Seu Bolso

IR 2022: Mudanças de categorias para se atentar ao preencher a declaração

Foram adicionados novos grupos e códigos para a declaração do IR 2022


Casal se abraçando, sorrindo e olhando para o celular

Recentemente a Receita Federal divulgou algumas novidades para as declarações de Imposto de Renda 2022 e foram adicionados novos grupos e códigos na declaração. Vale lembrar que o prazo de entrega da declaração do IR 2022 vai até 31 de maio.

Quais são as novidades?

• Agora, seus bens serão classificados em grupos e você deve escolher o grupo (tipo) de bem ou investimento.

• Neste ano, há separação dos saldos em códigos específicos para “Títulos isentos de tributação”, “Títulos públicos e privados sujeitos à tributação ” e para “Aplicações em Renda Fixa”. Por isso, utilize as seções 03 e 04 do Informes de Rendimentos para declaração dos seus bens.

• O mais importante: os códigos das classes foram alterados e você deverá usar os novos códigos na hora de preencher a sua declaração.

Use os novos códigos informados na tabela abaixo:

Para consultar a lista completa dos códigos, acesse as páginas 172 a 175 do documento “Instruções de preenchimento”, criado pela Receita Federal, disponível no menu “Ajuda” do Programa Imposto de Renda 2022.

Relacionadas:

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que mudou no Imposto de Renda 2022