Leitura de 3 min

5 lições obrigatórias para investidores

Confira princípios que qualquer investidor deve seguir

Atualizado em

Foto de uma mulher negra, com cabelos cacheados, uma tela de computador e um notebook com códigos de programação na tela.

A pandemia do coronavírus trouxe consigo a crise e escancarou que muitos investidores estavam se esquecendo de princípios básicos de investimentos. Confira quais são:

Relacionadas:

5 lições obrigatórias para investidores

Abaixo você encontra 5 princípios que qualquer investidor deve seguir, esteja o mercado animado, se valorizando, tenso ou em queda.

1. Tenha um bom dinheiro guardado antes de pensar em investir em ações

O ideal é ter uma quantia guardada equivalente a 12 meses do seu custo de vida mensal. Isso porque, caso você perca o emprego ou tenha redução salarial, não ficará no sufoco.

Para isso, tenha em mente que custo de vida não é só com comida, aluguel e mensalidade da escola. Ele precisa incluir um pouco de lazer como cinema, cafezinho ou uma ida a um restaurante.

2. Cuidado com o efeito manada

Entrar no mundo de ações porque “o mercado está aquecido” é sinônimo de efeito mandada. Não é uma boa estratégia.

É muito comum ver investidores entrando no mercado quando ele já está valorizado – e os ativos, caros. Porém, há também aqueles que saem quando o mercado se desvaloriza e os preços caem. Dessa forma, por causa do efeito manada, ele perde dinheiro.

3. Diversificação precisa ser o mantra do investidor

Não se deve concentrar todo dinheiro em um único setor ou empresa. Se o investidor diversifica, o patrimônio não é todo impactado.

A recomendação é aplicar em fundos de ações ou multimercados.

4. Na bolsa, o retorno financeiro vem no longo prazo

Não se deve investir na bolsa de valores pensando que grandes retornos financeiros virão em semanas ou meses. Esteja disposto a esperar por, pelo menos, 5 anos para ver aquele dinheiro render de forma significativa e sustentada.

Esse é outro motivo pelo qual não se pode comprar ações com recursos que o investidor vá precisar nos próximos meses: no curto prazo, o ativo pode perder valor. A aposta na bolsa deve ser para o médio e longo prazo.

5. Peça ajuda e monte uma alocação ideal para você

Não comece a comprar ações baseadas em um relatório apenas ou o que um formador de opinião recomendou. Cada ativo tem suas individualidades, riscos e potenciais.

Como o mercado está mais desenvolvido, conte com ajuda para montar sua carteira de acordo com a quantidade de recursos que você tem.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Ações ou ETFs: quantas é possível comprar ou vender?