Leitura de 8 min

Como fazer e receber transferências internacionais?

Ter dinheiro fora do país ficou ainda mais fácil: entenda como funciona uma transferência internacional e as taxas dessa operação

Atualizado em

nótas de 100 dólares enroladas e empilhadas representando as transferências internacionais que podem ser feitas com a conta global dólar

A transferência internacional é uma operação para enviar e receber dinheiro em outra moeda, dentro ou fora do seu país. As transações podem ocorrer por meio de bancos digitais, físicos, casas de câmbio e até operadoras de remessas. Esta é uma possibilidade para descomplicar as suas compras e viagens internacionais, bem como para ajudar familiares que estão no exterior mesmo que você esteja morando no Brasil.  

Para você entender mais sobre todas as vantagens e facilidades que essas operações acarretam, o C6 Bank preparou um post que irá responder as seguintes perguntas: 

  • O que é transferência internacional?  
  • Como funciona a transferência ou remessa internacional? 
  • Como fazer transferência internacional? 
  • Como receber transferência internacional?  
  • Qual o custo de enviar dinheiro para outro país? 
  • Quais dados são necessários para a transferência?  
  • Quanto tempo demora para receber uma transferência internacional?  
  • 5 dúvidas frequentes sobre transferência internacional;
  • Envie dinheiro para o exterior com a C6 Conta Global.  

Não deixe de ler outros artigos sobre o tema que também podem ser interessantes para você: 

O que é transferência internacional?  

A transferência bancária internacional é o serviço deenvio e recebimento de dinheiro em uma determinada moeda, em seu país de origem ou no exterior.   

Também chamada de remessa internacional, essa operação facilita algumas situações que fazem parte do nosso cotidiano e às vezes nem percebemos.   

Ela pode facilitar a compra de artigos no exterior por meio de uma loja on-line, a conversão de moedas antes de uma viagem para fora e até a troca de dólares ou euros para investir no futuro. 

Para que as operações de câmbio sejam bem-sucedidas é necessário que uma casa de câmbio, um banco ou uma plataforma estejam envolvidos. A função desses mediadores é garantir que o dinheiro chegue no destino certo. Vale lembrar que você deve se atentar às taxas de câmbio e aos dados bancários de ambas as partes.   

Como funciona a transferência ou remessa internacional? 

As plataformas digitais vêm possibilitando a compra, venda e envio de moedas estrangeiras em seus próprios sites ou aplicativos, ou por meio do pagamento instantâneo com o cartão de crédito.   

Algumas notas de 100 e 50 euros.
As plataformas digitais são o principal meio para fazer remessas internacionais.

No geral, o recebimento dos valores pode variar entre alguns minutos, horas ou até dias, a depender do formato usado. Para quem usa aC6 Conta Global Euro ou Dólar do C6 Bank, as remessas podem ser feitas 24 horas por dia pelo aplicativo. 

Como fazer transferência internacional?  

Para fazer uma transferência internacional on-line, o modo mais prático é pelo próprio aplicativo bancário. Basta inserir as informações do destinatário como dados bancários e pessoais.   

Pelo app do C6 Bank, basta seguir o passo a passo: 

1.    Na tela inicial, toque em “Todos” 
2.    Acesse “Conta Global” 
3.    Em seguida, selecione “Transferir dólar” ou “Transferir euro” e siga as instruções. 

É importante saber que a transferência internacional pode levar até 2 dias úteis na moeda Dólar e até 3 dias úteis na moeda Euro para serem processadas.  

Como receber transferência internacional?  

O primeiro passo para receber transferências internacionais em moeda estrangeira é ter uma conta bancária que aceite remessas internacionais. A partir disso, você deve fornecer os seus dados bancários para o remetente como  

  • Nome completo; 
  • Endereço; 
  • Número da conta, IBANe/ou o código SWIFT, conforme explicaremos em mais detalhes abaixo.   

Na C6 Conta Global, quando você receber a transferência, é necessário autorizar a transação. Para isso siga as instruções: 

1.    Na tela inicial, toque em “Todos” 
2.    Selecione “Conta Global” 
3.    Em seguida, toque em “Receber dólar” ou “Receber euro” 
4.    Depois, toque em “Recebimentos pendentes” e siga as instruções. 

Qual o custo de enviar dinheiro para outro país? 

O custo de transferências para o exterior varia em alguns aspectos, por isso, é sempre bom atentar-se a eles a fim de evitar gastos desnecessários ou exagerados. O valor vai depender da cotação e da taxa de câmbio, dos juros obrigatórios (IOF) e de taxas administrativas.  

Quais dados são necessários para a transferência?  

Para realizar a transferência internacional, alguns dados serão imprescindíveis para garantir que o dinheiro seja enviado para a conta certa e na moeda adequada. Os principais dados a serem fornecidos são:  

  • Nome completo do beneficiário;  
  • Moeda e quantidade a ser enviada;  
  • Número da conta bancária ou IBAN;  
  • Código SWIFT.  

Além desses principais, também é possível que o banco ou agência solicite o endereço completo do beneficiário e um endereço de e-mail.  

5 dúvidas frequentes sobre transferência internacional 

Quando o assunto é transferência internacional é comum que algumas dúvidas surjam a respeito do tema.

Imagem que mostra a mão de uma pessoa de pele parda contando dólares
Tire suas dúvidas sobre transferências internacionais.

Por isso, listamos cinco dúvidas frequentes para respondermos. Leia abaixo: 

1. É possível fazer um Pix para fora do país? 

Não. O Pix é uma operação exclusiva para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro. 

2. Qual o impacto do câmbio nas transferências internacionais? 

Durante uma transferência internacional, não se pode deixar de lado a taxa de câmbio. Ela simboliza o quanto uma moeda vale em relação à outra e é fixada diariamente pelo Banco Central.  

Vale lembrar que no mercado cambial existem dois tipos de taxas de câmbio: o comercial e o de turismo. 

Mulher de costas segurando um celular com a mão direita que mostra o aplicativo do C6 Bank aberto e um saldo de 4 mil reais, e um passaporte na mão esquerda. À sua frente tem uma mala com um chapéu em cima
Entenda a diferença entre câmbio comercial e câmbio turismo.

O câmbio comercial é aquele que sempre podemos consultar fazendo uma pesquisa em tempo real. Ele representa a taxa média do mercado e é a cotação usada em importações e exportações, ou seja, negociações de larga escala.No C6 Bank, essa é a taxa adotada para as transferências internacionais na C6 Conta Global.  

O câmbio turismo, por sua vez, é aquele que os bancos, casas de câmbio e demais instituições financeiras adotam na venda de moeda estrangeira. Essa taxa costuma ser consideravelmente mais alta do que o câmbio comercial.   

3. Existe cobrança de IOF para transferência internacional? 

Sim. No âmbito do câmbio, o IOF atualmente é de 1,1% para compra de moeda internacional, de acordo com a determinação do Governo Federal.   

Esse valor do imposto é adotado pelo C6 Bank nas transferências internacionais e compras no cartão de débito internacional da Conta Global.  

4. O que é número IBAN? 

O Número Internacional de Conta no Banco (International Bank Account Number, em inglês, IBAN) é o padrão de identificação de transferências internacionais de recursos para contas bancárias.   

Esse número conta com 34 dígitos, entre letras e números, em que cada trecho simboliza uma informação relacionada à sua conta, facilitando a localização do contista. Em um IBA3N, você consegue descobrir o país, a instituição financeira e a agência, o número da conta bancária e o tipo de conta.   

5. O que é código swift?  

O código SWIFT, também conhecido como código BIC, cumpre a função de tornar as transferências internacionais mais seguras. Ele possui entre 8 e 10 dígitos e serve para identificar a instituição bancária, o local de origem e a agência.   

Envie dinheiro para o exterior com a C6 Conta Global 

Com tantas informações, encontrar o melhor banco para fazer transferências internacionais pode parecer uma tarefa desafiadora. Entretanto, a C6 Conta Global do C6 Bank proporciona o conforto e segurança que você precisa.  

Ela está disponível nas duas principais moedas internacionais: dólar e euro. Por meio dela, você obtém um cartão de débito internacional, que pode ser usado tanto em compras on-line, quanto no exterior.   

Entre as vantagens da C6 Conta Global, alguns destaques são:   

  • Envio e recebimento de dólar e euro de qualquer lugar do mundo;  
  • Wire transfer (transferência internacional para outros bancos via Swift); 
  • Remessas 24 horas pelo app: o dinheiro cai na hora na conta;  
  • Tarifas mais baixas do que em cartões de crédito internacionais; 
  • Saques grátis em caixas da rede Chase dos EUA; 
  • Saques em milhões de caixas da rede Cirrus ao redor do mundo (US$ 5 ou € 5 por saque); 
  • Compra de moeda estrangeira em taxa comercial (mais vantajosa que a cotação turismo);  
  • Compras em lojas físicas, on-line ou saque no exterior;  
  • Maior segurança, uma vez que não é preciso ficar carregando dinheiro em espécie.  

A abertura da conta pode ser feita através do app em alguns minutos e você já pode começar a aproveitar todos os benefícios.  

Agora que você já sabe como funciona a transferência internacional, leia outros conteúdos que também podem ajudar: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.