Empresas

O que é lucro presumido?

Entenda como implementar o modelo de lucro presumido nas finanças do seu negócio


Entenda o que é lucro presumido
Conheça os principais modelos de tributação no Brasil

O Lucro Presumido é um dos regimes de tributação mais conhecidos no Brasil. Isso acontece por se tratar de um modelo simplificado de tributação para Pessoa Jurídica.

Essa modalidade serve como base de cálculo para o Imposto de Renda (IR) e para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Portanto, optar por um regime de tributação é essencial para o setor financeiro do seu negócio.

Entenda o que é lucro presumido e quais são as vantagens desse modelo de tributação:

Relacionadas:

O que é lucro presumido?

Lucro presumido é um modelo tributário em que o lucro previsto para uma empresa é utilizado como base para o cálculo dos impostos.

O valor para esse lucro é presumido com base em alguns fatores, como a receita bruta, por exemplo.

Portanto, nesse modelo, os impostos não são calculados de acordo com o lucro real, mas pelo lucro presumido para a empresa em um determinado período.

Para poder utilizar esse tipo de tributação, a empresa deve ter um faturamento menor que R$78 milhões. No caso de empresas com menos de um ano, o valor deve ser menor que R$6,5 milhões ao mês.

O que é regime tributário?

Escolher uma modalidade de regime tributário é essencial se você quer começar um novo negócio. Essa decisão deve ser feita de forma estratégica e pensando nas necessidades da sua empresa.

Para fazer isso, é importante levar em conta fatores como o porte da sua empresa, o faturamento e as despesas mensais do negócio.

Mas o que é um regime tributário? Ele pode ser caracterizado como a forma em que a sua empresa será regulamentada, e a maneira em que as tributações serão aplicadas.

Por isso, é muito importante optar por um regime tributário com cuidado e responsabilidade.

Existem três modalidades de regimes tributários: o lucro presumido, que tratamos nessa matéria, o lucro real e o Simples Nacional.

O lucro real, como o nome já diz, é calculado de acordo com o lucro líquido real observado pela empresa ao longo do ano. Essa modalidade é utilizada normalmente por grandes empresas.

Já o Simples Nacional foi criado para empresas de pequeno porte. Dessa forma, a modalidade visa facilitar a organização financeira para esse tipo de negócio.

Alíquotas e cálculo

Existe uma série de tributos que incidem sobre o faturamento de um negócio e cada um conta com a sua própria alíquota para o cálculo.

Além disso, a alíquota aplicada varia de acordo com o tipo de atividade exercido pela sua empresa.

Conheça os tributos que devem ser contabilizados no lucro presumido, e a alíquota prevista para cada um deles:

  • Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ): entre 8% e 32%, de acordo com o tipo de atividade econômica;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): entre 12% e 32%, de acordo com o tipo de atividade econômica;
  • PIS: entre 0,65% e 1,65%, de acordo com a opção de regime cumulativo ou não cumulativo;
  • COFINS: entre 3% e 7,6%, de acordo com a opção de regime cumulativo ou não cumulativo;
  • ISS E ICMS: essas tributações são da esfera municipal. Por isso, a alíquota varia de uma cidade para outra.

Após entender os impostos que incidem sobre o seu negócio, é necessário realizar o cálculo sobre cada um deles.

Para isso, você vai precisar entender qual o lucro presumido para a sua empresa. Então, basta calcular a tributação de acordo com a alíquota prevista para a sua categoria.

Prós e contras do lucro presumido

Antes de optar pelo modelo de lucro presumido, é importante prestar atenção no seu modelo de negócio.

Afinal, esse regime pode se tornar mais barato ou mais caro do que outros tipos de tributação, a depender de algumas variáveis. Alguns exemplos são a lucratividade do negócio e o tipo de atividade que a empresa exerce.

Uma grande vantagem do lucro presumido é que esse modelo pode ser uma ótima ferramenta de planejamento tributário e financeiro. Além disso, a simplicidade do cálculo utilizado também pode ser um atrativo para o modelo.

No entanto, esse modelo pode trazer algumas desvantagens. Uma delas é a burocracia: o lucro presumido conta com processos mais burocráticos quando comparado ao Simples Nacional.

Ainda não é cliente do C6 Bank? Abra uma conta C6 Empresas e tenha tudo para seu negócio com uma conta digital, ilimitada e gratuita com cartão, saques, pix, crédito e muito mais.

Leia também: Como obter crédito para a sua empresa no C6 Bank