Leitura de 7 min

Apple Pay: como e onde pagar suas compras?

Facilidade e ainda mais segurança para realizar pagamentos? Saiba como usar o Apple Pay e como adicionar seu cartão

Atualizado em

Mulher mexendo no celular para usar o Apple Pay
Apple Pay é a carteira digital da Apple

As carteiras digitais trouxeram muita facilidade para o dia a dia de quem realiza pagamentos. Seja on-line ou na loja física, e-wallets como Apple Pay representam uma forma rápida e segura de realizar transações financeiras.

De acordo com estudo feito pela PwC em 2021, os pagamentos on-line no mundo devem aumentar em mais de 80% até 2025. As transações devem passar de cerca de um trilhão para quase 1,9 trilhão por ano. Isso mostra que essa facilidade trazida pelas carteiras digitais faz com que cada vez mais pessoas optem por não utilizar dinheiro vivo.

Para explicar melhor o que é Apple Pay e como fazer pagamentos por meio dessa carteira digital, além de mostrar como é possível adicionar o seu cartão do C6 Bank nessa modalidade, preparamos este texto. Nele, você encontrará respostas para as seguintes questões:

  1. O que é Apple Pay?
  2. Como pagar com Apple Pay?
  3. Como adicionar o seu cartão do C6 Bank

Quer ler outros conteúdos sobre carteiras digitais? Confira também estes posts:

1. O que é Apple Pay?

Apple Pay é a carteira digital da Apple. Ela substitui o uso de cédulas e de cartões físicos. Assim, você paga somente com um dispositivo Apple, seja ele o seu iPhone, Apple Watch, Mac ou iPad. Isso traz mais facilidade e segurança para o seu dia a dia, já que você não precisa sair de casa com a carteira. Se você já tiver o seu cartão adicionado na Wallet da Apple, basta que você leve o seu dispositivo com você e pague por aproximação.

O sistema é muito parecido com cartões com funcionalidade Aproxime e Pague. Se você tem um cartão do C6 Bank, sabe que basta aproximá-lo da maquininha para que o pagamento seja efetuado. Com o Apple Pay é igual: você aproxima o seu iPhone, por exemplo, da maquininha e faz o pagamento.

Você pode até se perguntar se pagar com Apple Pay é seguro, já que o seu cartão está armazenado no celular. Mas  o número real do seu cartão e a sua identidade não são armazenados nos dispositivos nem nos servidores da Apple.

Além disso, você sempre precisa usar seu Face ID, Touch ID ou senha para fazer compras e, em lojas físicas, seus dados bancários não são compartilhados com comerciantes. Já em pagamentos on-line, o comerciante só receberá as informações que você autorizar para fechar o seu pedido. Assim, sua privacidade está garantida.

2. Como pagar com Apple Pay?

Você pode usar o Apple Pay para fazer compras em lojas, sites e apps sem nenhuma cobrança adicional. O primeiro passo é adicionar o seu cartão na Wallet. Aliás, ela já vem integrada no seu dispositivo, então você não precisa baixar outro aplicativo separado para começar a usar.

Também é interessante saber que para fazer compras físicas e on-line o procedimento a ser seguido é um pouco diferente, mas ambos garantem segurança e agilidade na hora de finalizar o seu pedido. Confira abaixo como fazer compras em lojas físicas ou on-line, usando iPhone ou Apple Watch. 

2.1 Pagar com Apple Pay em lojas físicas

Para saber se a loja aceita o pagamento com Apple Pay, basta procurar pelo símbolo de pagamento por aproximação ou o logo da carteira digital da marca. Normalmente, se uma loja aceita cartões com sistema Aproxime e Pague, você já saberá que pode pagar com Apple Pay.

Com o seu cartão adicionado, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Desbloqueie o celular e abra o app Carteira da Apple;
  2. Se o iPhone tiver Face ID, clique duas vezes no botão lateral. Se tiver Touch ID, clique duas vezes no botão “Início”;
  3. Aproxime seu dispositivo Apple na maquininha até serem exibidos o “OK” e uma marca de verificação na tela.;
  4. Pronto!

2.2 Como usar o Apple Pay para compras on-line

Você também pode pagar com Apple Pay em lojas on-line e aplicativos. Basta conferir, ao finalizar um pedido, se há a possibilidade de pagar com esta carteira digital. Se sim, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Toque em Apple Pay como forma de pagamento;
  2. Escolha o cartão e, se necessário, digite as informações de cobrança, envio e contato. O Apple Pay armazena esses dados, assim você não precisará adicioná-las em uma compra futura;
  3. Confirme o pagamento. Para cada dispositivo, o procedimento é diferente. Confira:
    1. iPhone ou iPad com Face ID: clique duas vezes no botão lateral e use o Face ID ou o código.
    2. iPhone ou iPad sem Face ID: use o Touch ID ou o código.
    3. Apple Watch: clique no botão lateral duas vezes.
    4. Mac com Touch ID: siga as orientações na Touch Bar e coloque o dedo no Touch ID.
    5. Mac sem Touch ID: confirme o pagamento no iPhone ou Apple Watch conectado por Bluetooth. Você precisa estar com o mesmo ID Apple em todos os dispositivos.
  4. Quando o pagamento for aprovado, aparecerá “Ok” na tela.
  5. Pronto!

2.3. Como pagar com iPhone

Pagar com o iPhone é uma das funções mais utilizadas da carteira digital da Apple. O procedimento é bastante simples e só é preciso que você já tenha adicionado o seu cartão na Wallet da Apple. Você saberá como adicionar o seu cartão do C6 Bank no próximo tópico.

Mulher mexendo no celular para pegar o Apple Pay e pagar as compras no computadolr
Siga o passo a passo para pagar com Apple Pay

Confira o passo a passo para fazer o pagamento com Apple Pay pelo iPhone:

  1. Para usar o cartão padrão:
    1. Se o iPhone tiver Face ID, clique duas vezes no botão lateral. Se solicitado, autentique com o Face ID ou insira o código para abrir o app Carteira da Apple. Se for Touch ID, clique duas vezes no botão Início.
  1. Para usar outro cartão, toque no cartão padrão para ver os outros. Toque em um novo cartão e faça a autenticação.
  2. Mantenha a parte superior do iPhone perto do leitor por proximidade da maquininha até serem exibidos “Ok” e uma marca de verificação na tela.
  3. Pronto!

2.4. Como pagar com Apple Watch

Também é possível fazer o pagamento com o seu relógio da Apple. O processo é muito parecido com o do celular, mas tudo é feito pelo Apple Watch. Confira o passo a passo:

  1. Pressione o botão lateral duas vezes;
  2. O cartão padrão é aberto automaticamente. Role para baixo para escolher outro cartão;
  3. Segure a tela do Apple Watch perto do leitor por proximidade da maquininha até sentir um toque suave e ouvir um som.
  4. Pronto!

3. Como adicionar o seu cartão do C6 Bank

O C6 Bank oferece as três principais carteiras digitais do mercado: Apple Pay, Carteira do Google e Samsung Pay.

Vale lembrar que o Apple Pay está disponível tanto para clientes titulares da nossa conta para pessoa física, quanto para titulares da C6 Empresas, para pessoa jurídica, e C6 MEI. A função ainda não está disponível para cartões adicionais, Conta Global e C6 Yellow.

Confira abaixo o passo a passo para adicionar seu cartão do C6 Bank no Apple Pay:

  1. Entre no app do C6 Bank e toque em “Cartão”.
  2. Toque em “Apple Pay” e escolha se quer adicionar o cartão físico ou virtual.
  3. Toque em “Continuar” e complete os passos na Apple Wallet.
  4. Pronto! Você poderá fazer pagamentos com seu celular sem precisar tirar o cartão da carteira.

Agora que você já sabe o que é Apple Pay e aprendeu a adicionar o seu cartão do C6 Bank para realizar compras, pode aproveitar todos os benefícios de fazer pagamentos de forma mais prática e segura. Sem carteira física.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados a pagamentos digitais? Confira alguns que selecionamos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital (sujeito a análise), peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.