Seu Bolso

Como aumentar o seu score de crédito?

Deseja solicitar um empréstimo mas está com o score de crédito baixo? Descubra quais são as orientações para aumentá-lo.


Mulher branca em pé em uma sala com decoração contemporânea. Está com as mãos no bolso da calça. Simboliza a ideia de como aumentar o score de crédito.
Afinal, por que ter um bom score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que determina o seu perfil financeiro. Se você paga todas as suas contas em dia, por exemplo, é provável que tenha um bom score.

O sistema de pontuação é algo muito presente no seu dia a dia. Talvez você já tenha deixado de ir em algum restaurante que apresentou uma nota baixa. Ou, por exemplo, optado por não baixar um aplicativo que não possuía uma boa pontuação.

Quando falamos de score de crédito, a linha de raciocínio é muito parecida. A diferença, neste caso, é que os bancos e as instituições financeiras são os interessados na pontuação, porque assim conseguem entender quais clientes têm mais chances de pagar tudo em dia.

Então, não, não é o valor presente na sua conta bancária que determina o seu score. E sim a forma como você honra os seus compromissos. Ou seja, os seus hábitos financeiros.

Agora que você entendeu o que é e como funciona a pontuação, vamos explicar como aumentar o score de crédito.

Relacionadas:

Quem faz o cálculo?

A Serasa é a entidade responsável por fazer o cálculo do score de crédito. Um dos avisos da instituição é: tenha paciência. Uma vez que a pontuação é determinada por ações que você toma a longo prazo, a mudança de score não acontece automaticamente.

Afinal, como aumentar o seu score?

  • Seja um bom pagador. Pagar as contas em dia é essencial para aumentar o score. Se você é uma pessoa esquecida, uma ótima dica é colocar as contas no débito automático.
  • Negocie dívidas atrasadas. Para aqueles que contam com o nome negativo, o caminho é criar um bom planejamento para quitar as contas e conseguir ganhar confiança do mercado novamente. Mas, lembre-se, mesmo com o nome limpo, o histórico de pagamentos continua influenciando e o score pode ter uma pontuação baixa.
  • Atualize o seu cadastro junto à Serasa. Segundo a instituição, ter os dados atualizados faz com que o seu perfil aparente ser mais confiável.

A boa pontuação nem sempre é garantia

Manter bons hábitos financeiros sempre será positivo. Porém, ter um bom score de crédito não necessariamente garante uma aprovação de crédito imediata. Isso acontece porque, em alguns casos, as empresas criam o seu próprio critério de análise.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como regularizar o título de eleitor?