Leitura de 5 min

Como ativar a aproximação no C6 Bank?

Entenda como habilitar o pagamento por aproximação no C6 Bank e passe a usar esse recurso na hora de fazer suas compras

Atualizado em

O pagamento por aproximação foi adotado por muitas pessoas durante a pandemia de Covid-19. Mesmo depois desse período, seu uso continua forte. O Brasil registrou mais de 11 bilhões de transações realizadas em 2022, segundo estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs). O aumento foi de 185%, quando comparado a 2021.   

Como ativar a aproximação no C6 Bank
Entenda como ativar e usar os pagamentos por aproximação do seu cartão.

Uma das principais vantagens que a tecnologia Aproxime e Pague oferece é mais praticidade para o cotidiano da vida financeira. E para que você possa entender como usar esse recurso no seu cartão do C6 Bank, preparamos esse post. Vamos responder as seguintes dúvidas: 

  1. Como saber se o cartão é de aproximação? 
  2. Como ativar o pagamento por aproximação do C6 Bank?  
  3. Como desativar a aproximação do cartão C6 Bank? 
  4. Como fazer pagamentos por aproximação? 
  5. O pagamento por aproximação é seguro?  
  6. Vantagens da tecnologia Aproxime e Pague (Contactless) 

Quer saber mais das vantagens dos cartões do C6 Bank? Leia em outros posts como esses:  

Como saber se o cartão é de aproximação? 

Os cartões por aproximação são aqueles que contam com a tecnologia NFC. Eles são identificados pelo símbolo de “ondas”, normalmente localizado próximo ao chip. O diferencial desse produto é a possibilidade de fazer pagamentos sem precisar inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, fazendo compras com um único toque.   

Cartão de aproximação fazendo pagamento na maquininha

Todos os cartões do C6 Bank têm o recurso de aproximação, que pode ser usado nas funções débito e crédito (sujeito a análise). Além disso, a tecnologia pode ser instalada na carteira digital do celular de sua preferência, como Apple Pay,  Samsung Pay e  Carteira do Google, e o pagamento é feito diretamente pelo smartphone. 

Como ativar o pagamento por aproximação do C6 Bank?  

Todo cartão do C6 Bank tem a tecnologia “Aproxime e Pague” disponível para crédito e débito. Mas sua primeira compra deverá ser realizada inserindo o cartão na maquininha e digitando a senha.  A partir da segunda operação, então, a função de aproximação é habilitada automaticamente e você pode fazer os pagamentos que desejar com mais agilidade.    

Como desativar a aproximação do cartão C6 Bank? 

Outro ponto positivo desse recurso é a flexibilidade. Você pode desativar a função aproxime e pague quando quiser e, depois, é possível ativá-la normalmente. Para isso, siga o passo a passo: 

  • Abra o aplicativo do C6 Bank; 
  • Selecione a opção “Cartões” no menu principal; 
  • Toque em “Todos”, sinalizado por um ícone com reticências (…); 
  • Selecione agora “Configurações de cartões”; 
  • Por fim, toque no botão “Pagar por aproximação” e depois em “Salvar”.  

Pronto, a função de aproximação foi desativada. A verificação para saber se a operação deu certo pode ser feita direto na tela do app. Você verá o símbolo verde e a informação “ativado” serem substituídos por um ícone vermelho seguido de “desativado”, o que confirma que o recurso foi desabilitado. 

Como fazer pagamentos por aproximação? 

Fazer os pagamentos por aproximação é simples. Depois que a função é ativada em um dispositivo, que pode ser um celular, cartão ou até mesmo seu relógio, basta aproximá-lo de uma maquininha e deixar que o trabalho seja feito pela tecnologia.  

  1. Cheque se a maquininha de cartão tem o símbolo de pagamento por aproximação;  
  2. Confira o valor e aproxime o dispositivo da maquininha; 
  3. Espere a confirmação aparecer na tela e pronto. 

O pagamento por aproximação é seguro?   

O cartão por aproximação é uma modalidade tão segura quanto pagamentos com o uso do chip. Vale lembrar que o recurso só pode ser usado para compras de até R$ 200, o que ajuda a proteger sua conta bancária. Para operações acima desse valor, é necessário informar a senha obrigatoriamente.   

Além disso, com essa tecnologia, o cartão fica nas mãos do cliente durante todo o tempo, o que evita que um criminoso faça uma troca de cartões ou cometa algum outro tipo de fraude.

Use o pagamento por aproximação no C6 Bank  

A tecnologia NFC é um recurso que está disponível em todos os cartões do C6 Bank. Assim, por aqui também é possível fazer pagamentos sem o uso da senha, apenas aproximando o dispositivo do sensor da maquininha.  

Como a segurança é uma prioridade para o C6 Bank, a cada transação feita, um alerta é enviado para seu celular. Por isso, mantenha as notificações ativas para conferir na hora o valor da cobrança e localizar rapidamente eventuais compras que não tenham sido feitas por você.   

Mais uma dica importante é se atentar na hora de aproximar o cartão. Evite fazer o pagamento com pressa, sem verificar o valor no leitor. Assim, é possível garantir uma transação mais segura.

Vantagens da tecnologia Aproxime e Pague (Contactless) 

Contactless ou Aproxime e Pague, como foi observado no texto, é uma tecnologia que permite fazer pagamentos sem a necessidade de inserir o cartão na máquina, concluindo a compra apenas encostando o dispositivo no aparelho. 

Você acabou de aprender que tudo isso é possível graças à tecnologia Near Field Communication (NFC), que proporciona a comunicação entre a maquininha e o cartão. E que, além disso, esse recurso também está disponível em celulares e relógios inteligentes, para ser usado nas carteiras digitais.  

Assim, o próximo passo é só aproximar seu dispositivo da maquininha e pagar suas compras, sem deixar a segurança de lado, é claro. O C6 Bank conta com uma série de recursos de proteção, que ajudam a evitar que nossos clientes sofram grandes perdas financeiras. Conheça alguns deles: 

Quer conferir mais conteúdo do blog do C6 Bank? Leia também:Qual é o valor da anuidade do Cartão C6 Bank?  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.