Seu Bolso

Chaves Pix: 6 dúvidas que todo mundo tem

Confira algumas perguntas e respostas que o professor Liao Yu Chieh preparou para você


Menina de camisa xadrez e calça preta, encostada na parede, olhando o celular e cadastrando as chaves PIX

Quantas chaves PIX posso ter? As chaves PIX são seguras? Posso cadastrar a mesma chave PIX em bancos diferentes? Se você ainda tem dúvidas sobre o PIX, confira algumas perguntas e respostas que o professor Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, preparou para você. Confira:

O que é chave PIX?

A chave PIX é um apelido para seus dados bancários. Em vez de informar nome, CPF, banco, agência ou conta quando for receber dinheiro de alguém, você simplesmente informa esse apelido da conta.

Quantas chaves PIX posso ter?

Uma pessoa física pode ter até 5 chaves PIX. Já as pessoas jurídicas, como MEIs e empresas de todos os tamanhos, podem ter até 20 chaves.

Quais são os tipos de chaves PIX que uma pessoa física pode ter?

Pessoas físicas podem usar até 4 tipos diferentes de número do PIX: o número do CPF, um número de telefone celular, um endereço de e-mail ou mesmo uma chave aleatória gerada pelo app da instituição onde você quer usar o apelido.

Exceto no caso do CPF, você pode usar mais de uma chave PIX do mesmo tipo. Por exemplo: suas 5 chaves podem ser 2 números de celular e 3 e-mails diferentes.

Relacionadas:

Preciso cadastrar todas as chaves no mesmo banco?

Não precisa. Você pode escolher usar todas as 5 chaves em uma única conta, de um mesmo banco, ou então cadastrar cada chave em uma instituição diferente. É você quem vai decidir quantas chaves você quer usar e em quais instituições.

Resumindo, cada conta sua pode ter um apelido, vários apelidos ou nenhum.

Como usar a chave PIX em dois bancos diferentes?

Primeiro, é importante lembrar que cada chave só pode ser associada a uma conta. Caso você tenha contas em mais de uma instituição, você deve cadastrar chaves diferentes em cada uma delas.

Vamos supor que você tenha conta em três bancos. Nesse caso, para usar o PIX em todos os bancos, você pode alocar 2 chaves para a primeira conta, outras 2 para a segunda conta e uma para a terceira conta. Essa distribuição é um exemplo e cada pessoa pode cadastrar da forma que preferir.

As chaves PIX são seguras?

Sim. As suas chaves serão usadas apenas para que outras pessoas mandem dinheiro para você. Por isso, não existe risco em fornecer as chaves para alguém. Pense que você já passa seus dados bancários para quem vai te pagar.

Mas você pode ficar desconfortável de passar o seu CPF, telefone ou e-mail para uma pessoa desconhecida. Nesse caso, pode usar uma chave aleatória ou passar seus dados bancários da forma tradicional.

Por que fazer o Pix no C6 Bank?

Clientes que usam o número de celular e o CPF como suas chaves do Pix no C6 Bank ganham pontos Átomos.

  • Cartão C6 Carbon: 6.000 pontos átomos (500 pontos por mês)
  • Cartão C6: 1.200 pontos átomos (100 pontos por mês)

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Pix entre empresas aumenta mais de 40 vezes e motiva busca por taxas competitivas