• Início
  • Seu Bolso
  • IR 2022: Entregou a declaração com erro? Veja quando fazer uma retificadora

Leitura de 3 min

IR 2022: Entregou a declaração com erro? Veja quando fazer uma retificadora

Neste ano, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração

Atualizado em

Casal sorrindo sentado um ao lado do outro olhando uma folha de papel

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2022 já começou. A Receita Federal liberou o programa para que os contribuintes possam prestar contas ao fisco. O programa pode ser baixado no site da Receita.

Neste ano, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração.

É comum que em meio a correria do dia a dia e na separação de todos os documentos, algum dado passe batido e o contribuinte envie uma informação errada ou incompleta à Receita Federal. O problema é que omissão de rendimentos, informações incompletas e erros de digitação podem levar a declaração do IR 2022 para a malha fina.

Nessas situações é necessário apelar para a declaração retificadora e corrigir os dados incorretos.

Quando fazer uma declaração retificadora?

A Declaração Retificadora de Imposto de Renda deve ser entregue com o objetivo de corrigir algum dado reportado de maneira equivocada ou incluir alguma informação eventualmente omitida.

Quando submetida, ela substitui integralmente a versão original da Declaração de Imposto de Renda anteriormente enviada à Receita Federal.

Relacionadas:

Imposto de Renda 2022: prazo para entrega da declaração começa; faça o download
O que mudou no Imposto de Renda 2022

Posso mudar o modelo da declaração na retificadora?

Depende. Se a retificadora for apresentada após o período de entrega do imposto de renda não é possível alterar o modelo. Ela deve manter a mesma forma de tributação da Declaração original, ou seja, se a Declaração original foi entregue no modelo completo, a Declaração Retificadora não poderá ser alterada para o modelo simplificado.

A declaração retificadora pode alterar a minha restituição?

Sim. A entrega de uma retificadora pode afetar sim o resultado da declaração, caso o contribuinte altere o valor dos rendimentos tributáveis, despesas dedutíveis ou imposto pago reportado na declaração original.

Posso cair na malha fina por fazer uma retificadora?

O fato de entregar uma retificadora, por si só, não faz com que a Receita Federal retenha sua Declaração em malha fina, salvo se identificada alguma inconsistência nas informações reportadas.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Investe em bitcoin? Confira como declarar os criptoativos no Imposto de Renda 2022