Leitura de 2 min

O que é ADR?

Entenda como você pode investir na bolsa americana através dos ADRs

Atualizado em

Mulher com livro aberto na mão simbolizando o que é adr.
Entenda o que é ADR

Você quer investir no exterior? É possível realizar esse investimento com os ADRs. Entenda o que é ADR:

Os ADRs funcionam de forma similar aos BDRs. Através deles, você pode gerar recibos que representam as ações de uma empresa. A vantagem é que você pode investir em bolsas e mercados de outros países.

No caso dos ADRs, ou American Depositary Receipts, as ações são negociadas na bolsa americana.

Entenda mais sobre o que são ADRs e quais são as vantagens de investir nessa modalidade:

Relacionadas:

O que é ADR?

Antes de entendermos o que é um ADR, é necessário compreender o conceito de um DR. Os Depositary Receipts são uma forma de investir em empresas e bolsas internacionais.

O DR se trata de um certificado que representa uma ação de uma empresa. Esse certificado é emitido no exterior por uma instituição depositária, e pode ser negociado em diversos países.

Por isso, os DRs proporcionam a possibilidade de investir em empresas internacionais através da bolsa do seu país. Esse é o caso das BDRs (Brazilian Depositary Receipts), em que ações de empresas internacionais são representadas na bolsa brasileira.

No caso das ADRs, no entanto, as ações são negociadas na bolsa americana. Assim, as ações estarão sujeitas às normas vigentes nos Estados Unidos.

É importante lembrar que os ADRs se referem a ações de empresas não americanas, mas que são negociadas nos Estados Unidos (podendo ser empresas brasileiras, por exemplo).

Quais são os prós e contras de investir em ADRs?        

Os ADRs podem ter algumas vantagens para investidores brasileiros. Ao investir em ações negociadas em mercado americano, você estará sujeito a normas vigentes nos Estados Unidos.

Essa pode ser uma vantagem, já que investidores podem se sentir mais seguros com o amparo da legislação americana.

Por outro lado, investir em ADRs pode trazer um custo bastante elevado para o investidor.

Para as empresas brasileiras, emitir ADRs pode trazer diversas vantagens. Alguns exemplos são a maior liquidez, visibilidade e transparência que a modalidade proporciona.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Vale a pena investir no C6 Bank?