Leitura de 6 min

O que é DDA? Como funciona?

O DDA é um recurso que permite que você acesse contas de forma eletrônica.

Atualizado em

Mulher negra mexendo no aplicativo do banco em seu celular e verificando as contas em DDA
Entenda como o DDA pode facilitar a sua organização financeira.

DDA, Débito Direto Autorizado, é um recurso que possibilita o recebimento de cobranças diretamente na conta. Isso significa que todos os boletos emitidos no seu CPF ou CNPJ ficam concentrados em um só lugar.

Boleto Digital DDA é um meio de pagamento que tem se tornado popular, principalmente nos bancos digitais. Para otimizar suas finanças, o C6 Bank montou um guia prático sobre como o DDA funciona.

Descubra o que você vai aprender:

  • O que é DDA?
  • Como funciona o boleto DDA?
  • Como pagar boleto DDA
    • Como aderir ao DDA no app do C6 Bank?
  • A diferença entre DDA e débito automático
  • Tipos de contas visíveis no DDA
  • Por que aderir ao DDA?
  • É possível excluir um boleto do DDA?
  • Devo aderir ao pagamento DDA?

Quer ler mais sobre boletos DDA? Leia outros textos sobre o assunto:

O que é DDA?

O DDA é um meio de pagamento que permite que boletos registrados em seu CPF sejam cobrados direto em sua conta bancária. Esse processo elimina a necessidade de escanear o código de barras, já que a visualização e pagamento das despesas podem ser feitos direto no aplicativo do seu banco.

Pagar com DDA pode trazer várias vantagens individuais e coletivas:

  • Maior praticidade na gestão e controle dos seus boletos;
  • Mais segurança para você e para instituição financeira; 
  • Redução dos riscos de inadimplência e fraudes.

Outro ponto positivo é que, associado à digitalização, a diminuição no número de boletos impressos é um bônus para o meio ambiente. Pensando no lado do cliente, para contas MEI e CNPJ, os boletos continuam sendo uma vantagem pois atraem os não adeptos do cartão de crédito.

Como funciona o boleto DDA?

Ao aderir ao DDA, você se cadastra como “sacado eletrônico” e as empresas cobradoras registram as contas nos bancos com que operam.  Após o cadastro, é possível visualizar digitalmente todos os seus boletos registrados.

Diferente do débito automático, o débito do DDA precisa ser liberado. Ou seja, ele apresenta eletronicamente seus boletos de cobrança e você é quem decide como e quando efetuar o pagamento

Como pagar boleto do DDA – Passo a passo

Agora que você já sabe o que significa como funciona esse tipo de débito, vamos explicar as etapas de como pagar boleto do DDA, através do app do C6 Bank.

Como aderir ao DDA no app do C6 Bank?

  1. Acesse a sua conta corrente do C6 Bank;
  2. No botão “Pagar”, clique na opção “Boleto Digital – DDA”;
  3. Aceite os termos de adesão;
  4. Agora, você já pode acessar o seu Boleto Digital;
  5. Cadastre os boletos que deseja pagar com DDA;
  6. Para pagar, é só arrastar para o lado esquerdo cada um dos boletos de cobrança e clicar em “Pagar”;
  7. Pronto, seus boletos estão pagos.

Vale lembrar que a adesão ao boleto digital pode demorar alguns instantes. Caso a adesão seja realizada após as 22h ou em finais de semana, os boletos só ficarão disponíveis no dia útil seguinte. 

Posteriormente, para consultar os boletos digitais no aplicativo, é preciso seguir o mesmo passo a passo. Vale lembrar que o débito do DDA não realiza pagamentos automaticamente. A funcionalidade apenas lista os seus boletos e o pagador deve acessar a área para efetuar o pagamento.

Débito automático e DDA são a mesma coisa? 

débito automático e o débito direto autorizado, apesar de parecidos no nome, são recursos diferentes. Enquanto o primeiro apresenta a função de debitar o valor automaticamente, o DDA precisa da sua liberação.  

Além disso, não são todos os boletos que podem ser pagos com DDA. Contas de serviços públicos e recolhimento de tributos, por exemplo, não se enquadram nesse tipo de pagamento. Por outro lado, muitas contas de serviços privados poderão ser pagas normalmente.  

Agora, no débito automático é possível informar o código de barras da sua conta de água ou serviços de tributos e realizar o pagamento de forma automática.

Tipos de contas visíveis no DDA

As contas a serem pagas no DDA abrangem, no geral, cobranças de empresas privadas. Alguns exemplos são:

  • Planos de saúde; 
  • Mensalidade escolar; 
  • Taxa de condomínio; 
  • Financiamento de casa. 

É possível excluir um boleto do DDA?

Quando um boleto é emitido em favor de um CPF, o DDA irá demonstrar o mesmo na conta do cliente. Caso o cliente não reconheça aquele boleto, o que o banco faz é não apresentar pontualmente aquela cobrança.

O cancelamento do serviço do DDA pode ser realizado pelo próprio aplicativo do banco. A interrupção será imediata, sem burocracia, mas pode levar alguns dias até o usuário deixar de ser notificado do serviço.

Por que aderir ao DDA? 

A facilidade na hora de fechar as contas não é a única vantagem que esse método de pagamento apresenta. Conheça outros prós de pagar com boleto DDA:

  • Melhora na organização e administração das contas; 
  • Mais segurança ao realizar transações; 
  • Contribuição ao meio ambiente, uma vez que você pode ajudar a diminuir a quantidade de boletos impressos; 
  • Rapidez e certeza na entrega ou recebimento da cobrança. 

DDA em lote no C6 Bank: faça até 20 pagamentos

O C6 Bank oferece uma grande vantagem para quem usa DDA. Aqui, você pode fazer até 20 pagamentos simultaneamente, sejam boletos emitidos no CPF ou CNPJ (no caso de conta de pessoas jurídicas). E durante o pagamento você está no controle:

  • Edite valores nos boletos que permitam a funcionalidade;
  • Revise pagamentos antes de concluir a transação;
  • Receba o retorno de casa boleto (se pago com sucesso ou não).

Para habilitar a função, é só acessar a sua conta no C6 Bank e começar a usufruir de todos os benefícios de um banco digital.

Nesse texto, deu para você ficar mais inteirado das funcionalidades do DDA e como ele pode auxiliar na administração de suas finanças. Além disso, por meio da sua plataforma bancária, é possível garantir mais segurança e ainda pagar as contas de um modo sustentável.

Você ainda pode conferir mais conteúdos para aprimorar sua organização financeira com o C6 Bank:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.