Leitura de 6 min

Entenda o que é seguro prestamista e como ele funciona

O seguro proteção financeira é uma modalidade oferecida a fim de evitar inadimplência no caso de imprevistos como invalidez ou morte

Atualizado em

O seguro prestamista é um dos integrantes do vasto universo dos seguros. Apesar de muita gente não o conhecer, ele se destaca por seu papel de proteção para quem realiza empréstimos. Desde sua regulamentação, essa modalidade vem ganhando mais espaço entre pessoas que buscam financiamentos ou outras formas de crédito. 

Entenda o que é o seguro prestamista.

Tendo isso em vista, o C6 Bank elaborou este post. Nosso objetivo é ajudar você a entender tudo que precisa sobre esse tipo de seguro, bem como tirar as dúvidas que surgirem ao longo do caminho. Ao final da matéria, você terá aprendido: 

  • O que é seguro prestamista
  • Como funciona o seguro prestamista? 
  • O que o seguro prestamista cobre? 
  • Qual o valor do seguro prestamista?  
  • Como resgatar o seguro prestamista?  
  • Como saber se meu empréstimo ou financiamento tem seguro prestamista? 
  • “Posso cancelar o seguro prestamista?” 
  • “Posso pedir restituição do seguro prestamista?” 
  • Conheça o Crédito protegido do C6 Bank 

Quer ler outros conteúdos sobre seguros? Então tire um momento para conferir também os seguintes textos: 

O que é seguro prestamista? 

O seguro prestamista é uma modalidade de seguro cuja cobertura tem como objetivo o pagamento das parcelas de um financiamento, consórcio, compras feitas a prazo no cartão de crédito ou outros tipos de empréstimo. Daí o nome: “prestamista” se refere às prestações

A categoria foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados em outubro de 2018, com a Resolução n° 365. Depois, se popularizou rapidamente entre instituições financeiras, em função da certeza de pagamento das dívidas que o seguro proporciona, bem como entre as pessoas que querem evitar a inadimplência

Como funciona o seguro prestamista? 

O seguro prestamista garante o pagamento de parcelas ou de todo saldo devedor de um empréstimo ou financiamento em casos de:  

  • Desemprego involuntário;  
  • Invalidez;  
  • Morte. 

Entretanto, é importante lembrar que é necessário consultar a apólice do seguro para entender quais são as eventualidades contempladas.  

O que o seguro prestamista cobre? 

A cobertura do seguro prestamista varia de contrato para contrato, mas os casos mais comuns de cobertura são: 

  • Perda de renda; 
  • Desemprego involuntário; 
  • Invalidez; 
  • Morte. 
O seguro prestamista pode ser importante no caso de financiamento de veículos.

Muitos financiamentos, como os de veículos, podem contemplar vários anos. Em um horizonte de tempo estendido como esse, uma série de imprevistos podem acontecer. Para quem contrata o seguro prestamista, no entanto, o processo é muito mais tranquilo: caso algo ocorra, o pagamento total ou parcial da dívida é garantido. 

Qual o valor do seguro prestamista? 

O valor do seguro prestamista depende de uma série de fatores e cada apólice trará termos próprios. No entanto, um dos pontos com maior influência sobre o valor da cobertura é o risco de um sinistro. Em outras palavras, a chance de uma das situações mencionadas na lista acima acontecer. Além disso, outros aspectos geralmente analisados são: 

  • Idade do segurado; 
  • Condições de saúde; 
  • Valor e número de prestações da dívida. 

Quando combinados, a seguradora consegue formular um valor que julga adequado. Mesmo assim, fique atento ao contrato antes de assinar para não acabar contratando um valor insuficiente. 

Como resgatar o seguro prestamista?  

Para resgatar seguro prestamista, o segurado ou sua família precisam contatar a seguradora ou instituição financeira responsável. Serão solicitados documentos a fim de comprovar que o acionamento é realmente necessário e, em seguida, será dado um prazo para que o restante da operação seja devidamente concluído e o dinheiro chegue onde precisa para evitar a inadimplência. 

Como saber se meu empréstimo ou financiamento tem seguro prestamista? 

Para saber essa informação, o recomendado é consultar os termos e condições do serviço que você contratou da instituição credora, caso o financiamento esteja vigente. Já para quem ainda não realizou a contratação, a sugestão não é muito diferente: leia o contrato com muita atenção para verificar se ele possui seguro prestamista ou não. 

“Posso cancelar o seguro prestamista?” 

Depende do banco contratado. No caso do seguro proteção financeira do C6 Bank, o cancelamento pode ser feito a qualquer momento durante a vigência do empréstimo. Para isso, basta acessar o chat de atendimento no nosso aplicativo e digitar “Crédito Protegido”. Em seguida, toque em “Cancelar Seguro” e siga as instruções apresentadas. 

“Posso pedir restituição do seguro prestamista?” 

Apenas em determinadas situações. De acordo com a resolução que regulamenta esse tipo de seguro, a restituição é válida em três casos: 

  1. Cancelamento: conforme mencionado no tópico anterior, ao cancelar um seguro prestamista o consumidor tem direito à devolução do valor, de forma proporcional ao uso; 
  1. Irregularidades: processos fraudulentos infelizmente ainda são relativamente comuns. Muitas vezes, a contratação é feita sem que o consumidor sequer tenha ciência do procedimento. Nesses casos, é garantido o direito de restituição; 
  1. Casos individuais: cada apólice será definida de uma maneira diferente. Pode ser que, no contrato entre a seguradora e o segurado, tenha sida estabelecida alguma condição específica em que se garante a restituição. Daí, vale analisar caso a caso e, mais uma vez, ler com atenção os termos do serviço. 

Conheça o Crédito Protegido do C6 Bank 

Aqui no C6 Bank, você pode contar com o Crédito Protegido, nosso serviço de seguro prestamista. Com ele, você consegue garantir o pagamento do seu empréstimo junto ao banco, em casos de invalidez ou morte. 

O Crédito Protegido pode ser adquirido tanto por pessoas físicas quanto microempreendedores individuais (MEIs) com idade entre 18 e 70 anos. Após a contratação, nós pagamos o valor do seguro à vista para a seguradora, que cobra o valor de forma mensal junto com a prestação do financiamento. É usada a mesma taxa de juros do empréstimo contratado pelo cliente. 

Vale notar, ainda, que o seguro também está presente no C6 Auto, nosso produto de financiamento de veículos. Nele, você encontra não só segurança, mas também velocidade, acessibilidade e previsibilidade. Sendo cliente do C6 Bank ou não, você tem acesso a financiamentos de até 60 parcelas fixas, para que você saiba exatamente quanto pagar, sem sustos. 

Você chegou ao final deste post. Esperamos que tenhamos conseguido tirar suas dúvidas a respeito de o que é seguro prestamista e como ele funciona. 

Quer conhecer ouras modalidades de crédito oferecidas pelo C6 Bank? Então confira também: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.