Seu Bolso

Como declarar o Fies no IR 2022

Uma das principais dúvidas de quem vai declarar o Imposto de Renda é sobre o financiamento estudantil


Foto de uma jovem branca, morena, com o cabelo curto no estilo channel. Ela está sentada numa cadeira com os dois pés apoiados em cima de uma mesa a sua frente, segurando um celular na orelha com a mão direita e um café com a mão esquerda. Na cena ainda vemos um notebook e alguns papéis em cima da mesa e uma estante ao fundo.

A declaração do Imposto de Renda Fies 2022 já está batendo a porta. O prazo se encerra em 31 de maio e é normal aparecerem dúvidas durante esse período. Uma delas é como declarar financiamento estudantil ou Fies no IR 2022.

Fies ou o financiamento estudantil privado são créditos que devem ser declarados no campo de Dívidas e Ônus Reais do Imposto de Renda.

O crédito educativo é considerado como empréstimo oneroso, com ônus e encargos próprios desses contratos.

O contribuinte deve reportar o saldo devedor do financiamento em 31/12/2020 e 31/12/2021, bem como o valor total pago durante o ano de 2021, assim conseguindo declarar Fies no IR 2022.

Relacionadas:

O valor gasto pode ser deduzido?

Sim. O valor pago à instituição de ensino com recursos de crédito estudantil pode ser deduzido como despesa com instrução. Vale lembrar que é preciso observar os limites previstos na legislação e no ano efetivo do pagamento.

Mas, fique atento, porque os valores pagos pelo contribuinte após a conclusão do curso não são dedutíveis para fins de imposto de renda.

Como emitir o informe de rendimentos Fies no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não é cliente do C6 Bank? Abra uma Conta MEI completa e sem tarifas com C6 Business sem anuidade.

Leia também: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração