Seu Bolso

Quem criou o Pix?

Conheça a origem do PIX, lançado em 2020 pelo Banco Central


Quem criou o Pix?
Quem criou o Pix?

Você sabe quem criou o Pix? A ferramenta de pagamentos instantânea implementada no Brasil em 2020 se tornou um fenômeno, batendo recordes de movimentação e número de transferências realizados no país. O desenvolvimento do recurso começou em 2016 e é responsabilidade do Banco Central do Brasil.  

Relacionadas:  

Qual a origem do Pix?  

A criação de uma ferramenta de pagamentos instantâneos começou a ser discutida no Banco Central no fim de 2016. No entanto, ela foi desenvolvida e implementada entre os anos de 2019 e 2020. 

Todo o processo de desenvolvimento do Pix tem origem técnica, e foi inspirado em uma funcionalidade parecida que foi desenvolvida pela fintech americana Early Warning Services.  

Quem criou o Pix? 

Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e implementação do Pix é Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC. Ele foi indicado pelo presidente do Banco Central Roberto Campos Neto para o desenvolvimento operacional da ferramenta.  

Brandt foi o único brasileiro que figurou na lista de figuras influentes da Bloomberg, creditado pela criação do Pix. O guia cita 50 personalidades que fizeram a diferença em diversas áreas, como negócios, finanças, política e entretenimento.  

Pix no C6 Bank: conheça as funcionalidades  

O Pix se tornou uma parte do dia a dia dos brasileiros, que podem aproveitar a praticidade do recurso para realizar transações rápidas e gratuitas.  

No C6 Bank, o Pix é uma modalidade gratuita não só para pessoas físicas, mas também para pessoas jurídicas. Por isso, se você é PJ, poderá realizar transações PIX ilimitadas sem a cobrança de tarifas.  

O Pix tem diversas funcionalidades além da transferência entre pessoas. Também é possível utilizar o recurso para sacar dinheiro e pagar boletos, por exemplo.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: O que é economia comportamental?