribua as compras ao longo de vários dias, principalmente se mora sozinho, para evitar carregar muito peso.

Pesquise diferentes opções

Isso vale tanto para o mercado quanto para os alimentos que você compra. Tente visitar outros estabelecimentos para comparar os valores dos produtos. Além disso, vale a pena experimentar diferentes marcas, também.

Tente fazer suas compras a partir da segunda quinzena do mês

Os mercados sabem que as pessoas têm uma tendência maior em ir às compras assim que o saldo do vale-alimentação cai. Por isso, em alguns casos os preços podem estar mais altos, em razão do maior fluxo de clientes.

A partir da segunda quinzena do mês, o fluxo de clientes já apresenta uma diminuição, o que pode levar a uma redução de preços. Além disso, alguns mercados também fazem promoções em dias específicos: vale a pena ficar atento para separar determinadas categorias de compras (frios, verduras, bebidas) por dia.

Leve uma calculadora

Ou use a própria calculadora do celular. O objetivo é o mesmo: ter uma noção do quanto está gastando antes mesmo de chegar no caixa. Além de ajudar a evitar surpresas, você tem a possibilidade de reconsiderar determinados gastos, caso sinta que o preço está ficando alto demais.

Tenha uma mentalidade de longo prazo

Há alguns produtos que estarão sempre sob utilização. Nesses casos, para não precisar ir ao mercado comprá-los novamente toda vez que acabarem, você pode passar a comprar uma grande quantidade de uma vez só.

No longo prazo você irá economizar: a grande maioria dos produtos tem uma tendência a ficar com preços mais baixos quanto maior for o volume que você levar.

Atente-se às prateleiras

Fique atento: muitas vezes, os produtos que ficam na altura dos olhos podem não ser os que têm os melhores preços. Você pode acabar levando um tempo levemente maior no mercado, mas é bem possível que encontre preços melhores em produtos de mesma qualidade apenas desviando um pouco o olhar.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como juntar dinheiro para comprar um carro?