Em busca de uma modalidade de empréstimo vantajosa?
Se você tem o costume de fazer movimentações financeiras, sabe muito bem como empréstimos funcionam. Home equity, entretanto, é uma modalidade de crédito pouco conhecida no Brasil, mas que está começando a buscar espaço entre os brasileiros já que apresenta juros e prazos mais flexíveis.
Interessado em entender qual o diferencial desse tipo de crédito? Confira abaixo:
Relacionadas:
Home equity é um crédito com imóvel de garantia. Nesse tipo de empréstimo a instituição que empresta o dinheiro passa a ter um vínculo contratual com o imóvel, por meio de alienação fiduciária, até o devedor quitar a dívida. Após a quitação do empréstimo o vínculo deixa de existir.
O crédito com garantia de imóvel funciona de maneira simples quando comparado a outros tipos de empréstimo. Isso porque nessa modalidade, diferente de um financiamento, não existe a necessidade de definir qual será o destino do dinheiro.
O que é necessário, na maioria das vezes, é que a pessoa, física ou jurídica, tenha um imóvel quitado em seu nome. Entretanto, dependendo da instituição financeira, essa regra pode variar. Em alguns casos, por exemplo, é possível fazer esse processo com um imóvel financiado, então é importante entender os detalhes do contrato junto à instituição financeira que escolheu.
Nessa modalidade o devedor entra em contato com prazos e juros mais flexíveis. E essa flexibilidade não acontece por acaso. Um imóvel, sem dúvidas, é extremamente importante para pessoas e empresas, o que é um grande incentivo para manter o pagamento das parcelas em dia.
Resumidamente, a garantia com imóvel transmite segurança para ambas as partes. No caso das instituições, é uma forma de evitar inadimplência. O que, consequentemente, pode fazer com que concedam prazos maiores e consigam cobrar juros mais baixos.
E é justamente a facilidade no pagamento que oferece segurança ao cliente, que passa a ter mais confiança que conseguirá realizar a quitação da dívida.
Leia também: O que é reserva de emergência?