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4 Ps do marketing: entenda o conceito e como aplicá-lo

Os 4 Ps do marketing – produto, preço, praça e promoção – são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma boa estratégia de vendas

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Mulher negra de óculos e roupa social ao lado de homem ruivo também de óculos olhando para a tela do computador com pesquisa sobre os 4Ps do Marketing
Os 4 Ps do marketing se referem aos termos produto, preço, praça e promoção

Se você é dono de empresa, sabe como é importante ter uma estratégia para alavancar as vendas e conseguir angariar mais clientes. A boa notícia é que existe uma ferramenta de marketing para promover o conhecimento do seu negócio, a reflexão e a definição de ações. Ela é conhecida como os 4 Ps do marketing, sendo eles produto, preço, praça e promoção.

Estes pilares de uma boa estratégia de marketing foram utilizados pela primeira vez há mais de 60 anos, porém nunca deixaram de fazer parte da vida dos empresários. Talvez você não saiba que no dia a dia do seu negócio está aplicando parte ou até mesmo toda a estratégia.

Pensando nisso, o C6 Bank preparou um conteúdo com tudo o que você precisa saber os 4 Ps do marketing, como eles podem ajudar o seu negócio e quais as alternativas para colocá-los em prática. Confira o que você vai encontrar por aqui:

  • Quais são os 4 Ps do marketing?
  • Qual é a importância dos 4 Ps na estratégia de marketing?
  • Como os 4 Ps podem ajudá-lo a descobrir o seu público-alvo?
  • Como aplicar os 4 Ps do marketing no seu dia a dia?
  • Exemplos de sucesso na aplicação dos 4 Ps do marketing.
  • O que é SWOT?
  • Por que é importante fazer análise dos 4 Ps e SWOT periodicamente?

Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Leia o que separamos para você:

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Quais são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps do marketing se referem aos termos produto, preço, praça e promoção. Eles, basicamente, reúnem tudo que um negócio precisa ter para funcionar e conseguir ter sucesso.

Também conhecido como mix de marketing, este conceito foi criado em 1960 pelo americano Jerome McCarthy, no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”.

Confira a seguir o significado de cada P:

  • P – Produto: aquilo que determinada empresa comercializa e os serviços que presta. Para facilitar: se você como empresa oferece alguma coisa que pode ser apreciada pelos clientes ou até mesmo adquirida, ela é considerada um produto. Esta é uma estratégia essencial, principalmente para o início de um negócio, já que antes de mais nada é preciso analisar todo o mercado para escolher uma mercadoria em que você possa se destacar;
  • P – Preço: valor dado para o bem ou serviço comercializado. Para esta estratégia, o empresário deve considerar fatores como custos de produção, distribuição e divulgação necessários para marcar seu espaço. Também considera o valor agregado do produto, que dependerá diretamente da demanda e posicionamento no mercado;
  • P – Praça: relacionada às formas que o cliente utiliza para chegar até a mercadoria e vice-versa como, por exemplo, as redes sociais utilizadas para divulgação, o site de hospedagem para a venda e até mesmo o boca a boca e entrega de panfletos na rua;
  • P – Promoção: diz respeito ao formato utilizado para gerar visibilidade e divulgar o produto e todas as características envolvidas, como a linguagem, incluindo os tipos de fotos e imagens, tom de voz e os meios de divulgação

Qual a importância dos 4 Ps na estratégia de marketing?

Veja esse exemplo:

Se você é dono de um negócio, já sabe que não adianta ter um produto de excelente qualidade se não houver logística de distribuição (praça) para que ele fique disponível no mercado. Da mesma forma, sabe que não é possível ter uma boa estratégia de promoção se os preços estiverem altos demais, espantando o consumidor da sua loja. E ainda, não ter preços muito baixos, levando o negócio ao prejuízo. 

Portanto, vale reforçar que os 4 pilares se relacionam entre si e, quando bem aplicados, fazem com que a marca se destaque diante de suas concorrentes no mercado. Se você dominar somente um ou dois dos Ps já é uma boa coisa, mas é somente com os quatro funcionando em harmonia que terá o máximo de aproveitamento possível.

Como os 4 Ps podem ajudar a descobrir o público-alvo?

Há uma série de questões que podem ser levantadas ao pensar sobre o produto de determinada empresa. Algumas delas são:

  • A qual necessidade do cliente esse produto atende?
  • Que funções o produto precisa ter para se destacar?
  • Como é o seu processo de produção?
  • Qual é o diferencial de seu produto?
  • Qual é o ciclo de vida do produto?

Para responder a essas perguntas, é preciso conhecer o público para o qual esse produto será direcionado: necessidades, dores e desejos que essas pessoas têm, quais os atributos que elas valorizam e são ignorados pelas outras marcas do setor, quais são os diferenciais que tal público deseja, entre outros pontos.

Geralmente, são utilizadas ferramentas como pesquisas de mercado para obter subsídios para análise do público-alvo. Você também pode conhecer melhor o seu público por meio de pesquisas nas redes sociais ou mesmo em seu estabelecimento. Dica: tente oferecer algum benefício em troca das respostas.

Com todas as informações em mãos, será possível entender o comportamento dos clientes, o que eles estão procurando no mercado, qual a qualidade que buscam, os preços que desejam pagar e até mesmo a forma que preferem consumi-los (on-line ou presencialmente).

Como aplicar os 4 Ps do marketing no dia a dia?

A melhor forma de aplicar esses pilares na sua estratégia é por meio de um planejamento completo, que englobe todos os conceitos apresentados. De forma geral, existem algumas ações que você pode adotar para começar a colocar esses conhecimentos em prática. Confira quais são:

  1. Defina seu público-alvo. Este é um dos passos mais essenciais, já que todos os 4 Ps são pensados com a finalidade de atingir as pessoas que compõem o público-alvo. Reforçamos aqui a importância de fazer pesquisas de mercado para entender – com mais propriedade – os perfis e preferências de quem você deseja atingir;
  2. Defina sua estratégia competitiva. Ou seja, neste passo é o momento de entender se a sua empresa estará focada em ofertar preços baixos (liderando o setor por meio do custo), se será pautada em inovação para se destacar frente aos concorrentes (isso consequentemente implicará em preços mais elevados), ou se direcionará para nichos mais específicos, se destacando em uma fatia menor do mercado. Esta escolha deve ser feita lado a lado com a anterior, pois o comportamento do público-alvo será decisivo para entender o modelo do negócio;
  3. Analise a posição que sua marca ocupará no mercado. Isso ajudará a definir estratégias de promoção, já que facilitará na criação do tom e voz da marca (forma como uma empresa se comunica com seus clientes, faz a demarcação do seu espaço e é reconhecida). Esta análise pode ser feita através de diversas formas: por aplicação, atributo, benefício, categoria, concorrente, preço ou usuário. Dica: independente do posicionamento escolhido, é importante que a sua marca esteja sempre em destaque.

Com estes três passos colocados em prática, ficará muito mais fácil definir as estratégias relacionadas aos 4 Ps. Comece pelo P de produto: ele influenciará na definição dos demais pilares. Ao final de tudo, tenha em mente que será necessário criar um plano operacional para colocar tudo em prática e garantir um bom andamento ao negócio.

“Definir uma estratégia de marketing e elaborar um plano de marketing são imprescindíveis sim, mas antes de fazer qualquer coisa mirabolante ou cheio de páginas, escreva quatro Ps em uma folha, rabisque, rasure e, o mais importante, reflita sobre o seu negócio.”, explica Prof. Liao.

O que é SWOT?

Se você colocou todos os Ps do marketing em prática, mas ainda sente que o seu negócio não está indo tão bem quanto deveria, conheça a análise SWOT.

Com o significado de Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats, SWOT é uma avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro da organização.  Por meio dessa análise, é possível identificar os pontos de atenção no negócio e onde será necessário realizar ajustes para melhorar os processos e obter resultados mais positivos.

“As forças e as fraquezas têm a ver com o ambiente interno do seu negócio, que podem ser reforçados ou reduzidos com recursos próprios, como capital humano ou financeiro. Já as oportunidades e as ameaças têm a ver com o ambiente externo, que não temos controle.”, complementa Prof. Liao.

A matriz SWOT e os 4 Ps do marketing são ferramentas essenciais para todos os tipos de negócio e são capazes de mudar completamente a performance de um empreendimento. Se você aplicar ambas as técnicas, conhecerá melhor seu negócio e colherá melhores resultados para sua empresa, como expertise para prospectar novos mercados e know-how para consolidar o seu negócio.

Portanto, seja você um empresário consolidado no ramo ou um iniciante, vale ter em mente essas técnicas de marketing. Além de definir questões básicas, como o produto que será ofertado, essas ferramentas também auxiliam na busca por alternativas para inovar a sua marca e destacar a sua empresa no mercado.

Benefícios da conta C6 Empresas

Além de uma boa estratégia de marketing para que uma empresa seja bem-sucedida nos seus negócios, é bastante positivo que o empresário tenha ferramentas que ajudem em seu dia a dia. É exatamente isso que a conta C6 Empresas, do C6 Bank, oferece.

Dentre os principais benefícios para esse tipo de conta estão:

  • Conta 100% gratuita (sem tarifa ou taxa de manutenção);
  • Cartão C6 Business;
  • Transferências gratuitas via Pix;
  • Pagamento ilimitado de boletos;
  • Depósito por boleto;
  • Maquininha C6 Pay que pode ser gratuita ao atingir o faturamento mínimo e receber vendas pelo C6 Bank.

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.